As Terapias Comportamentais Contextuais estão vinculadas a pesquisas básicas que ajudam a mudar e melhorar os procedimentos de tratamento e formação dos terapeutas contextuais. Atualmente a proposta de conceitualização das terapias na comunidade das Ciências Comportamentais Contextuais está mudando da perspectiva de procedimentos terapêuticos para a perspectiva por processos terapêuticos.
Os processos terapêuticos são os mecanismos de mudança subjacentes que levam à obtenção de uma meta de tratamento. Uma formação baseada em processos terapêuticos facilita um melhor entendimento dos procedimentos aplicados na terapia, porque vincula diretamente o tratamento à teoria, e como resultado incrementa a precisão, alcance, eficácia e eficiência dos terapeutas, para aliviar os problemas e promover uma melhoria de vida das pessoas (Hayes & Hofmann, 2018).
As Terapias Comportamentais Contextuais ajudam a mudar e melhorar os procedimentos de tratamento e formação dos terapeutas. Além do aprendizado da análise clínica do comportamento, da análise funcional num contexto, as Terapias Comportamentais Contextuais envolvem as seguintes abordagens:
A fim de habilitar os profissionais para o uso de processos terapêuticos baseados em evidências, ligados a procedimentos terapêuticos para ajudar a resolver os problemas dos clientes e favorecer uma vida valiosa. Este curso é formado por professores nacionais e internacionais, super qualificados, muitos são criadores das abordagens.
Na Especialização o aprendizado é reforçado pela prática com treinamento de habilidades do terapeuta e supervisão direta e indireta de casos.
Clique no botão abaixo e acesse a apresentação completa do curso.
Objetivo Geral:
Promover curso de Especialização em Terapias Comportamentais Contextuais (Terapia de Aceitação e Compromisso; Teoria das Molduras Relacionais; Terapia Comportamental Dialética; Terapia de Ativação Comportamental; Mindfulness; Psicoterapia Analítica Funcional; Terapia Comportamental Integrativa de Casal; Terapia Focada na Compaixão) a fim de habilitar os profissionais para o uso contextualmente específico de processos terapêuticos baseados em evidências,
ligados a procedimentos terapêuticos para ajudar a resolver os problemas dos clientes e favorecer uma vida valiosa.
Objetivos Específicos:
Formar nos conceitos teóricos, metodológicos, epistemológicos e instrumentais das Terapias Comportamentais Contextuais;
• Treinar na identificação e aplicação dos processos terapêuticos subjacentes nas terapias do comportamento para as melhoras dos clientes;
• Treinar habilidades e competências clínicas para a avaliação, conceitualização, e tratamento em diversos contextos de aplicação a partir de uma perspectiva contextual;
• Desenvolver a integração dos procedimentos de pesquisa básica e aplicada que sustentam os tratamentos baseados em evidência na prática clínica;
• Treinar as habilidades particulares necessárias nas diversas terapias comportamentais contextuais.
No presente curso de especialização será oferecido aos alunos os principais processos comportamentais das diferentes terapias contextuais, integrando a parte teórica com o desenvolvimento de habilidades clínicas, aplicando os conhecimentos adquiridos em práticas de treinamento de habilidades, de atendimento supervisionado na Câmara de Gesell (sala de espelhos) e atendimentos com supervisão indireta.
Professores internacionais criadores dos modelos; Professores nacionais, referência na abordagem, doutores e mestres
José Ignácio Cruz Gaitán e Mara Lins
Presencial
Psicólogos e Médicos
465h
Agosto 2025 a Agosto de 2027, com férias em fevereiro e julho
Sexta-feira das 16h às 21h e Sábado das 8h às 17h50 (uma vez por mês).
CEFI Porto Alegre