DIA MUNDIAL DA SAÚDE MENTAL
Todo dia é dia de cuidar da sua saúde mental
Entre diversas campanhas com o foco de ampliar o entendimento e a relevância dos cuidados com a saúde mental, foi instituído pela Federação Mundial de Saúde Mental, dia 10 de outubro como o “Dia Mundial da Saúde Mental”.
Atualmente muitas campanhas e programas de conscientização são realizados com o objetivo de aumentar a visibilidade, ampliar o diálogo e derrubar tabus referentes à saúde mental. Pois as informações corretas sobre o tema, possibilitam um novo olhar, direcionado para a importância de buscar por tratamento adequado e especializado sempre que necessário.
Em meio a inúmeras tarefas, mudanças constantes e exigências do cenário em que vivemos, cuidar da saúde física e mental muitas vezes parece ser uma tarefa desafiadora, mas que merece ser priorizada em nossas vidas.
Contudo, é essencial entender que saúde mental não é apenas a ausência de doença mental, além de ser influenciada por questões biológicas, sociais e psicológicas, também está relacionada com a qualidade de vida e bem-estar, com a forma que cada pessoa lida com suas emoções, reage, encara os desafios e mudanças da vida, tanto no âmbito pessoal como profissional, enfrentando seu dia a dia com mais leveza e de forma equilibrada.
Para tanto, manter-se mentalmente saudável exige que cada um observe e reconheça seus limites, identifique as dificuldades e/ou prejuízos que ocorrem no seu cotidiano e assim, perceba que buscar a psicoterapia é fator determinante para a saúde mental de qualquer pessoa, seja para novas descobertas, qualidade de vida, bem-estar, autoconhecimento, para trabalhar suas dores e sofrimento, resolução de conflitos e desenvolvimento de habilidades.
Texto elaborado pela psicóloga e integrante do Núcleo COG Jerusa Camargo.