Faculdade do Cefi

Aperfeiçoamento em Práticas Psicoterápicas na Infância e Adolescência

O curso de Aperfeiçoamento em Práticas Psicoterápicas na Infância e Adolescência busca instrumentalizar profissionais para intervenções psicoterápicas na infância e adolescência diante das abordagens das Terapias Cognitivo-Comportamentais, Contextuais e Sistêmica, contextualizando o desenvolvimento humano a partir de diferentes realidades psicossociais.

O curso de Especialização em Práticas psicoterápicas na infância e adolescência fundamenta-se em três abordagens teóricas: Sistêmica, Cognitivo-Comportamental e Contextual. Dessa forma, oferece conhecimento teórico e oportunidade de intervenções práticas com o público infantil e adolescente, ancorados nestas abordagens, incluindo a inserção da família no processo psicoterapêutico.

A proposta destaca-se por trazer profissionais que atuam, reconhecidamente, nas diferentes abordagens e de forma integrada. A turma terá momentos sistemáticos de integração teórica e técnica com mais de uma profissional discutindo e refletindo sobre diferentes temas simultaneamente. O curso propõe discussões sobre a infância e a adolescência sob o olhar de diferentes realidades psicossociais e desenvolvimentais.

torna-se muito relevante, oportunizando a atualização e capacitação de profissionais da área e contemplando, através da integração de diferentes abordagens teóricas, a ampliação do conhecimento, afim de atender de forma mais abrangente a crescente demanda de crianças e adolescentes com problemas psicológicos.

Acesse a apresentação completa do curso no botão abaixo:

botão acessar

Objetivos

Objetivo Geral:
Formar profissionais capacitados para a compreensão e intervenção clínica com crianças e adolescentes a partir das terapias Cognitivo-Comportamental, Sistêmica e Contextuais, no manejo com as famílias e a inserção destas no processo psicoterapêutico.

Objetivos específicos:
• Avaliar e intervir na prática clínica, a partir dos princípios da Terapia Cognitivo-Comportamental;
• Avaliar e intervir na prática clínica, a partir dos princípios das Terapias Contextuais;
• Avaliar e intervir na prática clínica, a partir dos princípios da Terapia Sistêmica;
• Habilitar o profissional para integrar técnicas de diferentes abordagens de forma coerente teórica, técnica e eticamente.
• Contextualizar de forma crítica o desenvolvimento humano, considerando diferentes realidades e especificidades.

Metodologia

Aulas teóricas - aulas expositivas, apresentação e discussão de vídeos, dinâmicas, trabalhos em grupos.
Aulas práticas e vivenciais - Simulações (role playing), discussão de casos clínicos, debate de vídeos de atendimentos e filmes, atendimentos com supervisão direta (atendimento ao vivo) e indireta (relatada).
Seminários de Tópicos Especiais ao longo do segundo e do terceiro semestre conforme demanda para integração de teoria e prática. Início dos atendimentos no segundo semestre.
Um dos critérios de avaliação final da modalidade de pós-graduação é a realização do Trabalho de Conclusão de Curso em formato de artigo. Alunos que optarem pela modalidade Aperfeiçoamento não precisarão cumprir este critério.

Coordenação

Élida Fluck Pereira Neto

Aperfeiçoamento em Práticas Psicoterápicas na Infância e Adolescência
  • Modalidade:

    Online Síncrono

  • Público alvo:

    Psicólogos, psiquiatras interessados no atendimento clínico de crianças e adolescentes.

  • Carga horária total

    188h

  • Período

    Setembro de 2024 a Dezembro de 2025
    Sábados quinzenais, das 8h às 17h50

  • Local

    Online - Transmitido via plataforma Zoom