Faculdade do Cefi

Temas Atuais

TOC e a PANDEMIA

TOC e a PANDEMIA

A saúde mental da população é uma preocupação de saúde pública. Estudos comprovam o aumento da prevalência de transtornos de ansiedade, transtorno de estresse pós-traumático e, essencialmente, do transtorno obsessivo-compulsivo (TOC) neste período de Pandemia.

O TOC é um transtorno psiquiátrico que tem como principal característica a presença de obsessões (pensamentos ou imagens recorrentes e persistentes que são vivenciados como intrusivos e indesejados) e compulsões (comportamentos ritualizados que servem para aliviar o desconforto dos pensamentos). Aqueles acometidos pelo TOC estão vivendo um momento de sofrimento e exacerbação dos sintomas. O isolamento social e as recomendações de higienização podem reforçar os comportamentos obsessivos dos pacientes, principalmente aqueles rituais envolvendo lavagem e descontaminação e o medo de contrair a doença. 

A terapia cognitivo-comportamental, como primeira abordagem terapêutica eficaz para o transtorno, sempre atuou com estratégias de enfrentamento dos medos e da ansiedade destes pacientes. Durante a pandemia e com todos os riscos envolvidos de contágio da doença, a recomendação é que todos sigam as orientações da Organização Mundial de Saúde no que tange aos cuidados de higiene. Aqueles com TOC devem seguir estas recomendações, evitando realizar os rituais que vão além destes cuidados necessários. É fundamental manter o tratamento e ficar atento aos sinais de intensificação dos sintomas e prejuízos nesse período de crise.

Se você ou alguém que você conheça, tenha este transtorno e esteja em sofrimento, procure um profissional da saúde!

 

Texto escrito pela Psicóloga Francine Gonçalves coordenadora do núcleo CEFI COG - Terapia cognitivo - comportamental