Workshop Online DBT: Adolescentes e Escolas

Workshop Internacional
  • Público alvo:

    Psicólogos(as) e Médicos(as)

  • Carga horária total

    20 horas/aula

  • Período

    22 e 23 de janeiro de 2021
    08h às 18h

  • Local

    Online - Transmitido via plataforma Zoom


Investimento

  • R$600,00 (Em até 3 parcelas no cartão)

  • Estudantes de graduação, alunos CEFI, professores CEFI e sênior têm 10% de desconto

Pode ser parcelado em até 3 x
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A Terapia Comportamental Dialética (DBT) foi projetada por Marsha Linehan como um programa de tratamento para pacientes adultos de alto risco com diagnóstico de transtorno de personalidade limítrofe e tem vários estudos que sustentam sua eficácia em vários problemas associados à desregulação emocional.

A partir da década de 90, J. Rathus e A. Miller passaram a aplicar os princípios da TCD tanto com adolescentes que apresentavam manifestações de desregulação emocional, quanto com os ambientes invalidantes onde se desenvolvem, alcançando alta eficácia na tarefa de conseguir uma vida mais satisfatória, longe de comportamentos de risco e sofrimento.

Sua pesquisa mostrou que a Terapia Comportamental Dialética pode ser aplicada para tratar adolescentes com múltiplos problemas: comportamentos suicidas, comportamentos autolesivos, comportamentos de risco no nível sexual, transtornos alimentares, uso de substâncias (drogas, álcool) e outros comportamentos prejudiciais, absenteísmo escola, dificuldades no auto-registro de emoções, objetivos e valores. (Rathus, J., Miller, A. & Linehan, M., 2007).

Por outro lado, o DBT com sua derivada aplicada no contexto escolar é comumente utilizado para trabalhar especificamente com um público de adolescentes escolares . Vale ressaltar que é um manual desenvolvido para a aquisição de habilidades para resolução de problemas emocionais, que inclui um programa para o desenvolvimento de habilidades comportamentais de regulação emocional, eficácia interpessoal, mindfulness, tolerância ao mal estar e pensamento dialético.

Corpo Docente

Victor Hugo Fabris (Argentina)

Victor Hugo Fabris (Argentina)

Graduação em Psicologia (Universidad de Palermo, 2005). Foi terapeuta, professor e coordenador de diversos grupos do DBT Buenos Aires. Foi diretor psicoterapêutico do Centro ADSUM de Saúde Mental e Dependências, onde atuou como coordenador do grupo de habilidades em Terapia Comportamental Dialética para pacientes e do Grupo de Família e Parentes. Foi professor do DBT em Córdoba, Argentina. Por 7 anos foi Professor do (CEFI) Centro de Estudos da Família e do Indivíduo, Porto Alegre, Cuiabá e Rio de Janeiro (Brasil), onde formou equipes DBT e em Córdoba (Argentina) no Centro Validar. Ele também treinou profissionais de saúde mental no modelo padrão de DBT em Neuquén, Santa Fé (Argentina) e Recife (Brasil), Paraguai e Peru. Por sua vez, ministrou treinamentos para professores (mais de 5.000) no modelo DBT em contextos escolares de Misiones, Ciudad del Este (PY), Jujuy e Catamarca, Argentina. Na área acadêmica, concluiu a Especialidade em Psicoterapia Familiar com Orientação Cognitiva pela Fundação Aiglé, Universidade Maimonides e por meio dela fez o curso de especialização em terapia sistêmica e de casal no Ackerman Institute for the Family, em Nova York. . Advanced Specialist e Specialist in DBT Skills, certificado pelo Linehan Institute e “B tech”, ditos cursos (New York, Boston e Seattle) ministrados pelo mesmo Ph.D Marsha Linehan, criador do modelo DBT. Ela também é especialista em psicoterapias breves e psicodrama na Fundação Gregory Bateson, com o endosso do Mental Research Institute, CA. Especialista em Psicotrauma, EMDR e Exposição Prolongada. Ele conduziu vários workshops e workshops com renomados especialistas dos EUA em Terapia de Aceitação e Compromisso, Ativação Comportamental, entre outros. Atualmente é Mestre pela Flacso e pela Universidade Autônoma de Madrid.

Adrián Fantini (Argentina)

Adrián Fantini (Argentina)

Médico pela Universidad Católica de Córdoba com o grau de Especialista Universitário em Psiquiatria (Universidad del Salvador) e Medicina Legal (Universidad Barceló). Residente e Chefe dos Residentes de psiquiatria do Hospital B. Moyano da Cidade de Buenos Aires. Terapeuta treinado e mentor em Dialética Behavioral Therapy Training pelo The Linehan Institute (Behavioral Tech). Fundação Presidente Validar. Diretor do Centro VALIDAR e Coordenador DBT Córdoba. Mais de dez anos trabalhando no modelo DBT e seis anos coordenando o estágio de Terapia Comportamental Dialética em Córdoba. Membro fundador da Rede Federal de Terapeutas Cognitivo-Comportamentais. Professor Universitário (Universidad Católica de Córdoba. UCC) Professor Associado de Psicologia Clínica no Departamento de Graduação da Faculdade de Medicina da Universidade Católica de Córdoba (UCC). Chefe dos Trabalhos Práticos da Cátedra de Clínica Psiquiátrica e Psicologia I da Faculdade de Medicina (UCC). Professor de Psicologia Forense, Carreira em Psicologia, Universidad Siglo XXI. Córdoba (UCC). Membro Fundador da Rede Federal de Terapia Cognitivo Conductual. Argentina. 

Objetivo

DBT adolescentes:

Estabelecer um plano de tratamento psicoterapêutico com consultantes adolescentes com desregulação emocional, seus parentes e amigos.

Desenvolver as habilidades necessárias para o trabalho clínico com consultantes dessa população específica.

Ter ferramentas de psicoeducação suficientes sobre o problema da desregulação emocional, tanto os adolescentes quanto seus cuidadores adultos.

Formular Casos Clínicos a partir do modelo DBT e suas adaptações para a população adolescente.

Treinar habilidades específicas de DBT para adolescentes e incorporar de ferramentas para ensinar modelagem e exemplificar ditas habilidades.

Utilizar a DBT com adolescentes de 12 a 18 anos em contextos escolares.

Metodologia

As aulas são ministradas por meio de apresentações teórico-práticas, com exposições articuladas sobre o trabalho com casos clínicos, demonstrações e exercícios. Também será realizado treinamento de habilidades.

Informações

Política de Cancelamento:
 
* Até 07/12/2020 - 70% de devolução
* Até 07/01/2021 - 40% de devolução
* A partir de 08/01/21 não haverá devolução (pode transferir a inscrição para outra pessoa).