Faculdade do Cefi
Superando o Sobrecontrole com Conexão Social e Flexibilidade Emocional.

RO-DBT na Prática Clínica

Dia 1 – 18/01-2025

Aula 1

Terapia comportamental dialética radicalmente aberta para transtornos de sobrecontrole: uma terapia baseada em evidências. Heurísticas e evidências da RO DBT.
Conexões sociais e autocontrole; Como sobrevivemos sem garras, chifres ou pele grossa?

Objetivos

Que o aluno conheça as principais pesquisas da RO DBT, uma terapia baseada em evidências científicas. E adquira os princípios evolutivos e filosóficos que sustentam o desenvolvimento proposto por Thomas Lynch.

Aula 2

A teoria biossocial de RO DBT. O modelo neurorregulador da DBT.

Objetivos

Que o aluno compreenda a teoria biossocial como explicação da gênese e manutenção dos transtornos de sobrecontrole. Ao mesmo tempo, compreender e aplicar o modelo neurorregulador como um desenvolvimento para compreender os distúrbios de supercontrole emocional .

Aula 3

Avaliando o excesso de controle e seus distúrbios. Estrutura do tratamento, objetivos.

Objetivos

Que o aluno possa implementar a avaliação e diagnóstico dos transtornos de sobrecontrole (SC). E por sua vez, possa estabelecer a estrutura e os objetivos do tratamento com base nas 30 sessões estipuladas por Thomas Lynch.

Dia 2 – 20-01-2025

Aula 4

Estruturando um tratamento RO DBT eficaz. O principal mecanismo de mudança na RO DBT.

Objetivos

Espera-se que o aluno conheça as 30 sessões em grupo, a terapia individual, o coaching telefônico e reuniões da equipe RO DBT. Ao mesmo tempo, será desenvolvido o principal mecanismo de mudança: a sinalização social. Entender e praticar como ajudar a sinalizar melhor os pacientes.

Aula 5

A utilização do registro diário na RO DBT. O trabalho por “temas” na RO DBT.

Objetivos

Aprender a trabalhar com registros diários, essenciais para estabelecer a agenda da sessão e obrigatórios para poder trabalhar a partir da RO DBT.
Trabalho com temas de sinalização social, que posteriormente devem ser utilizados e registrados, como disparadores para tópicos em sessão.

Classe 6

O uso terapêutico da micromímica. Uso terapêutico de sinalização cooperativa pró-social.

Objetivos

Desenvolver em conjunto com os alunos a utilização da micromímica e da sinalização cooperativa como estratégias terapêuticas. Conhecer como nos comunicamos com nossos rostos e como podemos aprender a nos comunicar melhor.

Aula 7

Usando a exposição comportamental para melhorar a conexão social. Usando análise em cadeia. Desmascarando emoções morais secretas.

Objetivos

Aplicação e diferenciação entre a exposição comportamental clássica e a aplicada a pacientes com SC. Trabalho e treinamento para desarticular as emoções morais secretas que isolam os pacientes com SC da sua “tribo”. Aplicação detalhada da análise em cadeia de comportamentos problemáticos a serem reduzidos que, posteriormente, serão substituídos pelas habilidades

Aula 8

Postura e brincadeiras terapêuticas. Dilemas dialéticos da terapia RO DBT. O terapeuta como embaixador.

Objetivos

Implementar e compreender o uso da brincadeira como estratégia terapêutica para trabalhar com pessoas supercontroladas. Desenvolver em conjunto com os participantes momentos de descontração, jogos e brincadeiras, com o objetivo de flexibilizar e expô-los para o fazerem com os seus pacientes.

Dia 3 – 21-01-2025

Aula 9

Consequências sociais dos sinais indiretos. A situação do enigma. Amargura, inveja e ressentimento como objetivos terapêuticos. Tratamento de emoções morais negativas.

Objetivos

Espera-se que os alunos consigam desenvolver estratégias baseadas no humor e nas brincadeiras para lidar com a rigidez comportamental decorrente do biotemperamento . Compreender e trabalhar com sinais indiretos em pacientes com SC, trabalhando o principal, que é o enigma.

Aula 10

Ruptura da aliança terapêutica e seu manejo. Trabalho com objetivos dentro da terapia. Como esses objetivos são gerenciados no âmbito terapêutico?

Objetivos

Espera-se que o aluno consiga trabalhar, distinguir e diferenciar aquelas emoções morais negativas e rígidas que constituem um problema na inclusão do paciente no grupo social a que pertence. Trabalharemos também com a ruptura da aliança terapêutica, que é um dos principais problemas do trabalho em RO DBT.
Trabalharemos com objetivos terapêuticos dentro da sessão. Quando a sinalização social desadaptativa se manifesta na sessão.

Aula 11

Protocolo de suicídio e manejo de crises. O que se faz em uma situação de risco? Passo a passo.

Objetivos

Prover aos alunos de capacidades e habilidades para enfrentar momentos de risco. O protocolo de suicídio é utilizado desde as primeiras sessões para podermos avaliar os riscos e o protocolo de crise permite-nos saber como intervir nelas, caso ocorram.

Aula 12

Treinamento de habilidades.

Objetivos

Desenvolver e treinar os participantes em habilidades de RO DBT. São 30 aulas que serão apresentadas em vídeos que serão vistos ao longo do curso.

Aula 13

Abertura radical; como saber que está fechado quando pensa que está aberto? Auto indagação; cultivando dúvidas saudáveis sobre si mesmo.

Objetivos

Compreender e aplicar estratégias de abertura radical em conjunto com os alunos, sendo a principal ferramenta de autoconhecimento. Conhecer e praticar a ferramenta da auto indagação como guia e tomada de perspectiva de como vemos o mundo através dos nossos “próprios olhos”.

Bibliografia

Lynch, TR (2018). Terapia comportamental dialética radicalmente aberta: teoria e prática para o tratamento de transtornos de supercontrole . Novas publicações do Harbinger.

Lynch, TR (2018). O Manual de Treinamento de Habilidades para Terapia Comportamental Dialética Radicalmente Aberta: Um Guia do Médico para o Tratamento de Transtornos de Supercontrole . Novo Arauto Publicações .

RO-DBT na Prática Clínica
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  • Modalidade:

    Híbrido (Presencial e Online)

  • Público alvo:

    Psicólogos, psiquiatras, estudantes de psicologia e medicina

  • Carga horária total

    24 horas

  • Período

    Dias 18, 20 e 21 de Janeiro de 2025
    Das 9h às 17h

  • Local

    Presencial: CEFI - Porto Alegre e Online via Zoom

Investimento

  • Família CEFI

    4 Parcelas de R$ 320,00 no cartão
  • Demais Profissionais

    4 Parcelas de R$ 400,00 no cartão

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