15.06 - Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa
Chegar a terceira idade faz parte do ciclo da vida, e é também uma etapa onde diversas mudanças acontecem. Talvez uma das maiores transformações seja a perda de autonomia, que traz consigo a condição de se tornar dependente do outro.
As relações afetivas estabelecidas ao longo da vida, com familiares e amigos, são fundamentais para que o idoso se sinta apoiado e acolhido, e para que assim possa manter o sentimento de pertencimento.
Como o processo de envelhecer é um fenômeno mundial, se instituiu uma data para marcar a conscientização da violência contra o idoso, que ocorre no dia 15 de junho. A violência pode ser qualquer atitude única ou recorrente e/ou omissão, que cause dano ou incômodo ao idoso. A finalidade desta data é sensibilizar as pessoas para conter as diversas formas de violência.
É um privilégio envelhecer e poder vivenciar coisas novas com todo o aprendizado da vida. Cabe a nós todos respeitar os mais velhos e suas limitações! Texto da psicóloga Bruna Carlesso da equipe CEFI SYS - Terapia Sistêmica.