A percepção e expressão da sexualidade são fatores que impactam a saúde e qualidade de vida dos indivíduos.
A saúde sexual é considerada pela Organização Mundial da Saúde critério de qualidade de vida. A construção da sexualidade no contexto familiar e o desafio de incluir o tema nas terapias de família e casal requer novas reflexões e estratégias de abordagem por parte dos profissionais de saúde.
Na contemporaneidade, os conceitos de identidade de gênero e orientação sexual nos convidam a atuar, mais ativamente, para compreensão e aceitação por parte da sociedade, através de estratégias de trabalho e intervenções, pautadas na diversidade sexual e de gênero, em prol da educação sexual e minimização dos preconceitos explícitos e implícitos. Muitos profissionais relatam a ausência de temáticas ligadas à sexualidade nos cursos de graduação, bem como insegurança em atuar nesse campo, parte integrante da vida. Com tais inquietações e o desejo de movimentar um espaço de troca, discussão e atenção a saúde sexual, a proposta do Núcleo vem sendo desenvolvida.
HISTÓRICO:
O EduSex, Núcleo formado em meados do ano de 2020, tem por objetivo desenvolver assistência em sexologia clínica e produção de conhecimento na área da sexualidade humana.
Surgiu a partir da construção de um grupo de profissionais, por meio de suas experiências e conhecimento, no campo da saúde sexual, preocupados em instituir um espaço para pensar nas relações, em suas complexas dimensões, bem como a percepção e expressão da sexualidade, enquanto fator que impacta na saúde e qualidade de vida dos indivíduos.
Interconexões nacionais e internacionais, comprometidos ao direito à saúde sexual, ao prazer sexual e ao bem-estar. Conforme as diretrizes da associação mundial para a saúde sexual (WAS).
O Núcleo é composto por uma equipe multidisciplinar que conta com psicólogos e médico psiquiatra, do Brasil e de Portugal, com longa experiência e engajados no estudo, ensino e atendimento em sexologia clínica.
Ações Desenvolvidas:
O EDUSEX, por meio da equipe técnica, se propõe a articular teoria e prática, produzindo conhecimento científico e assistência em saúde sexual. Na ênfase teórica, promove formação de profissionais através de cursos, jornadas, workshops e uma especialização em Sexologia Clínica no CEFI, além de participar de congressos nacionais e internacionais. No campo da atenção à saúde da população, oferece atendimento psicoterapêutico na área da terapia sexual, diversidade e gênero, através do SACEFI e dos estágios clínicos.
COORDENAÇÃO:
Jamile Peixoto Pereira
OBJETIVOS:
ATIVIDADES REALIZADAS:
O Núcleo EduSex promove eventos, cursos de extensão e especialização dentro da temática de sexologia, além do atendimento clínico.
CLÍNICA:
Oferecemos atendimento clínico na clínica do CEFI (Sacefi).
EQUIPE MULTIPROFISSIONAL:
Adriana Zilberman - CRP 07/04780 .Psióloga pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1989) e Mestrado em Psicologia Social e da Personalidade pela PUCRS (2002). Especialista em Terapia Sistêmica Individual, de casal e família pelo CEFI (1993); Especialista em Psicologia Clínica pelo CFP (1999). Especialista em Terapia Cognitivo-comportamental pela FACCAT (2010, RS). Formação em Dinâmica de Grupos pela SBDG (2008), formação em Terapias Contextuais de Terceira Geração pelo CEFI ((2015) e treinamento em Terapia Focada nas Emoções com Casais com Sue Johnson (NY, 2016 e 2018). É membro do Conselho Deliberativo e Científico da Associação Gaúcha de Terapia Familiar (AGATEF). Atualmente é diretora, professora e supervisora dos cursos de Pós graduação do Centro de Estudos da Família e do indivíduo - CEFI , e foi responsável por trazer a EFT - Terapia focada nas emoções para o Brasil, em especial cursos e formações para intervenções com casais.
Lina Wainberg - CRP 07/11129: Psicóloga, Especialista em Terapia de Casal e de Família, Mestre em Sexologia e Doutora em Psicologia. Membro da Diretoria da Sociedade Brasileira de Sexualidade Humana. Coordenadora do Curso de Especialização em Sexologia Clínica do CEFI.
Prof. Dr. João Alves: Médico Psiquiatra e Psicoterapeuta; Professor Universitário, Investigador e Pós-doutorando do Instituto de Educação da Universidade do Minho (Braga) na área dos direitos humanos, políticas públicas em saúde mental, relações e identidade de gênero, e identidade sexual; Membro do Conselho LGBTQ+ de Indiana (EUA); Membro do MidwesternPsychologicalAssociation (EUA); Doutor em Psicologia pela PUC-RS-BR; Mestre em Psicologia Social pela PUC-RS-BR. Coordenador do Curso de Especialização em Sexologia Clínica do CEFI.
Maria Eliza Wilke - CRP 07/04489: Formada em Psicologia pela PUCRS. Mestre em Psicologia Social pala PUCRS. Especialista em Terapia de Casal e de Família pelo CEFI , Coordenadora de ensino no CEFI. Docente do curso de pós-graduação em Terapia Sistêmica no CEFI. Psicoterapeuta de indivíduos, casais e famílias na abordagem sistêmica.Especialização em Sexologia Clínica no CEFI (em curso).
Gabriela Techio - (CRP 07/28944): Formada em Psicologia (PUCRS) e Ciências Sociais (UFRGS). Especialista em Terapia Sistêmica pelo (CEFI). Mestre em Psicologia Social (PUCRS).
Caroline Mottin -Psicologia (PUC-RS); Especialização Clínica em Psicoterapia Individual, Casal e Família, pelo CEFI. Terapia Comportamental Dialética (DBT); Treinamento em Habilidades Sociais; O Luto no Indivíduo e na família. Formação em Terapia Cognitiva Sexual. Especialização em Sexologia Clínica no CEFI (em curso).
Jamile Peixoto Pereira - Psicóloga, graduada pela Unisinos, Mestre em Saúde Coletiva pela UFRGS, Especialista em Terapia Sexual, Diversidade Sexual e Gênero pelo InTcc. Especialista em Psicologia Organizacional pela Fadergs. Membro do Comitê de Sexualidade, na Sociedade de Psicologia do RS. Atendimento em Psicoterapia e Supervisão Clínica. Docente do curso de Especialização em Sexologia clínica do CEFI.