Faculdade do Cefi

Temas Atuais

Uso de Substâncias e Dinâmica Familiar

A dinâmica de uma família revela suas fortalezas e fragilidades diante de situações de crise. A forma como uma família lida com suas dificuldades e necessidades de
adaptações, inerentes aos diferentes ciclos e desafios de vida, pode ser tanto um fator
protetivo para o uso de substâncias quanto um fator de risco.

Os fatores protetivos estão relacionados à forma assertiva dos pais comunicarem regras e valores, apoio emocional e senso de confiança aos filhos. Os fatores de risco incluem a falta de um modelo que sustente o discurso acima, portanto o velho ditado popular “faz o que eu mando e não o que eu faço”, não se aplica quando o tema é prevenção de comportamentos de risco.
Assim, o consumo de substâncias se expressa como um sintoma diante de determinada crise que a família não consegue transpor. A terapia de família tem o objetivo de entender o significado de determinado sintoma e auxiliar seus membros a desenvolverem novas
estratégias para enfrentarem as dificuldades que possam estar passando.
Para tanto, propõe olhar para todo o sistema familiar sem desconsiderar que cada individuo é único e cada um percebe e sente de determinada forma. Do mesmo modo, percebe que cada membro tem muito a contribuir para o entendimento da própria família. Nessa orquestra familiar vamos afinando instrumentos e desenvolvendo habilidades.

Texto escrito pela Psicóloga Andréia Podolano (CRP 07/06507) Coordenadora do Núcleo de Dependência Química CEFI Integração..