Estágios

Estágios

Estágio Acadêmico em Psicologia Clínica Sistêmica

Estágio Curricular em Psicologia Clínica com ênfase na abordagem Sistêmica do CEFI existe desde 1996. Este espaço proporciona para estudantes de graduação em Psicologia aprofundar seus conhecimentos e o desenvolver suas habilidades clínicas, por meio de atendimentos individuais e familiares.
A duração do estágio é de um ano. O suporte teórico ocorre através de seminários semanais diferenciados para cada semestre. Os atendimentos clínicos ocorrem tanto com supervisão direta, através de espelho unidirecional; como indireta, em que cada caso é supervisionado em momento posterior.
As seleções ocorrem semestralmente em abril e em outubro. Os detalhes são divulgados diretamente com as IES parceiras e nas redes socias do CEFI

Supervisor:
Psic. Gustavo Affonso Gomes  http://lattes.cnpq.br/1631760899582551

gustavoaffonsogomes@gmail.com

Docente no curso de Psicologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Mestre em Psicologia Social pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGP) da PUCRS. Especialista em Terapia Sistêmica pelo Centro de Estudos da Família e do Indivíduo (CEFI). Graduado em Psicologia pela PUCRS. Membro do núcleo de intervenções em situações de luto do CEFI (CORA/CEFI) e do Serviço de Atendimento Clínico do CEFI (SACEFI), como psicoterapeuta sistêmico. Trabalhou em projetos e ações para a inclusão da diversidade sexual e de gênero em empresas e escolas. Tem experiência nos temas: Políticas de antidiscriminação em organizações privadas; Famílias e diversidade sexual e de gênero; Aconselhamento de carreira na diversidade sexual e de gênero; Psicoterapia sistêmica.
Monitora: Psic. Maira Pogorelsky - http://lattes.cnpq.br/8078642811124765

 

Estágio Curricular em Psicologia Clínica com ênfase em luto

O Estágio Curricular em Psicologia Clínica com Ênfase em Luto do CEFI é uma oportunidade para estudantes do curso de psicologia que estão cursando a partir do 7º semestre aprofundarem seus conhecimentos e desenvolverem suas habilidades clínicas com atendimentos nas modalidades individual, casal ou família de pessoas que estão em processo de luto. A abordagem clínica inclui atenção a aspectos históricos e psicossociais, a formação e rompimento de vínculos e a avaliação de luto normal ou complicado, assim como as intervenções necessárias nestas situações.

REFERENCIAL TEÓRICO: Sistêmico
NÚMERO DE VAGAS: 02 vagas HORÁRIO DO ESTÁGIO: 16 Horas Semanais
SUPERVISÃO: Psic. Denise Capua Corrêa CRP 07/6338 - denise@cefipoa.com.br

Psic. Renata Fischer da Silveira Kroeff CRP 07/21175 - http://lattes.cnpq.br/3633546540156201

Professora no Curso de Psicologia da Faculdade IENH e na Especialização em Terapia Sistêmica Individual, Familiar e de Casal do Centro de Estudos da Família (CEFI Porto Alegre). Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social e Institucional (UFRGS). Mestre em Psicologia Social e Institucional (UFRGS). Especialista em Terapia Sistêmica pelo Centro de Estudos da Família e do Indivíduo (CEFI). Graduada em Psicologia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) e em Licenciatura em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Integrante do Núcleo de Ecologias e Políticas Cognitivas e do Projeto Oficinando em Rede na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Membro do Núcleo de Estudos e Atendimento ao Luto (CORA/CEFI). Temas principais de pesquisa: cognição enativa, formação docente, processos de aprendizagem, psicologia e educação, processos de subjetivação contemporânea, tecnologias da informação e da comunicação (TICs), jogos digitais, terapia sistêmica, terapia narrativa e clínica psicológica de atendimento ao luto.

PERÍODO DE ESTÁGIO: Julho 2019 a Julho 2020 (férias em fevereiro)

 

Estágio Curricular em Terapias Comportamentais Contextuais 

O estágio curricular em Psicologia Clínica com ênfase em Terapias Comportamentais Contextuais do CEFI é voltado a estudantes que estejam cursando a partir do 7o semestre do do curso de Psicologia. Trata-se de uma oportunidade para desenvolver um conjunto de competências clínicas para a atuação em psicoterapia individual e condução de intervenções clínicas em grupos. O programa do estágio contempla um processo de treinamento em serviço estruturado em três eixos: teórico, técnico e experiencial. A abordagem clínica engloba os fundamentos e fatores comuns à prática da psicoterapia, e o trabalho com processos relacionados à flexibilidade psicológica, à regulação emocional e à conexão interpessoal. O objetivo do estágio é desenvolver competências essenciais para uma atuação flexível e efetiva, orientada a processos e fundamentada em princípios básicos da terapia comportamental.

NÚMERO DE VAGAS: 02 vagas
CARGA HORÁRIA DO ESTÁGIO: 16 Horas Semanais
SUPERVISÃO: Psic. Lucas André Schuster de Souza CRP 07/19530 - http://lattes.cnpq.br/9321729583956292

lucas@cefipoa.com.br

Psicólogo, especialista em Psicologia Clínica, com experiência em Saúde Mental, Saúde Preventiva, Psicologia Hospitalar e Psicoterapia.
PERÍODO DE ESTÁGIO: Janeiro de 2020 a Janeiro de 2021 (férias em fevereiro)


EQUIPE

  • Denise Cápua Corrêa

    Membro do CORA. Psicóloga formada pela PUC - RS, Especialista em Psicologia Organizacional e do Trabalho pelo CRP 07, Especialista em Psicoterapia Psicanalítica, pela Unisinos. Cursa a Especialização em Intervenções em Situações de Luto e...

    Leia mais