Faculdade do Cefi

Teoria do apego e o manejo clínico com adultos

Teoria do apego e o manejo clínico com adultos

Teoria do Apego

Em diferentes culturas e contextos sociais é recorrente encontrarmos adultos que tendem a repetir padrões comportamentais, mesmo tendo a consciência de não serem saudáveis ou funcionais. E porque isto acontece? Qual a relação desta dinâmica com nossas experiências infantis de amor e reasseguramento? Quais as motivações centrais que regem nossa forma de construir vínculos e também de lidar com as rupturas dos mesmos? Como os profissionais de saúde podem intervir no contexto clínico? A abordagem clínica fundamentada na Teoria do Apego nos traz uma visão contemporânea e instrumental para entender tais desafios e intervir com adultos.

Fundada na década de 50, por John Bowlby, que contou com a importante contribuição da pesquisadora Mary Ainsworth, esta abordagem nos oferece uma visão multidisciplinar sobre as interações humanas. Da psicanálise, passando pela etologia, teoria evolucionária, teoria dos sistemas, psicologia social e mais recentemente, agregando o conhecimento da neurociência, esta abordagem é, em síntese, a teoria desenvolvimental mais contemporânea e complexa da atualidade.

O que Você vai Aprender

Neste curso você terá a oportunidade de conhecer seus princípios e conceitos básicos, bem como sua aplicabilidade em intervenções focadas na saúde mental de adultos.

Conteúdo Programático

  • Conceitos Básicos da Teoria do Apego; 
  • Estabilidade e Mudança de Estilos de Apego;
  • Estilos de Apego na Vida Adulta e seus Desafios Específicos na Prática Clínica.
Inscreva-se no curso

Corpo Docente

GABRIELA CASELLATO

GABRIELA CASELLATO

Psicóloga formada pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) em 1995, com mestrado e doutorado pela mesma universidade em 1998 e 2014 respectivamente. Cofundadora, professora e supervisora do 4 Estações Instituto de Psicologia. Cocoordenadora dos cursos de Especialização e Aprimoramento em Teoria, Pesquisa e Intervenções em situações de luto e de Intervenções Psicológicas Fundamentadas na Teoria do Apego, ambos ministrados no mesmo instituto. Organizadora dos livros "Dor silenciosa ou dor silenciada? Perdas e lutos não reconhecidos por enlutados e sociedade" (Polo Books, 2013), "O Resgate da Empatia: suporte ao luto não reconhecido" (Summus, 2015) e “Lutos por perdas não legitimadas na sociedade” (Summus, 2020). Professora convidada dos cursos de Pós - Graduação em Cuidados Paliativos dos Hospitais Sirio Libanês e Hospital Albert Einstein e Representante da IAN Brasil (International Attachment Network).

  • Carga horária total

    8h

  • Período

    03, 10, 17 e 24 de agosto
    das 18h às 20h

  • Local

    Online - Transmitido via plataforma Zoom

Inscreva-se no curso