Faculdade do Cefi

Temas Atuais

Tolerância, uma postura vital

Gabriela Techio - Equipe EDUSEX

No dia 16 de novembro, comemora-se o dia internacional da tolerância. A comemoração foi instituída pela ONU (Organização das Nações Unidas) e tem por objetivo incentivar o combate a qualquer tipo de intolerância e preconceito, seja relacionado aos aspectos religiosos, sexuais, econômicos e ou culturais. Assim, buscando promover o respeito, o diálogo e o bem-estar de todos.

A importância da data é ressaltada quando, diariamente, nos deparamos com notícias e relatos de pessoas ou grupos que foram vítimas da intolerância, chegando a situações muito graves. Por exemplo, de acordo com a Associação Nacional de Travestis e Transexuais (ANTRA, 2021), o Brasil é considerado o país que mais mata travestis e pessoas trans, principalmente mulheres trans. Outro exemplo é o aumento nos últimos anos de denúncias de atos violentos com base na intolerância religiosa, principalmente quando se considera o preconceito existente com a cultura religiosa de matriz africana (Souza, 2020). Essas situações, que provocam mal-estar a quem lê os relatos, nos convidam a estimular a tolerância como um ato de respeito à vida do outro.

Ser tolerante envolve uma atitude de aceitação. Aceitar o que é diferente da realidade em que se vive, aceitar que o outro pode ter um comportamento ou uma opinião distinta da que se possui. Não se trata de categorizar e hierarquizar, é apenas aceitar que a diferença existe, enxergando a pluralidade como uma força que permite a construção de uma sociedade mais justa, criativa e harmoniosa.

Mas como praticar e ser mais tolerante? O primeiro passo é reconhecer os benefícios do exercício da tolerância, o que corresponde ao estabelecimento de relações mais cooperativas. O segundo passo é buscar praticar a empatia, que envolve a atitude de se colocar no lugar do outro, compreendê-lo e preocupar-se com suas necessidades e sentimentos. Para isso, é preciso criar uma conexão com o outro, resgatando o senso de humanidade que nos une, percebendo que assim como eu e como você, as demais pessoas também estão buscando se divertir, trabalhar, se relacionar e viver a vida que na percepção delas valha a pena ser vivida.

No dia da tolerância, fica o incentivo para que você se perceba em suas relações e busque ser tolerante. Atitudes tolerantes são benéficas para a sua saúde e para a saúde e bem-estar das pessoas que cruzam o seu caminho. Por fim, deixamos para reflexão o vídeo sobre o dia da tolerância produzido pela ONU: https://www.youtube.com/watch?v=tpVY4Bx_gbw. Ele destaca a importância de escutar a história do outro e é um convite para rever nossos conceitos, falas e atitudes frente ao diferente.

Para mais informações:

Dossiê dos assassinatos e da violência contra travestis e transexuais brasileiras em 2020 / Bruna G. Benevides, Sayonara Naider Bonfim Nogueira (Orgs). – São Paulo: Expressão Popular, ANTRA, IBTE, 2021. Para acesso: https://antrabrasil.org/assassinatos/

Souza, W. N. Religião e educação – a superação do preconceito por meio do conhecimento. Revista de pesquisa interdisciplinar, [s.l.], v. 5, jun. 2021. Issn 2526-3560. Disponível em: https://cfp.revistas.ufcg.edu.br/cfp/index.php/pesquisainterdisciplinar/article/vie w/1475

Organização das Nações Unidas – Brasil. Acesso em: https://brasil.un.org