Núcleo de atenção ao Suicídio

CEFI Vida

INFORMAÇÕES GERAIS:

O suicídio é um dos mais trágicos eventos da vida, causando um impacto enorme na sociedade.Ao ano em todo o mundo 1 milhão de pessoas morrem por suicídio, especialmente em regiões onde os serviços sociais e de saúde são pouco disponíveis.

Uma estratégia direta para trabalhar com o comportamento suicida é oferecer atenção baseada em evidências para o tratamento do comportamento suicida.A população precisa de profissionais qualificados para atender este problema importante de saúde pública. 

O Núcleo Vida, oferece atendimento psicológico especializado no fenômeno suicida com serviços relacionados à prevenção, intervenção, posvenção e disseminação da saúde mental para a redução do comportamento de suicídio.


COORDENAÇÃO:

Coordenador técnico: José Ignacio Cruz Gaitán 

E-mail: jose@cefipoa.com.br

 

HISTÓRICO:

O Núcleo VIDA foi fundado em maio de 2020 pelo psicólogo José Ignácio Gaitán que já trabalhava com essa temática em Guadalajara, México, desde 2009.

Desde sua formação, o núcleo se dedica ao estudo de práticas baseadas em evidências para a compreensão, avaliação e manejo do comportamento suicida. A equipe é formada por profissionais da Psiquiatria e Psicologia.

 

MEMBROS: 

Denise Cápua Corrêa - CRP 07/6338 - Psicóloga formada pela PUCRS. É Especialista em Intervenções em Situações de Luto  e tem aperfeiçoamento  em Terapia Sistêmica ambos pelo CEFI. É Especialista em psicoterapia psicanalítica pela Unisinos e Especialista em  Psicologia Organizacional e do Trabalho pelo CRP. É coordenadora administrativa e membro  dos núcleos Cora e Vida, ambos do CEFI, coordenadora administrativa do curso de especialização em luto da mesma instituição. Atua também como psicóloga clínica, com ênfase no atendimento a enlutados e terapia sistêmica.

Emmanuel Emmanuel de Mello Kanter - CRM 33698 - Médico formado pela PUCRS. Psiquiatra formato pela FUMM. Especialista em terapia de casal e sexual (DOMUS). Especialista em terapia de esquemas (Wainer, NEAPC). Intensivo em DBT (CEFI). Membro dos núcleos Integração, Contextus e Vida. Membro da ABEAD e da ACBS. Atua como psicoterapeuta e psiquiatra clinico em consultorio particular e no CEFI.

José Ignácio Cruz Gaitán - Psicólogo. Mestre em Psicoterapia. Membro da equipe CEFI Contextus. Formado em Terapia Dialética Conductual pelo Behavioral Tech e com múltiplos treinamentos em Terapia de Aceitação e Compromisso, Terapia Analítico-Funcional e diversas terapias Contextuais. Membro da ACBS Chapter México, Diretor do Centro de Terapia Conductual de Occidente em Guadalajara, México. Coordenador do Núcleo Vida para a atenção ao risco de Suicídio do CEFI. Coordenador da especialização em Terapias Comportamentais Contextuais Baseadas em processos do CEFI. Co-autor do livro “Duelo: Tratamientobasadoenla terapia de Aceptación y Compromiso” assim como artigos e capítulos de livro sobre suicídio e luto. Tem experiência clínica com pacientes em risco de suicídio, luto por suicídio, Depressão, Ansiedade e pacientes com dificuldades de regulação emocional.

Maria Luiza Pradella Ramos - CRP 07/02656Psicóloga formada pela PUCRS. Psicóloga Clínica pelo CFP. Especialista em Educação Pré – Escolar pela PUCRS. Especialista em Psicologia Sistêmica e  Intervenções em Situações de Luto, ambos pelo  pelo CEFI. Tem formação em DBT – Terapia Comportamental Dialética pelo CEFI e Especialização em Terapias Comportamentais Contextuais pelo CEFI. É membro do CORA, Núcleo de Estudos e Atendimento ao Luto e do VIDA, Núcleo de Atenção ao Suicídio do CEFI . É supervisora do curso de especialização em Luto do CEFI, coordena o grupo de luto e atua como terapeuta  em seu consultório particular.

Mariana Damin Zanatta - CRP 07/26370 - Psicóloga formada pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) É Especialista em Intervenções em Situação de Luto e em Terapias Comportamentais Contextuais pelo CEFI. Atua como supervisora clínica do programa de estágio do CORA. Coordenadora de grupo de acolhimento a enlutados no CEFI e realiza atendimento individual de adolescentes e adultos.  É membro do CORA - Núcleo de Luto do CEFI e do VIDA - Núcleo de Atenção ao Suicídio do CEFI.

Mariana Sanseverino Dillenburg - CRP 07/27708Mestre em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) sob orientação da Professora Margareth da Silva Oliveira. Especialista em Terapias Comportamentais Contextuais pelo CEFI/CIPCO. Possui treinamento em Terapia Comportamental Dialética (DBT) pelo CEFI. Membro do núcleo de atenção ao suicídio (CEFI VIDA) e da equipe de terapias comportamentais contextuais (CEFI Contextus) do CEFI. Supervisora de estágio com ênfase em contextuais no CEFI desde janeiro de 2021. Experiência com atendimentos clínicos, domiciliares, atendimento a pessoas enlutadas e grupo de treinamento de habilidades.

 

OBJETIVOS:

  • Atenção individual, grupal e familiar de pessoas em risco de suicídio e seus familiares; 
  • Atenção psiquiátrica e psicológica para o risco de suicídio desde modelos baseados em evidências; 
  • Formação de recursos humanos especializados para atenção do fenômeno suicida;
  • Desenvolvimento de projetos de pesquisa relacionados com o fenômeno suicida.

 

ATIVIDADES REALIZADAS:

  • Reuniões semanais de equipe
  • Cursos
  • Palestras
  • Avaliação de pacientes com risco suicida
  • Atendimento psicológico de pacientes com risco de suicídio

 

CURSOS:

Curso Intensivo de Verão "Avaliação e Tratamento do Comportamtento Suicida" ocorre no dias 17 a 21 de janeiro de 2022, das 18h às 22h. - Para mais informações CLIQUE AQUI.

 

CLÍNICA:

Psicoterapia com criança, adolescentes e adultos.

 

NOTÍCIAS:

Especialização em na "Avaliação e Tratamento do Comportamento Suicida para Profissionais da Saúde" no CEFI com início previsto para maio de 2022.

Em setembro de 2021, a psicóloga Mariana Sanseverino Dillenburg participou do II Seminário de Psicologia Social e Políticas Públicas realizado pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) em São Paulo. Sua apresentação tratou-se da Avaliação e manejo do comportamento suicida em contexto interdisciplinar.