Dia 1 – 17/01-2025
Aula 1
Terapia comportamental dialética radicalmente aberta para transtornos de sobrecontrole: uma terapia baseada em evidências. Heurísticas e evidências da RO DBT.
Conexões sociais e autocontrole; Como sobrevivemos sem garras, chifres ou pele grossa?
Objetivos
Que o aluno conheça as principais pesquisas da RO DBT, uma terapia baseada em evidências científicas. E adquira os princípios evolutivos e filosóficos que sustentam o desenvolvimento proposto por Thomas Lynch.
Aula 2
A teoria biossocial de RO DBT. O modelo neurorregulador da DBT.
Objetivos
Que o aluno compreenda a teoria biossocial como explicação da gênese e manutenção dos transtornos de sobrecontrole. Ao mesmo tempo, compreender e aplicar o modelo neurorregulador como um desenvolvimento para compreender os distúrbios de supercontrole emocional .
Aula 3
Avaliando o excesso de controle e seus distúrbios. Estrutura do tratamento, objetivos.
Objetivos
Que o aluno possa implementar a avaliação e diagnóstico dos transtornos de sobrecontrole (SC). E por sua vez, possa estabelecer a estrutura e os objetivos do tratamento com base nas 30 sessões estipuladas por Thomas Lynch.
Dia 2 – 20-01-2025
Aula 4
Estruturando um tratamento RO DBT eficaz. O principal mecanismo de mudança na RO DBT.
Objetivos
Espera-se que o aluno conheça as 30 sessões em grupo, a terapia individual, o coaching telefônico e reuniões da equipe RO DBT. Ao mesmo tempo, será desenvolvido o principal mecanismo de mudança: a sinalização social. Entender e praticar como ajudar a sinalizar melhor os pacientes.
Aula 5
A utilização do registro diário na RO DBT. O trabalho por “temas” na RO DBT.
Objetivos
Aprender a trabalhar com registros diários, essenciais para estabelecer a agenda da sessão e obrigatórios para poder trabalhar a partir da RO DBT.
Trabalho com temas de sinalização social, que posteriormente devem ser utilizados e registrados, como disparadores para tópicos em sessão.
Classe 6
O uso terapêutico da micromímica. Uso terapêutico de sinalização cooperativa pró-social.
Objetivos
Desenvolver em conjunto com os alunos a utilização da micromímica e da sinalização cooperativa como estratégias terapêuticas. Conhecer como nos comunicamos com nossos rostos e como podemos aprender a nos comunicar melhor.
Aula 7
Usando a exposição comportamental para melhorar a conexão social. Usando análise em cadeia. Desmascarando emoções morais secretas.
Objetivos
Aplicação e diferenciação entre a exposição comportamental clássica e a aplicada a pacientes com SC. Trabalho e treinamento para desarticular as emoções morais secretas que isolam os pacientes com SC da sua “tribo”. Aplicação detalhada da análise em cadeia de comportamentos problemáticos a serem reduzidos que, posteriormente, serão substituídos pelas habilidades
Aula 8
Postura e brincadeiras terapêuticas. Dilemas dialéticos da terapia RO DBT. O terapeuta como embaixador.
Objetivos
Implementar e compreender o uso da brincadeira como estratégia terapêutica para trabalhar com pessoas supercontroladas. Desenvolver em conjunto com os participantes momentos de descontração, jogos e brincadeiras, com o objetivo de flexibilizar e expô-los para o fazerem com os seus pacientes.
Dia 3 – 21-01-2025
Aula 9
Consequências sociais dos sinais indiretos. A situação do enigma. Amargura, inveja e ressentimento como objetivos terapêuticos. Tratamento de emoções morais negativas.
Objetivos
Espera-se que os alunos consigam desenvolver estratégias baseadas no humor e nas brincadeiras para lidar com a rigidez comportamental decorrente do biotemperamento . Compreender e trabalhar com sinais indiretos em pacientes com SC, trabalhando o principal, que é o enigma.
Aula 10
Ruptura da aliança terapêutica e seu manejo. Trabalho com objetivos dentro da terapia. Como esses objetivos são gerenciados no âmbito terapêutico?
Objetivos
Espera-se que o aluno consiga trabalhar, distinguir e diferenciar aquelas emoções morais negativas e rígidas que constituem um problema na inclusão do paciente no grupo social a que pertence. Trabalharemos também com a ruptura da aliança terapêutica, que é um dos principais problemas do trabalho em RO DBT.
Trabalharemos com objetivos terapêuticos dentro da sessão. Quando a sinalização social desadaptativa se manifesta na sessão.
Aula 11
Protocolo de suicídio e manejo de crises. O que se faz em uma situação de risco? Passo a passo.
Objetivos
Prover aos alunos de capacidades e habilidades para enfrentar momentos de risco. O protocolo de suicídio é utilizado desde as primeiras sessões para podermos avaliar os riscos e o protocolo de crise permite-nos saber como intervir nelas, caso ocorram.
Aula 12
Treinamento de habilidades.
Objetivos
Desenvolver e treinar os participantes em habilidades de RO DBT. São 30 aulas que serão apresentadas em vídeos que serão vistos ao longo do curso.
Aula 13
Abertura radical; como saber que está fechado quando pensa que está aberto? Auto indagação; cultivando dúvidas saudáveis sobre si mesmo.
Objetivos
Compreender e aplicar estratégias de abertura radical em conjunto com os alunos, sendo a principal ferramenta de autoconhecimento. Conhecer e praticar a ferramenta da auto indagação como guia e tomada de perspectiva de como vemos o mundo através dos nossos “próprios olhos”.
Bibliografia
Lynch, TR (2018). Terapia comportamental dialética radicalmente aberta: teoria e prática para o tratamento de transtornos de supercontrole . Novas publicações do Harbinger.
Lynch, TR (2018). O Manual de Treinamento de Habilidades para Terapia Comportamental Dialética Radicalmente Aberta: Um Guia do Médico para o Tratamento de Transtornos de Supercontrole . Novo Arauto Publicações .
Psicólogos, psiquiatras, estudiantes de psicología y medicina
24 horas
Días 18, 20 y 21 de enero de 2025
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