Tratamento e manejo para Transtorno por uso de substâncias - TUS

Intervenções e manejo para o uso de substâncias
  • Ao vivo
  • Online
  • Público alvo:

    Psicólogos, Médicos, Assistentes Sociais, Educadores, Advogados, Enfermeiros, monitores de CT e demais profissionais da área da saúde

  • Carga horária total

    20h

  • Período

    12 a 16 de julho de 2021 - As aulas ficam gravadas por 30 dias.
    18h às 22h

  • Local

    Remoto


Investimento

  • Categoria 1: Estudantes e alunos do CEFI- $570,00- 3X $190,00

    À vista 10% de desconto
  • Categoria 2: Ex-alunos do CEFI- $630,00-3X210,0

    À vista 10% de desconto
  • Categoria 3: Demais profissionais-$720,00- 3X $240,00

    À vista 10% de desconto
COMBOS CURSOS DE INVERNO: Inscrição em 2 cursos: R$ 1.000, 00 em até 4x || Inscrição em 3 cursos: 1.350,00 em até 4x || Inscrição em 3 cursos pagando valor integral => ganha o 4º curso de brinde || (ENTRAR EM CONTATO COM SETOR DE ENSINO)
Inscreva-se no curso

O curso pretende fomentar a discussão sobre a importância da equipe multidisciplinar no tratamento ambulatorial do Transtorno por Uso por Substâncias e instrumentalizar os profissionais quanto ao tratamento e prevenção de recaída, considerando as estratégias de saúde pública e redução de danos.

De acordo com o Relatório Mundial sobre Drogas (2020) 269 milhões de pessoas consumiram drogas e mais de 35 milhões sofreram com transtornos relacionados ao consumo. Não há dúvidas de que a conjuntura atual que estamos vivendo, neste período de pandemia da COVID-19, têm intensificado a vulnerabilidade de indivíduos e contribuído exponencialmente para o aumento do uso. - O curso será ministrado pela equipe multidisciplinar do CEFI- Núcleo Integração- para o tratamento ambulatorial do TUS. Esta equipe é integrada por psiquiatras, terapeutas individuais, de família e casal, e pelos consultores/conselheiros em dependência química. A partir da integração desses diferentes olhares a equipe trabalha aspectos do paciente identificado, da família e da codependência.

Conteúdo Programático

1 Critérios Diagnósticos, Dependência Química e Principais Comorbidades Psiquiátricas: Manejo (Clarisse e Emmanuel)

2 Família em Tratamento e Codependencia (Carla e Elaine)

3 Grupos de Mútua-Ajuda e Comunidades terapêuticas: Origem e Propósito (Castilhos e Elaine)

4 Entrevista Motivacional Baseada em Estágios de Mudança e técnicas mais utilizadas (balança decisória, tarjetas- flash…) (Gustavo) e Redução de Danos (Carla)

5 Políticas de saúde pública para dependência química: Caminhos do SUS Estratégias de intervenções grupais e de atuação das equipes na Saúde Coletiva e Assistência (Mariane)

Corpo Docente

Carla Nunes Weber - Psicóloga, Graduada em Psicologia pela Universidade LaSalle (UNILASALLE), Mestre em Memória Social e Bens Culturais, Especialista em Terapia Sistêmica com atendimento de famílias, casais e individual pelo Centro de Estudos da Família e do Indivíduo (CEFI), Monitora de turma de especialização em SYS-CEFI e membro da Equipe multidisciplinar no tratamento da dependência química- CEFI Integração.

Clarisse Luisa Stefani - Médica Psiquiatra pelo Hospital Psiquiátrico São Pedro. Atua como psiquiatra clínica em CAPS, consultório privado e no CEFI, onde faz parte do Núcleo Integração de atendimento em Dependência Química.

Elaine Cristina de Oliveira - Psicóloga, Especializanda em Psicoterapia Sistêmica Individual, de Família e Casal (CEFI), Gestora da Comunidade Terapêutica Marta e Maria, Conselheira da Federação Brasileira de Comunidades Terapêuticas (FEBRACT), Delegada representante da FEBRACT Sul, Membro do Núcleo de Dependência Química do CEFI.

Emmanuel Kanter - Médico Psiquiatra; especialista em Psicoterapia Cognitivo - Comportamental e especializando em Terapias Comportamentais Contextuais. Atua em Psiquiatria clínica e Psicoterapia Individual e de Casal. Membro do Núcleo Integração de atendimento Multiprofissional em Dependência Química do CEFI e da Associação Brasileira de Álcool e Drogas (ABEAD).

Gustavo Lopes Jaques - Assistente Social, Especialista em Administração de Pessoas, Especialista em Saúde Mental com Dep. Química, Consultor de Dependência Química, (pela Associação Gaúcha de Consultores de Dependência Química / Clínica Pinel), Responsável Técnico da CT Villa Janus em Porto Alegre/RS. e Membro do Núcleo Integração de atendimento Multiprofissional em Dependência Química do CEFI.

Mariane Radke - Psicóloga, Mestre em Saúde Coletiva (UFRGS), especialista em Psicoterapia Sistêmica Individual, Familiar e de Casal (CEFI), e Aconselhadora em Dependência Química pela Faculdade Paulista de Ciências da Saúde. Membro do Núcleo Integração de atendimento Multiprofissional em Dependência Química do CEFI, professora convidada pela mesma instituição.

Luiz Antonio de Souza Castilhos – Consultor em Dependência Química, Acadêmico de Serviço Social, Capacitação em Dependência Química e Entrevista Motivacional pela Associação Brasileira de Álcool e Outras Drogas (ABEAD), Membro da ABEAD e do Núcleo Integração de Atendimento Multiprofissional em Dependência Química do CEFI.

Coordenação

Coordenação Técnica: Andréia Podolano

Coordenação administrativa: Andréia Podolano Psicóloga; Mestre em Psicologia Clínica (UNISINOS); Especialista em Saúde Mental (HPSP) e em Psicologia Clínica (CFP); Terapeuta Individual, de Casal e Família (CEFI); Consultora em Dependência Química, Coordenadora Núcleo Integração de atendimento Multiprofissional em Dependência Química no CEFI. Possui Certificação de profissionais que trabalham com Transtornos por Uso de Substâncias e Dependências Comportamentais no Brasil pela Associação Brasileira de Álcool e Drogas (ABEAD). Atualmente atua como Coordenadora Clínica, Supervisora e Docente do Curso de Especialização em Terapia Sistêmica do CEFI.

Diferenciais

Professores com treinamento multiprofissional - Psicologia, Medicina e Assistência Social, com histórico de atuação em âmbito público e privado e com larga experiência na atuação e enfrentamento da dependência química. Professores com certificação de reconhecimento de experiência na atuação emDependência Química pela ABEAD - Associação Brasileira de Álcool e Drogas e FEBRACT- Federação Brasileira de Comunidades Terapêuticas.

Metodologia

Esse curso tem o objetivo de instrumentalizar profissionais que atuam na dependência química através da apresentação de estratégias, informações de manejo clínico e novas ferramentas de enfrentamento no setor. Serão apresentadas aulas online e exercícios de estudo de caso que permitam experienciar o uso das estratégias apresentadas, assim como familiaridade com os recursos para aprofundamento posterior. O curso oferece leitura bibliográfica recomendada para que os alunos possam aprofundar o escopo do estudo e manejo do TUS para além das aulas oferecidas no intensivo.

Objetivo

GERAL:

O objetivo do curso é instrumentalizar e capacitar profissionais da área da saúde e assistência para o tratamento ambulatorial e prevenção de recaída em dependência química. O curso aborda aspectos de atendimento ao usuário, familiares e redes de suporte à dependência química.

ESPECÍFICO: 

- Diagnosticar o TUS

- Compreender a importância da família no tratamento

- Técnicas de Prevenção de Recaída 

Informações


> Combos intensivos de inverno

  • Inscrição em 2 cursos: R$ 1.000,00 em até 4x;
  • Inscrição em 3 cursos: 1.350,00  em até 4x;
  • Inscrição em 3 cursos pagando valor integral ganha o 4º curso de brinde

ATENÇÃO: para adquirir os combos, entrar em contato com o setor de ensino

ensino@cefipoa.com.br

51 99420-7008 (WhatsApp)