O Núcleo Longevidade nasceu em 2021 com o intuito de criar um espaço de troca e aprendizagem multidisciplinar na área do envelhecimento humano em toda a sua diversidade.
Afinal, não há um único jeito ou estilo de se envelhecer. Cada pessoa envelhece com suas potencialidades e vulnerabilidades particulares, vivenciando oportunidades e desafios que são diferentes de outras fases da vida. A realidade da longevidade, além de uma conquista, envolve impactos para as pessoas que envelhecem, suas famílias e para a própria sociedade.
Nesse sentido, nossa equipe busca compreender, apoiar e promover o envelhecimento humano em toda a sua complexidade. Partimos do entendimento de que envelhecer é um processo biopsicossocial contínuo, singular e profundamente influenciado pelos contextos sociais, culturais e familiares. Nosso principal compromisso é contribuir para que esse percurso seja vivido com dignidade, autonomia, independência, sentido e qualidade de vida.
Nossa atuação acontece em três pilares: atendimento psicológico especializado, capacitação e formação continuada de profissionais da saúde e produção de conhecimento sobre o processo de envelhecimento humano.
1. Atendimento psicológico especializado
Contamos com atendimento psicoterapêutico especializado para pessoas idosas e adultos que estejam vivenciando desafios relacionados ao processo de envelhecimento. Nossa atuação acontece na forma individual, conjugal, familiar e em grupos.
Buscamos promover bem-estar, qualidade de vida, desenvolver projetos de vida, fortalecer os recursos internos e as redes de apoio, contribuindo no enfrentamento de perdas e transições, e no apoio às relações familiares e de cuidado. Nosso trabalho é guiado por uma postura ética, humanizada e baseada em evidências, considerando cada trajetória de vida como única e valiosa.
2. Capacitação e formação continuada de profissionais da saúde
Considerando o acelerado envelhecimento populacional no Brasil e especialmente no Rio Grande do Sul, reconhecemos a crescente demanda por profissionais preparados para atuar com pessoas idosas e com questões relacionadas ao envelhecimento.
Por isso, oferecemos cursos, oficinas, supervisões clínicas e programas de formação continuada voltados a profissionais e estudantes da área da saúde. Nossas atividades formativas abordam temas como: anamnese na velhice; saúde mental; transtornos comuns nessa etapa da vida; projetos de vida e preparação para aposentadoria; acompanhamento terapêutico de pessoas idosas; orientação a familiares e cuidadores de pessoas dependentes e/ou com baixa autonomia, sempre oferecendo propostas de intervenções baseadas em evidências e práticas sensíveis à diversidade e à singularidade do envelhecer.
3. Espaço de reflexão sobre o processo de envelhecimento humano
Como um espaço de reflexão e debates, o núcleo também se dedica ao estudo interdisciplinar do envelhecimento, integrando contribuições da psicologia, da gerontologia e outras áreas do conhecimento. Buscamos refletir sobre aspectos biopsicossociais do envelhecer, transformações identitárias, implicações do curso de vida, desigualdades que atravessam a velhice e os desafios contemporâneos relacionados ao bem-estar, ao cuidado, ao trabalho e ao planejamento da segunda metade da vida. Nosso objetivo é produzir e difundir conhecimentos atualizados, críticos e socialmente relevantes, contribuindo para uma compreensão abrangente do envelhecimento na sociedade brasileira.
O Núcleo Longevidade reafirma seu compromisso com a construção de uma sociedade que reconheça, respeite e valorize o envelhecer, promovendo conhecimento, formação qualificada e cuidado psicológico sensível às necessidades das pessoas idosas e daqueles que atravessam, direta ou indiretamente, o processo de envelhecimento.
MEMBROS:

Laura Maria Glüer: Jornalista (UFRGS), Mestre e Doutora em Comunicação (PUCRS). Professora e palestrante na área da comunicação organizacional e carreira há mais de 20 anos. Autora do livro Assessoria não é Acessório. Acadêmica de Psicologia (FACEFI).

Michele Klotz da Rosa: Psicóloga (PUC-RS), Mestre em Gerontologia Biomédica (PUC-RS), Doutoranda em Psicologia (PUC-RS), Especialista na área Cognitivo-Comportamental (PUC-RS) e certificada em Terapia do Esquema e Gestão de Carreira. Palestrante e professora convidada nas áreas do envelhecimento e de carreira, é membro da Comissão de Direitos da Pessoa Idosa da OAB, da Associação Brasileira de Psicogerontologia e da ABRAOPC - Associação Brasileira de Orientação Profissional e de Carreira. Pesquisadora atuante na área do envelhecimento humano, é colaboradora no Grupo de Pesquisa Avaliação e Intervenção no Ciclo Vital, do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da PUC-RS e Parecerista Ad Hoc da Pan American Journal of Aging Research. Tem como principais focos de pesquisa os processos psicossociais ligados ao envelhecimento humano, trabalho e carreira.

Simone Bracht Burmeister – Psicóloga, Mestre em Geriatria e Gerontologia Biomédica (PUCRS). Pós-graduada em psicoterapia sistêmica e em dinâmica de grupos. Palestrante e Consultora em planejamento para aposentadoria e carreira 60+. Professora da pós-graduação do CEFI – Centro de Estudos da Família e do Indivíduo. Coordenadora do Núcleo Longevidade do CEFI. Membro da Associação Brasileira de Psicogerontologia (ABPsiGero). Autora dos livros Família e Pessoa Idosa: Reflexão e Orientação (2012) e Envelhecer Bem – Experiências, Conflitos e Transformações (2018).