Faculdade do Cefi

Treinamento de Atenção Plena, Regulação Emocional e Efetividade Interpessoal

Aprimore suas habilidades para o sucesso no trabalho

Nós, do CEFI Contextus, decidimos inovar ao trazer para o mundo do trabalho o Treinamento de Habilidades da Terapia Comportamental Dialética (DBT-SE - Skills for Employment). Sua proposta visa capacitar os trabalhadores a gerenciarem de forma eficaz seu emprego, incluindo a capacidade de lidar com emoções e relacionamentos no ambiente de trabalho, além de fazer escolhas adequadas. Há evidências científicas que comprovam a efetividade dessa abordagem no bem-estar emocional das pessoas e, consequentemente, no seu desempenho profissional (Feingenbaum, 2018; Comtois et al., 2010).

A DBT foi desenvolvida por Marsha Linehan inicialmente para auxiliar pessoas com Transtorno de Personalidade Borderline. No entanto, o tratamento mostrou-se tão eficaz que se expandiu para outras questões, incluindo indivíduos com dificuldades de regulação emocional. Atualmente, o treinamento de habilidades, uma das atividades do tratamento, é utilizado em grupos de adultos, adolescentes, familiares e também em escolas (Linehan, 1993a, 1993b, 2014). No contexto do trabalho, observou-se que pessoas que possuem personalidades mais vulneráveis estão mais propensas a prejudicar o funcionamento no ambiente profissional (McMahon & Enders, 2009). Existe uma dialética em relação ao trabalho, pois, por um lado, pode ser gratificante ao estar alinhado com os valores e necessidades das pessoas, mas, por outro lado, um alto nível de exigências e estresse pode resultar em ansiedade, depressão e problemas de saúde mental. Portanto, a capacitação das pessoas com habilidades para identificar e gerenciar suas cognições problemáticas e emoções relacionadas é fundamental para promover uma abordagem mais saudável no ambiente de trabalho (Overland et al., 2014).

Destacamos o poder de um melhor gerenciamento de pessoas e acreditamos que os líderes podem transformar sua forma de atuação com suas equipes ao utilizar essa ferramenta de aplicabilidade imediata, promovendo a saúde mental tanto em nível pessoal quanto da equipe.

O curso é composto por conteúdo teórico, prático e atividades a serem realizadas nos intervalos das aulas, com o objetivo de treinar as habilidades aprendidas durante as sessões.

 

Saiba mais:
Vanessa Stechow:

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Objetivo


● Contribuir para o reconhecimento dos fenômenos físicos, mentais e
emocionais, ao invés de reagir automaticamente a eles;

● Favorecer a identificação de gatilhos para reações automáticas;

● Auxiliar no processo de autogestão da regulação emocional e bem-estar;

● (Re)descoberta de valores e comportamentos que vão em direção ao
profissional que se quer ser;

● Aperfeiçoar habilidades de comunicação, resolução de problemas e
tomada de decisão;

● Observar o contexto e as consequências dos comportamentos da equipe

● Contribuir na promoção de consciência dos próprios limites e de estados
emocionais positivos consigo mesmo, como autocompaixão;

Público Alvo

Este programa é especialmente indicado para: 

  • Ampliação de autoconhecimento

  • Promoção de saúde mental

  • Ansiedade

  • Depressão

  • Manejo do estresse

  • Reatividade no dia-a-dia

  • Pressão no trabalho

Diferenciais

Modalidades: 

  • IN COMPANY: Elaborado para uma única empresa. O treinamento terá duração de 21 horas. Distribuição da carga horária e número de encontros serão combinados de acordo com as possibilidades da empresa.

  • GRUPO ABERTO: Para diversos líderes de diferentes empresas. 

Conteúdo Programático

  1. - Mindfulness (Atenção Plena) e Mente Ativa

  2. - Regulação emocional e administrando o estresse

  3. - Conhecendo a Psicologia Comportamental e Análise em Cadeia

  4. - Aprendendo sobre Validação e Valores no trabalho

  5. - Treinando a efetividade Interpessoal

  6. - Resolução de problemas e tomada de decisão

  7. - Limites pessoais e autocompaixão

Metodologia

Treinamento online, pela Plataforma Zoom do CEFI, com aulas teóricas e exercícios vivenciais. Haverá atividades para serem realizadas nos intervalos das aulas.

Será entregue um manual com textos, exercícios e atividades práticas. Este será encaminhado ao participante antes do início do Treinamento.

Inscrições Internacionais - International Registration - Entradas Internacionales

Referências

Comtois, K. A., Kerbrat, A. H., Atkins, D., Harned, M., & Elwood, L. (2010). Recovery from disability for individuals with borderline personality disorder: a feasibility trial of DBT- ACES. Psychiatric Services, 61(11), 1106–1111.

Feigenbaum, J. D. (2018). The Oxford Handbook of Dialectical Behaviour Therapy. Psychology, Clinical Psychology Online Publication. DOI: 10.1093/oxfordhb/9780198758723.013.23

Linehan, M. (1993a). Cognitive-behavioral treatment of borderline personality disorder. New York: Guilford Press.

Linehan, M. M. (1993b). Skills training manual for treating borderline personality disorder. New York: Guilford Press.

Linehan, M. M. (2014). DBT® skills training manual. New York: Guilford Press.

McMahon, R. C., & Enders, C. (2009). Personality disorder factors predict recovery of employment functioning among treated cocaine abusers. American Journal of Drug and Alcohol Abuse, 35(3), 138–144.

Overland, S., Grasdal, A., Løvvik, C., Lie, S. A., & Reme, S. E. (2014). EPA-1090–The effectiveness of a work-focused cognitive behavioural therapy and individual job support on return to work for common mental disorders: randomized controlled multicenter trial. European Psychiatry, 29, 1.

Treinamento de Atenção Plena, Regulação Emocional e Efetividade Interpessoal
  • Público alvo:

    Líderes de empresas interessados em aprender, promover e multiplicar práticas que podem ser úteis para lidar com o estresse cotidiano, situações difíceis do dia a dia como ansiedade, depressão, bournout e atitudes impulsivas.

  • Carga horária total

    21h

  • Local

    Online - Transmitido via plataforma Zoom