A sexualidade é uma dimensão essencial da vida — e compreender suas múltiplas expressões é fundamental para quem atua na promoção da saúde e do bem-estar.
A Especialização em Sexologia Clínica foi criada para profissionais que desejam ir além, ampliando seu olhar e sua atuação clínica a partir de uma formação contemporânea, inclusiva e profundamente humana.
Mais do que um curso, é uma jornada de aperfeiçoamento pessoal e profissional, que une ciência, prática e sensibilidade.
Ao longo da especialização, você desenvolverá habilidades para compreender, avaliar e intervir em questões relacionadas à saúde sexual de forma integral — considerando o físico, o mental e o relacional.
Com uma abordagem interdisciplinar e ética, você será preparado(a) para atuar com segurança e empatia em diferentes contextos da clínica da sexualidade.
Desde o primeiro semestre, você mergulha em vivências práticas supervisionadas, conectando teoria e realidade clínica.
Nosso corpo docente reúne profissionais nacionais e internacionais de excelência, reconhecidos pela contribuição à pesquisa e à prática da sexologia no Brasil e no mundo.
E mais: a formação inclui atividades internacionais de estudos avançados em polos de referência em saúde sexual na Europa, Estados Unidos e outros países, além de práticas clínicas institucionais em serviços especializados no Brasil.
Destinado a médicos(as) e psicólogos(as) comprometidos com o desenvolvimento humano, o curso promove um olhar crítico, inclusivo e democrático sobre as múltiplas vivências da sexualidade.
Você sairá preparado(a) para promover prevenção, assistência e tratamento em saúde sexual de forma ética, atualizada e transformadora — para todas as pessoas e em todas as fases da vida.
✨ Transforme seu olhar, amplie sua escuta e seja protagonista na construção de uma clínica mais humana, diversa e consciente.
Objetivo Geral
Desenvolver habilidades no trabalho com a clínica em saúde sexual na aplicação de competências de avaliação, diagnóstico e intervenção.
Objetivos Específicos
Instrumentalizar profissionais com conhecimento científico e teórico, assim como, técnicas e procedimentos relacionados à terapia sexual;
Adquirir olhar crítico e ético em relação as vivencias diversas das identidades, gêneros, configurações de relacionamento, práticas sexuais e suas implicações no bem estar;
Capacitar profissionais da área da saúde e das humanas para promover prevenção, assistência e tratamento na saúde sexual da população diversa e por toda a vida.
A diversidade metodológica deve ser considerada como realidade que se impõe na construção da aprendizagem na atualidade. Contribuições da teoria social cognitiva aplicada à educação pressupõem que a autorregulação é uma habilidade importante para a construção do saber. Alunos autorreguladores desenvolvem mais habilidades cognitivas, metacognitvas, comportamentais e motivacionais, por serem mais ativos no seu processo de aprender.
Dessa forma, envolve a elaboração de situações-problema, desafios, elaboração de projetos, aplicação prática dos conteúdos baseados em aprendizagem ativa, em consonância com a metodologia de competências da IES. Estas metodologias envolvem a comunicação ubíqua, disponível ao estudante para acesso em qualquer tempo, com possibilidade de interação e aprendizagem contínua, presencialmente ou via dispositivos computacionais, e a interatividade dos estudantes com seus próprios pares, professores, tutores. Proporciona-se, dessa forma, a expressão individual e cooperativa, privilegiando a autonomia num processo de autoria e coautoria entre professores e alunos (MANTOVANI, et al., 2016).
As metodologias adotadas envolvem a diversidade de práticas educativas como:
Aulas expositivas, aulas teóricas, com aplicação e avaliação de técnicas específicas, seminários, análise e relato de experiências, estudos de caso, palestras, textos, cine-foro, e outros recursos, além da pesquisa e outras atividades que tenham consonância com o tema de cada disciplina. A oportunidade de exercitar a aprendizagem será pelo estágio curricular em diferentes modalidades, com supervisão clínica.
De acordo com o projeto pedagógico algumas atividades online síncronas, estão previstas, na distribuição aproximada de 60% presencial e 40% remotas. As remotas serão mediadas pelo Zoom, o/a professor(a) da disciplina disponibilizará conteúdos elaborados especificamente para cada disciplina, tais como: ebook (livro didático), objetos de aprendizagem, vídeo-aulas, infográficos, games, dentre outros. Os estudantes têm possibilidades de interação, por meio dos fóruns temáticos (assíncronos), de web conferências (com estudo prévio dos conteúdos) mediadas pelos professores, bem como esclarecer dúvidas, por meio do fórum para esta finalidade e demais recursos ofertados pelo Zoom.
Destaca-se que as ações didático-pedagógicas estarão continuadamente abertas para reconfigurações, tendo em vista as vivências no funcionamento dos cursos.
Docentes nacionais e internacionais de excelência, prática clínica nas diversas modalidades e em diferentes contextos que inicia no primeiro semestre do curso, atividades internacionais de estudos avançados em polos de referência em pesquisa e atenção à saúde sexual na Europa, nos Estados Unidos e em outros países.
Práticas clínicas institucionais em serviços de referência em saúde sexual.
Aulas presenciais (60%) e online (40%) mensais.
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Prof. Dr. João Alves, PhD
Psic. Dra. Lina Wainberg, PhD
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Médicas(os) e Psicólogas(os)
528 Horas
Março de 2026 a Novembro de 2027
Sextas feiras e Sábados das 8h às 12h10 e das 13h30 as 17h50
CEFI-FACEFI - Porto Alegre