Procrastinação
"Quem nunca deixou para fazer depois algo que deveria ser considerado prioridade? Quando este comportamento se torna recorrente podemos chamar de procrastinação. Podemos definir procrastinação como o ato de adiar algo que devemos fazer ou resolver, deixar para lidar com a situação depois. Mas imagine se nós adiássemos diariamente todos nossos compromissos profissionais? Certamente, não teríamos nenhuma credibilidade na empresa, pois não estaríamos honrando nossas obrigações. Se este comportamento se tornar constante, vai acabar afetando diversas áreas da vida. Hoje em dia aumentou a nossa capacidade de procrastinar. Podemos facilmente nos distrair, por exemplo, com as redes sociais. A procrastinação traz consigo várias consequências como, a insatisfação, tristeza, culpa, depressão, etc.
São vários os fatores que levam os indivíduos a procrastinar, dentre eles: sentimento de ser incapaz de realizar tarefas, baixa tolerância à frustração, perfeccionismo exacerbado, dificuldade de manter a atenção e falta de organização. Todos esses te impedem de alcançar conquistas que resultam em bons sentimentos.
Mas como combater a procrastinação? Deixando o novo entrar em nossa vida! Estabelecendo foco, alinhando nossas metas e objetivos com aquilo que almejamos. Não adianta querer viver melhor se não fizermos por onde, precisamos desvincular de tudo que nos atrasa, tomando consciência do modo procrastinador e fazendo as mudanças necessárias com foco e persistência. Os sentimentos de conquistas nos fortalecerão."
Artigo escrito por Luiz Antonio de Souza Castilhos, Consultor em Dependência Química, Acadêmico de Serviço Social e com Capacitação em Dependência Química e Entrevista Motivacional.