Faculdade do Cefi

DBT

DBT

O DBT CEFI conta atualmente com uma equipe de profissionais capacitados que oferecem um programa completo de DBT. Além da terapia individual e avaliação psiquiátrica promove cursos de extensão e grupos de treinamento de habilidades que abordam: Consciência Plena, Efetividade Interpessoal, Regulação Emocional, Tolerância ao Mal Estar e Aceitação Radical.

A Terapia Comportamental Dialética (DBT) foi desenvolvida por Marsha Linehan para o tratamento de pacientes cronicamente suicidas com diagnóstico de Transtorno de Personalidade Borderline (TPB). Com eficácia para o TPB e também para outras condições em que a Desregulação Emocional está presente, como no caso de quadros de Dependência Química, Transtorno Bipolar, Depressão, Transtornos Alimentares e Transtornos da Personalidade, dentre outros.

A DBT une elementos de mindfulness, análise do comportamento, terapia cognitiva e filosofia dialética em um modelo terapêutico altamente estruturado que enfatiza e tem como objetivo o equilíbrio entre aceitação e mudança na promoção de uma vida que valha a pena ser vivida.
Tendo em vista a complexidade das situações a que se destina, a estrutura da DBT vai
além da terapia individual, incluindo outras modalidades de atendimento em seu programa de intervenção como os grupos de treinamento de habilidades, coaching telefônico e supervisão por pares nas equipes de tratamento.

Os grupos são:

  •  Treinamento de Habilidades para Adultos
  • Treinamento de Habilidades para Adolescentes
  • Treinamento de Habilidades para Pais e/ou Familiares de quem tem Desregulação Emocional
  • Treinamento de Habilidades para Profissionais da àrea da Saúde
  • Treinamento de Habilidades para Líderes e Equipes de Empresas

 

Cefi DBT

 

Participantes:


Ana Paula Domeneghini

Emmanuel Kanter (Psiquiatra)

José Ignacio Cruz Gaitán (Coordenação clínica)

Laura Gratsch do Nascimento

Mara Lins

Mariana Sanseverino Dillenburg

Martha Wallig Brusius Ludwig ( Coordenação Geral)

Vanessa Stechow

Viviane Grafitti