Saudades. Santa Catarina. Brasil.
Saudades. Santa Catarina. Brasil.
Ninguém ganha diante de uma tragédia que vitimiza crianças e adultos. Ninguém se beneficia da dor incalculável e irreparável dos que perdem. E todos perdemos. Quem comete o crime perde. Quem é vítima perde ainda mais.
Este é um luto individual, mas também coletivo. Uma tragédia tão grande e com tanta repercussão afeta muitas pessoas das mais diversas formas. A dor é coletiva, mas muito singular.
Nós do CORA – núcleo de estudos sobre luto do CEFI, nos solidarizamos com a tragédia acontecida em SC. Entendemos que é necessário que se faça justiça diante de tamanha violência, e entendemos também, que uma cidade inteira está entristecida tanto pelo ato e, principalmente, pelas consequências.
Sabemos que diante da dor agonizante o melhor que podemos oferecer é o amor, a fala e a escuta. O amor que transcende a morte e a dor da perda, a fala que constrói palavras e significados para aquilo que por ora parece insuportável e a escuta ética e continente que ajuda transformar a dor pungente.
Queremos, através deste comunicado, manifestar nossa solidariedade às pessoas envolvidas na tragédia acontecida na cidade de Saudades em Santa Catarina e dizer que como profissionais da saúde, estamos à disposição da comunidade para auxiliar no que for possível.
Ana Maria Dall’Agnese CRP 07/12528
Mariana Zanatta CRP 07/26370