Nós, do CEFI Contextus, decidimos inovar ao trazer para o mundo do trabalho o Treinamento de Habilidades da Terapia Comportamental Dialética (DBT-SE - Skills for Employment). Sua proposta visa capacitar os trabalhadores a gerenciarem de forma eficaz seu emprego, incluindo a capacidade de lidar com emoções e relacionamentos no ambiente de trabalho, além de fazer escolhas adequadas. Há evidências científicas que comprovam a efetividade dessa abordagem no bem-estar emocional das pessoas e, consequentemente, no seu desempenho profissional (Feingenbaum, 2018; Comtois et al., 2010).
A DBT foi desenvolvida por Marsha Linehan inicialmente para auxiliar pessoas com Transtorno de Personalidade Borderline. No entanto, o tratamento mostrou-se tão eficaz que se expandiu para outras questões, incluindo indivíduos com dificuldades de regulação emocional. Atualmente, o treinamento de habilidades, uma das atividades do tratamento, é utilizado em grupos de adultos, adolescentes, familiares e também em escolas (Linehan, 1993a, 1993b, 2014). No contexto do trabalho, observou-se que pessoas que possuem personalidades mais vulneráveis estão mais propensas a prejudicar o funcionamento no ambiente profissional (McMahon & Enders, 2009). Existe uma dialética em relação ao trabalho, pois, por um lado, pode ser gratificante ao estar alinhado com os valores e necessidades das pessoas, mas, por outro lado, um alto nível de exigências e estresse pode resultar em ansiedade, depressão e problemas de saúde mental. Portanto, a capacitação das pessoas com habilidades para identificar e gerenciar suas cognições problemáticas e emoções relacionadas é fundamental para promover uma abordagem mais saudável no ambiente de trabalho (Overland et al., 2014).
Destacamos o poder de um melhor gerenciamento de pessoas e acreditamos que os líderes podem transformar sua forma de atuação com suas equipes ao utilizar essa ferramenta de aplicabilidade imediata, promovendo a saúde mental tanto em nível pessoal quanto da equipe.
O curso é composto por conteúdo teórico, prático e atividades a serem realizadas nos intervalos das aulas, com o objetivo de treinar as habilidades aprendidas durante as sessões.
Saiba mais:
Vanessa Stechow:
● Contribuir para o reconhecimento dos fenômenos físicos, mentais e
emocionais, ao invés de reagir automaticamente a eles;
● Favorecer a identificação de gatilhos para reações automáticas;
● Auxiliar no processo de autogestão da regulação emocional e bem-estar;
● (Re)descoberta de valores e comportamentos que vão em direção ao
profissional que se quer ser;
● Aperfeiçoar habilidades de comunicação, resolução de problemas e
tomada de decisão;
● Observar o contexto e as consequências dos comportamentos da equipe
● Contribuir na promoção de consciência dos próprios limites e de estados
emocionais positivos consigo mesmo, como autocompaixão;
Este programa é especialmente indicado para:
Ampliação de autoconhecimento
Promoção de saúde mental
Ansiedade
Depressão
Manejo do estresse
Reatividade no dia-a-dia
Pressão no trabalho
Modalidades:
IN COMPANY: Elaborado para uma única empresa. O treinamento terá duração de 21 horas. Distribuição da carga horária e número de encontros serão combinados de acordo com as possibilidades da empresa.
GRUPO ABERTO: Para diversos líderes de diferentes empresas.
- Mindfulness (Atenção Plena) e Mente Ativa
- Regulação emocional e administrando o estresse
- Conhecendo a Psicologia Comportamental e Análise em Cadeia
- Aprendendo sobre Validação e Valores no trabalho
- Treinando a efetividade Interpessoal
- Resolução de problemas e tomada de decisão
- Limites pessoais e autocompaixão
Treinamento online, pela Plataforma Zoom do CEFI, com aulas teóricas e exercícios vivenciais. Haverá atividades para serem realizadas nos intervalos das aulas.
Será entregue um manual com textos, exercícios e atividades práticas. Este será encaminhado ao participante antes do início do Treinamento.
Referências
Comtois, K. A., Kerbrat, A. H., Atkins, D., Harned, M., & Elwood, L. (2010). Recovery from disability for individuals with borderline personality disorder: a feasibility trial of DBT- ACES. Psychiatric Services, 61(11), 1106–1111.
Feigenbaum, J. D. (2018). The Oxford Handbook of Dialectical Behaviour Therapy. Psychology, Clinical Psychology Online Publication. DOI: 10.1093/oxfordhb/9780198758723.013.23
Linehan, M. (1993a). Cognitive-behavioral treatment of borderline personality disorder. New York: Guilford Press.
Linehan, M. M. (1993b). Skills training manual for treating borderline personality disorder. New York: Guilford Press.
Linehan, M. M. (2014). DBT® skills training manual. New York: Guilford Press.
McMahon, R. C., & Enders, C. (2009). Personality disorder factors predict recovery of employment functioning among treated cocaine abusers. American Journal of Drug and Alcohol Abuse, 35(3), 138–144.
Overland, S., Grasdal, A., Løvvik, C., Lie, S. A., & Reme, S. E. (2014). EPA-1090–The effectiveness of a work-focused cognitive behavioural therapy and individual job support on return to work for common mental disorders: randomized controlled multicenter trial. European Psychiatry, 29, 1.
até 45 dias antes - 70% de devolução
até 15 dias antes 40% de devolução
a partir de 14 dias antes não terá devolução (pode transferir a inscrição para outra pessoa.
Quero me Inscrever!Líderes de empresas interessados em aprender, promover e multiplicar práticas que podem ser úteis para lidar com o estresse cotidiano, situações difíceis do dia a dia como ansiedade, depressão, bournout e atitudes impulsivas.
21h
Online - Transmitido via plataforma Zoom