2020 não foi um ano fácil...
2020 não foi um ano fácil. Tivemos muitas adaptações, flexibilizações, perdas, medos, angústias sobre o futuro da nossa família e da nossa comunidade. Mas 2020 também foi um ano de desafio. Aprendemos a superar o desconforto do confinamento, do isolamento social, aprendemos malabarismos de finanças pessoais e muito, mas muito jogo de cintura e equilíbrio emocional.
Compreendemos que equilíbrio emocional é diferente de nunca podermos dar aquela ”surtada”, procrastinar as tarefas porque já não aguentamos mais ficar em casa, ou chorar de saudade dos que, por segurança e amor, nos distanciamos socialmente. Entender que esses sentimentos e inundações são justamente os que nos garantiram passar pela tormenta, extenuar nossas angústias e sobreviver a mais um, ou nove meses desse ano maluco.
Os sentimentos e explosões ditas "ruins" muitas vezes são aqueles que nos protegem, nos auxiliam a "esvaziar", nos ajudam a colocar limites sobre até onde podemos e estamos dispostos a ir. Por isso eles foram tão importantes nesse ano também.
Para 2021, ou 2020.2 para alguns, desejamos que o aprendizado desse ano sirva de etapa para um novo ciclo melhor. Torcemos para que tudo o que vivemos juntos seja a estrada para novos caminhos de consciência da importância dos afetos, das nossas relações, escolhas de vida e também dos nossos limites. Que possamos viver 2021 com mais foco sobre onde, como e com quem queremos estar hoje, aproveitar cada dia e inscrever nesse novo ciclo de história as características e conquistas que 2020, tão sabiamente, pavimentou.
2021 será um ano de recomeços, de (re)estabilizações, de tomadas de impulso para voos maiores, e esperamos estar com você durante todo esse processo. A Família CEFI renova o desejo de proximidade, de troca de afeto e afetações, de suporte e de desenvolvimento pessoal e social para o novo ano que se inicia. Nossos melhores sentimentos e um forte abraço virtual! #Famíliacefi2021
Texto da psicóloga Mariane Radke - Equipe de comunicação externa CEFI.