Trata-se de um núcleo de psicólogos que atuam na pesquisa, ensino e clínica a partir da Psicologia Sistêmica. No corpo clínico, trabalha-se com atendimento de indivíduos, casais e famílias, onde a Terapia Sistêmica se destaca por entender o sujeito de forma mais ampliada nos contextos em que está inserido. Em relação ao ensino e à pesquisa, o núcleo participa de atividades de cursos, congressos, publicações em mídias digitais e divulgação científica na perspectiva sistêmica.
Objetivos:
- A atualização, o crescimento e a divulgação da Teoria Sistêmica no Rio Grande do Sul e no Brasil;
- O aumento do número de pesquisas e publicações na área e ampliar a abrangência da abordagem dentro e fora dos espaços de saúde mental;
- Busca-se reforçar o papel de responsabilidade social para com a comunidade na qual estamos inseridos e viabilizar atendimentos de suporte psicológico de alta qualidade para todas as configurações de núcleos familiares que necessitem de auxílio;
- Realizar atividades voltadas à promoção do tripé ensino, pesquisa e clínica.
Atividades Realizadas:
O Núcleo promove eventos, cursos de extensão, aperfeiçoamento e especialização dentro da abordagem sistêmica, além do atendimento clínico, nesta mesma modalidade.
Clínica:
Oferecemos atendimento clínico na abordagem da terapia sistêmica para indivíduos, casais e famílias na clínica do CEFI (Sacefi).
Psicoterapia Individual Sistêmica: Como isso funciona?
Acreditamos que um indivíduo, ao buscar psicoterapia, seja porque está com algum problema psicológico ou de relacionamento poderá se beneficiar da psicoterapia individual sistêmica, já que é uma abordagem atual, inclusiva e que compreende o adoecimento e sofrimento emocional como um processo passível de alteração se observarmos a relação do indivíduo consigo, com o outro e a interdependência e complexidade dessas relações.
Em outras palavras, o psicoterapeuta leva em consideração fatores intrapsíquicos (lente pela qual você olha, interpreta e sente o mundo ao seu redor), fatores interpessoais (como você se relaciona com familiares, amigos, colegas, desconhecidos) e fatores contextuais (como é o ambiente em que você vive e onde se desenvolveu), portanto, considera o passado em que você se constituiu e o presente como reflexo do que foi internalizado durante o desenvolvimento. O psicoterapeuta buscará de forma ativa, ou seja, incluindo- se no processo de mudança, auxiliar o sujeito a alterar percepções distorcidas sobre si e relações interpessoais disfuncionais, estas que aprisionam o indivíduo em situações, comportamentos e contextos de adoecimento.
Esta abordagem parte do princípio de que o todo é maior do que a soma das partes e que os elementos dos sistemas (as pessoas neste caso) apresentam funções e comportamentos distintos em diferentes sistemas (contextos e grupos sociais). Desta forma, considera o indivíduo como um sistema único e independente que não pode, portanto, ser entendido fora dos contextos familiar (suas crenças, legados e mitos compartilhados, além de atentar para repetições de papéis ao longo das gerações), educacional, profissional, social, cultural, étnico e religioso em que vive. Sendo assim, mudanças comportamentais de apenas um indivíduo também vão gerar mudanças nos outros componentes dos sistemas nos quais ele está inserido.
Membros:
Eduarda Noal Rosa - Coordenadora do Núcleo SYS (CRP 07/32114) - Psicóloga graduada pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Especialista em Terapia Sistêmica Individual, Conjugal e Familiar pelo Centro de Estudos da Família e do Indivíduo (CEFI). Mestra em Psicologia Social pelo Grupo de Pesquisa Psicologia, Saúde e Comunidades (GPSC), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Psicologia da PUCRS. Atua enquanto psicóloga clínica de indivíduos, famílias e casais e como professora convidada dos cursos de especialização e aperfeiçoamento em Terapia Sistêmica do CEFI.
Alexandre Lucas – (CRP 07/36562) Psicólogo formado pela (PUCRS). Especialista em Psicologia positiva, saúde e bem-estar pela PUCRS. Especialista em Terapia Sistêmica para indivíduos, casais e famílias pelo Centro de Estudos da Família e do Indivíduo (CEFI). Integrante do Núcleo de Sistêmica do CEFI. Possui formação com foco em terapia familiar pela Accademia di Psicoterapia Della Famiglia da Itália, Especializando em Socio psicodrama pelo (IDH). Atua como Psicólogo Clínico para indivíduos, casais e famílias.
Aline Araujo Hoffmann - Psicóloga graduada pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Especialista em Terapia Sistêmica pelo Centro de Estudos da Família e do Indivíduo (CEFI). Mestranda em Marriage and Family Therapy na Universidade de Saint Louis (SLU). Possui formação básica em Terapia Focada nas Emoções pelo International Centre for Excellence in Emotionally Focused Therapy (ICEEFT). Participou do curso intensivo “A Busca pela Verdade: a viagem interior do terapeuta familiar” pela Accademia di Psicoterapia della Famiglia ministrado por Maurizio Andolfi e Franchesca Ferraguzzi. Integrante do Núcleo de Sistêmica do CEFI e pesquisadora assistente no Minority Stress and Social Determinants Lab da SLU. Tem experiência em atendimentos clínicos com indivíduos, casais e famílias e pesquisa com a população LGBTQIA+, questões raciais e álcool.
Ana Paula Trindade Eberhardt (CRP 07/34217) - Psicóloga formada pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Especialista em Terapia Sistêmica para Indivíduos, Casais e Famílias pelo Centro de Estudos da Família e do Indivíduo (CEFI). Capacitada para o atendimento de grupos terapêuticos a partir da metodologia Plurivox. Integrante da Equipe de Triagem e do Núcleo de Sistêmica do CEFI. Atua enquanto psicóloga clínica de indivíduos, casais e famílias e facilitadora de grupos terapêuticos.
Carla Nunes Weber - Psicóloga, CRP 07/28757. Graduada e psicologia pela Universidade LaSalle (UNILASALLE),mestre em Memória Social e Bens Culturais, com a temática de Dependência Química e Políticas Públicas em Saúde (UNILASALLE). Especialista em Terapia Sistêmica para Indivíduos, Casais e Famílias pelo Centro de Estudos da Família e do Indivíduo (CEFI). Membro da Equipe Multidisciplinar do Núcleo de Atendimento a Dependência Química ( Núcleo Integração) e do Corpo Clínico de atendimento de Famílias, Casais e Indivíduos ( CEFI/SYS). Professora convidada da Especialização em Terapia Sistêmica (CEFI). Atualmente cursa a Especialização em Terapias Contextuais Baseadas em Precessos.
Fábio Bottari – Psicólogo e Sexólogo (CRP: 07/15428). Graduado em Psicologia pela PUC-RS. Professor convidado e Supervisor dos cursos de Terapia Sistêmica do CEFI. Supervisor do Estágio Clínico em Terapia Sistêmica e Estágio Básico no SACEFI (Serviço de Atendimento do CEFI). Membro do Núcleo SYS (Terapia Sistêmica) e Núcleo EDUSEX (Sexualidade) do CEFI. Especialista em Psicoterapia de Técnicas Integradas (Instituto Fernando Pessoa); Formação em Aplicações do Mindfulness na Prática Clínica (Infapa); Especialista em Terapia Sistêmica (CEFI), Formação LGBTQ Health (CEFI); Especialista em Sexologia Clínica (CEFI).
Gabriela Berwanger Makosky (CRP 07/34168) - Psicóloga (PUCRS), Especialista em Terapia Sistêmica para Indivíduos, Casais e Famílias (CEFI), Especializanda em Sexologia Clínica (CEFI) e Integrante do Corpo Clínico do Núcleo SYS do CEFI. Possui formação em Sexualidade Inclusiva para Profissionais “Programa LGBTQ Health” (CEFI). Atua como psicóloga clínica de indivíduos, casais e famílias e supervisora de psicólogos. Tem experiência com relações abusivas, questões ligadas a sexualidade e psicoeducação com mídias digitais.
Gabriela Techio - (CRP 07/28944) - Psicóloga diplomada pela PUCRS, com especialização em Terapia Sistêmica e Terapias Comportamentais Contextuais Baseada em Processos, ambas no CEFI. Também é formada em Ciências Sociais pela UFRGS e mestre em Psicologia Social pela PUCRS. Experiência em atendimentos clínicos com indivíduos, famílias e casais. Faz parte do Núcleo SYS e do Núcleo de Sexualidade - Edusex, ambos no CEFI.
Olga Silva (CRP 07/ 29471) - Psicóloga graduada pela PUCRS em 2018. Especialista em Terapia Sistêmica, pelo Centro de Estudos da Família e do Indivíduo (CEFI). Possui formação em Terapia Cognitivo Comportamental. Integrante do Núcleo SYS no CEFI, com experiência clínica em atendimentos individuais, familiares e de casal.