Workshop ACT para Crianças, Adolescentes e Pais e ACT para Terceira Idade

Palestra + Workshop ACT
  • Público alvo:

    Profissionais da área

  • Período

    Dia 21 de outubro, quinta-feira, das 19h às 22h e dias 22 e 23 de outubro, sexta-feira e sábado, das 10h às 19h.

  • Local

    Remoto


Investimento

  • Alunos e ex-alunos CEFI, associados AcBS e sênior: R$ 420,00 ( em até 3 parcelas)

  • Demais profissionais: 480,00 ( em até 3 parcelas)
Inscreva-se no evento

Palestra Uso da Teraía de Aceitação e Compromisso como Apoio à uma Vida Baseada em Valores e Adultos Maduros com Susan M. McCurry, Ph.D.

 

Estamos todos envelhecendo! A maioria de nós espera ter uma vida longa, cercada por familiares e amigos que nos amam. No entanto, envelhecer é inevitavelmente acompanhado por mudanças que devem ser adaptadas, incluindo perdas cognitivas, físicas, ambientais e psicossociais, além de oportunidades de crescimento psicológico e um senso de ‘eu revisitado’. A velhice também pode trazer às pessoas uma consciência mais clara de que a vida é preciosa e muito breve; é um convite para pensar sobre o que realmente importa e como cada um de nós pode fazer o melhor uso possível do tempo que resta.

 

Neste minicurso de 4 horas, examinaremos como a Terapia de Aceitação e Compromisso (Acceptance and Commitment Therapy-ACT) pode ajudar os idosos a lidar com as mudanças relacionadas à idade com flexibilidade psicológica: entrando em contato com o momento presente, como um ser humano consciente e escolhendo se envolver em uma vida significativa e consistente com os valores unicamente pessoais. Será descrita a pesquisa e prática clínica usando ACT com indivíduos mais velhos em relação à evolução do corpo.

 

Os exemplos de casos explorarão como os constructos relacionados à ACT, como aceitação, desfusão cognitiva, contato com o momento presente, eu-contexto e comprometimento com uma vida baseada em valores, são aplicáveis a uma ampla variedade de problemas relacionados ao envelhecimento, comumente vistos em prática clínica. Examinaremos também os contextos psicossociais sociais mais amplos nos quais ocorrem o envelhecimento, o declínio físico e cognitivo e a morte, e as maneiras pelas quais nosso mundo, em rápida mudança, pode avançar para criar comunidades que promovam o bem-estar psicológico dos adultos mais velhos.

 

Objetivos:

1)      Os participantes poderão avaliar tanto os problemas psicológicos positivos quanto os potencialmente desafiadores associados ao envelhecimento para si e para seus clientes.

2)      Os participantes serão capazes de descrever os principais processos do ACT que dão suporte para a flexibilidade psicológica em clientes adultos mais velhos.

3)      Os participantes conhecerão a literatura clínica relevante sobre a ACT com adultos idosos, incluindo pessoas com comprometimento cognitivo e seus familiares ou profissionais de saúde.

4)      Os participantes aprenderão como usar a análise funcional para criar flexibilidade psicológica, planos de tratamento informados pela ACT com clientes adultos mais velhos.

 

Dia 21 de outubro, quinta-feira, das 19h às 22h

_______

Workshop Terapia de Aceitação e Compromisso para Crianças, Adolescentes e Pais com Chris McCurry, Ph.D.

 

Este workshop de dois dias vai qualificar os participantes com a base conceitual e empírica e as ferramentas terapêuticas para usar a Terapia de Aceitação e Compromisso (ACT) em seu
trabalho com crianças, adolescentes e pais, durante o período de desenvolvimento e para uma ampla variedade de problemas comumente vistos na prática clínica. A ACT será apresentada
numa perspectiva de modelo transdiagnóstico ou contextual funcional. As terapias afins baseadas em mindfulness e na aceitação serão comparadas e contrastadas com a ACT.
Utilizando palestras, apresentação de caso, demonstração, role playings e exercícios experimentais, este workshop permitirá que os participantes apliquem a ACT a problemas
clínicos do mundo real que afetam crianças, adolescentes e seus pais.

 

OBJETIVOS:
1. Os participantes aprenderão os fundamentos teóricos da Terapia de Aceitação e Compromisso; por exemplo, os modelos contextual-funcional e transdiagnóstico e Teoria das Molduras Relacionais.
2. Os apresentadores poderão descrever e analisar a literatura clínica relevante sobre a ACT com crianças, adolescentes e pais.
3. Os participantes poderão criar e utilizar conceituações de casos informadas pela ACT com crianças e adolescentes.
4. Os participantes serão capazes de incorporar os pais de maneira eficaz e respeitosa em seu trabalho de ACT com crianças e adolescentes, tanto como “coterapeutas” quanto como “co-clientes”.
5. Os exemplos de casos descreverão, a partir de uma perspectiva da ACT, uma gama diversificada de problemas que são comumente vistos na prática clínica infantil.
6. Os participantes serão convidados a apresentar seus próprios casos e discutir opções de estratégias e técnicas de tratamento dentro de uma estrutura da ACT.
7. Role playings e exercícios experimentais demonstrarão e permitirão a prática de estratégias e técnicas de ACT baseadas em pesquisas para melhorar o funcionamento da criança e dos pais.
8. Além do trabalho individual com crianças e adolescentes, serão descritos exemplos de intervenções em grupo.
9. Os participantes aprenderão a reconhecer e incentivar a resiliência dos pais (e terapeuta) e a evitar o esgotamento.

 

Dias 22 e 23 de outubro, sexta-feira e sábado, das 10h às 19h.

 

O Evento terá tradução simultânea do inglês para o português e não ficará gravado.

Este evento, também, faz parte do curso de Especialização e Aperfeiçoamento em Contextuais e de Especialização e Aperfeiçoamento em Integrativa da Infancia e Adolescência. Os alunos destas duas turmas não precisam se inscrever.

Corpo Docente

Susan M. McCurry, Ph.D.

Susan M. McCurry, Ph.D.

Psicóloga licenciada especializada em trabalhar com meia-idade e adultos mais velhos. Ela usa uma abordagem da ciência comportamental contextual para fornecer tratamento baseado em
evidências para melhorar a qualidade de vida em adultos saudáveis, bem como em indivíduos que sofrem alterações relacionadas à idade na função física, cognitiva ou psicológica, distúrbios
no sono ou transições de cuidados residenciais e ajustes. Ela reconhece os fatores contextuais amplos e complexos que influenciam o processo de envelhecimento e acolhe perspectivas e
colaboração interdisciplinares.


Dr. McCurry obteve um mestrado em aconselhamento de reabilitação na Universidade de Nevada, Las Vegas, e um doutorado em psicologia clínica (credenciado pela APA) na
Universidade de Nevada, Reno. Ela completou um estágio de pré-doutorado credenciado pela APA no VA Sierra Nevada Health Care System em Reno e uma bolsa de pós-doutorado apoiada
pelo NIMH especializada em geropsicologia na Universidade de Washington. Dra McCurry é licenciada como psicóloga no estado de Washington desde 1992 e atuou como psicóloga
assistente na Clínica de Serviços Geriátricos e Familiares do UW Medical Center de 1991 a 2010.

Chris McCurry, Ph.D.

Chris McCurry, Ph.D.

Psicólogo clínico infantil em consultório particular especializado no tratamento da ansiedade infantil. Ele é professor assistente clínico nos departamentos de psicologia e psiquiatria da Universidade de Washington em Seattle, WA