O curso de Aperfeiçoamento em Práticas Psicoterápicas na Infância e Adolescência busca instrumentalizar profissionais para intervenções psicoterápicas na infância e adolescência diante das abordagens das Terapias Cognitivo-Comportamentais, Contextuais e Sistêmica, contextualizando o desenvolvimento humano a partir de diferentes realidades psicossociais.
O curso de Especialização em Práticas psicoterápicas na infância e adolescência fundamenta-se em três abordagens teóricas: Sistêmica, Cognitivo-Comportamental e Contextual. Dessa forma, oferece conhecimento teórico e oportunidade de intervenções práticas com o público infantil e adolescente, ancorados nestas abordagens, incluindo a inserção da família no processo psicoterapêutico.
A proposta destaca-se por trazer profissionais que atuam, reconhecidamente, nas diferentes abordagens e de forma integrada. A turma terá momentos sistemáticos de integração teórica e técnica com mais de uma profissional discutindo e refletindo sobre diferentes temas simultaneamente. O curso propõe discussões sobre a infância e a adolescência sob o olhar de diferentes realidades psicossociais e desenvolvimentais.
torna-se muito relevante, oportunizando a atualização e capacitação de profissionais da área e contemplando, através da integração de diferentes abordagens teóricas, a ampliação do conhecimento, afim de atender de forma mais abrangente a crescente demanda de crianças e adolescentes com problemas psicológicos.
Acesse a apresentação completa do curso no botão abaixo:
Objetivo Geral:
Formar profissionais capacitados para a compreensão e intervenção clínica com crianças e adolescentes a partir das terapias Cognitivo-Comportamental, Sistêmica e Contextuais, no manejo com as famílias e a inserção destas no processo psicoterapêutico.
Objetivos específicos:
• Avaliar e intervir na prática clínica, a partir dos princípios da Terapia Cognitivo-Comportamental;
• Avaliar e intervir na prática clínica, a partir dos princípios das Terapias Contextuais;
• Avaliar e intervir na prática clínica, a partir dos princípios da Terapia Sistêmica;
• Habilitar o profissional para integrar técnicas de diferentes abordagens de forma coerente teórica, técnica e eticamente.
• Contextualizar de forma crítica o desenvolvimento humano, considerando diferentes realidades e especificidades.
Aulas teóricas - aulas expositivas, apresentação e discussão de vídeos, dinâmicas, trabalhos em grupos.
Aulas práticas e vivenciais - Simulações (role playing), discussão de casos clínicos, debate de vídeos de atendimentos e filmes, atendimentos com supervisão direta (atendimento ao vivo) e indireta (relatada).
Seminários de Tópicos Especiais ao longo do segundo e do terceiro semestre conforme demanda para integração de teoria e prática. Início dos atendimentos no segundo semestre.
Um dos critérios de avaliação final da modalidade de pós-graduação é a realização do Trabalho de Conclusão de Curso em formato de artigo. Alunos que optarem pela modalidade Aperfeiçoamento não precisarão cumprir este critério.
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