Faculdade do Cefi

Temas Atuais

Obi-Wan Kenobi e o que nossos pensamentos nos dizem

A nossa mente está sempre nos dizendo muitas coisas, isso é fato. “Eu não deveria me sentir assim”, “não sou bom o suficiente”, “isso é injusto”, “aquilo deveria ser de tal forma”.

Em Star Wars: O Ataque dos Clones, Obi-Wan Kenobi tem um diálogo com Anakin Skywalker, em que diz o seguinte: “Be mindful of your thoughts, Anakin, they betray you.” Em tradução: “Esteja atento aos seus pensamentos, Anakin, eles te traem.” Mas o que Obi-Wan quis dizer com isso?

Nós, seres humanos, temos uma grande facilidade em nos fusionarmos, ou seja, nos enrolarmos com nossos pensamentos, a ponto de esquecermos o que eles realmente são: nada mais, nada menos do que palavras e imagens. O que Obi-Wan provavelmente quis dizer é que nem sempre eles refletem os fatos, ou tampouco são úteis.

Para ajudar a identificarmos se um pensamento é útil ou não, podemos nos perguntar: “Esse é um pensamento útil? Se eu for guiado por ele, isso me ajuda a lidar com essa situação de forma eficaz?”, “Se eu deixasse esse pensamento me dizer o que fazer agora, ele me levaria em direção aos meus valores e uma vida significativa, ou em direção ao sofrimento?”

Muitas vezes, quando eles não nos aproximam do que buscamos para nossa vida, é mais útil que nos distanciemos, observando os pensamentos, ao invés de observarmos a vida a partir dos pensamentos. É possível fazer isso através de práticas de mindfulness.

Pare o que está fazendo por um momento e observe-os de fora, como se a sua mente fosse o céu, e os pensamentos que surgissem fossem nuvens. Observe cada pensamento-nuvem passando, deixando que sigam livremente, sem se apegar a nenhum deles.

Como foi essa experiência para você? Possivelmente, esta prática lhe deu ao menos uma outra perspectiva do que se passa em sua mente. Talvez, tenha lhe trazido a percepção de que pensamentos vêm e vão, exatamente como as nuvens no céu.

Isso, caro leitor, é se desfusionar. É perceber que pensamentos não controlam nossas ações. Também, que não os controlamos, mas podemos escolher o que fazer a partir (ou apesar) deles – vamos seguir o que eles nos dizem? Ou pelo contrário, seguiremos um caminho diferente?

Tudo depende dos nossos valores, objetivos e do quão alinhados esses pensamentos estão com a vida significativa que buscamos. A escolha é sua, mas lembre-se da lição de Obi-Wan Kenobi: “Be mindful of your thoughts” – “Esteja atento aos seus pensamentos”. Que a força esteja com você!

 

Este texto é de autoria da estagiária da equipe CEFI Contextus – Marina de Almeida Nery