O envelhecimento populacional no Brasil e especialmente no Rio Grande do Sul já é uma realidade, onde se observa um significativo aumento da população idosa em relação a outros grupos etários, o que aliado a um expressivo aumento da expectativa de vida traduz o que conhecemos como o fenômeno da longevidade. A realidade da longevidade, além de uma conquista é também um desafio tanto para os indivíduos quanto para as famílias e a sociedade.
Não há um único jeito ou estilo de se envelhecer. A velhice pode ser vivida de forma múltipla e diversa, com necessidades particulares a cada sujeito e diferentes de outras fases da vida. E embora seja um processo individual, envolve a si, a família (que por vezes também precisa de apoio e orientação) e a própria sociedade como um todo.
COORDENAÇÃO:
Simone Bracht Burmeister
HISTÓRICO:
O Núcleo LONGEVIDADE surgiu em 2021 com o intuito de criar um espaço de troca e aprendizagem multidisciplinar voltado aos processos de envelhecimento e velhices.
ATIVIDADES REALIZADAS:
O CEFI Longevidade é um núcleo de estudos e atendimento voltado aos processos de envelhecimento e velhices. O Núcleo também oferece cursos e outros eventos técnicos abertos ao público, a fim de fomentar o debate das questões relativas à longevidade humana.
CLÍNICA:
- Atendimentos de Psicoterapia individual e de família cuja demanda esteja associada ao envelhecimento
MEMBROS:
Simone Bracht Burmeister - Psicóloga, Mestre em Gerontologia Biomédica (PUCRS), Especialista em Dinâmica de Grupos (SBGG) Sociedade Brasileira de Dinâmica de Grupo (SBDG). Palestrante e Consultora de programas de preparação para aposentadoria. Professora do CEFI . Autora de dois livros sobre envelhecimento: Família e Pessoa Idosa – Reflexão e Orientação(2013) e Envelhecer Bem – Experiência, Conflitos e Transformações.
Luiziane Bellaguarda Brusa da Costa - Mestre em Educação e Envelhecimento pela UFRGS. Especialização em Linguagem/IPA e em Gerontologia Social/UFRGS. Fonoaudióloga. Palestrante e consultora nas áreas de Gestão de Políticas Públicas para população idosa; Direitos Humanos; Diversidade e Inclusão; Elaboração e acompanhamento de Projetos Sociais – Parcerias público/privado; Controle Social – Conselhos e Fundos do Idoso. Coordenou a Política de Atenção à Pessoa Idosa do Estado do Rio Grande do Sul ente 2016 e 2019. Coordenou a elaboração do 1º Diagnóstico da Situação da Pessoa Idosa no Estado do Rio Grande do Sul (2018).
Brunelly Ramos Ferrari - CRP 07/29127 - Psicóloga formada pelo Centro Universitário FADERGS. Especialista em Saúde Pública com Ênfase em Saúde da Família pela FADERGS (em andamento). Atua como psicóloga clínica e conferencista.
Michele Klotz da Rosa - Psicóloga Clínica, Mestranda em Gerontologia Biomédica (PUC-RS), Terapeuta do Esquema, Especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental (PUC-RS) e pós-graduanda em Terapia Sistêmica (CEFI). Pesquisadora no Grupo Avaliação e Intervenção no Ciclo Vital (PUC-RS). Advogada (PUC-SP), pós-graduada em Direito (FGV-SP) e com MBA Executivo em Gestão (FGV-RJ).
Renata Osorio Azambuja - Psicóloga Clínica Sistêmica, Mestranda em Gerontologia Biomédica (PUC-RS) e pós-graduanda em Terapia Sistêmica Individual, Familiar e de Casal (CEFI). Pesquisadora no Grupo Avaliação e Intervenção no Ciclo Vital (AICV/PUC-RS). Advogada (PUC-RS) e mediadora de conflitos extrajudiciais (Centro de Mediadores).
Joana Finkelsteis Veras - Psicóloga, Psicanalista, Especialista em Saúde na Política Estadual de Saude da Pessoa Idosa da SES-RS. Mestranda em Psicologia Social e Institucional - UFRGS
COLABORADORES:
Eduardo Hostyn Sabbi - Psiquiatra, Pós graduado em Hotelaria Hospitalar, Mestre em Ciências da Saúde pela UFCSPA, Coordenador da Psicogeriatria do Inst. Abuchaim e do CEJBF Professor titular do IBCMED e CCYM, Diretor-proprietário da Vitalis Morada Sênior, Conselheiro da ABRAz Nacional e Presidente da ABRAz RS.
Janete Rousselet de Souza - Médica Geriatra, com mestrado em Gerontologia Biomédica e especialização em Acupuntura. Atualmente faz especialização em Psicologia Junguiana. Concursada pelo Grupo Hospitalar Conceição (GHC), atua como médica clínica no Hospital Femina e consultório privado, além de atuar como docente e palestrante com foco na Geriatria e Gerontologia.