notícias

“Quanto mais evadimos o processo da dor, mais ela volta depois”, explica Lucas (Pato) Lejderman em Webinar sobre Vida, Morte e Espiritualidade do CEFI

Em conversa leve, Lucas (Pato) apresentou as filosofias judaicas no webinar promovido pelo Núcleo CORA do CEFI, realizado em 19/05, compondo o quarto capítulo da websérie “Vida, Morte e Espiritualidade”. Lejderman é mestre em Educação Judaica pela Universidade Hebraica de Jerusalém, rabino formado pelo Seminário Rabínico Latino Americano e é rabino no Instituto Hebreo Chaim Weitzman e no Círculo Israelita de Santiago (Chile).

 

“O tema da morte é tão universal, que nos obriga, como humanidade, enfrentá-lo. Quando temos a visão de que vamos morrer, vem o questionamento do que fazer nesta vida.  E tem uma frase que vai nos guiar neste caminho de vida e morte que é: “do pó vieste e para o pó voltará”. Eu ressalto esta frase, pois os judeus tem formas específicas de cuidar dos seus mortos. Acreditamos que devemos voltar ao pó, então é importante que a pessoa tenha um cuidado especial e que seja enterrada com algum contato com a terra para poder voltar a terra”, disse Lejderman.

 

O processo de luto passa por diversas fases. Lejderman explicou que todos os rituais que a família e a comunidade fazem serve tanto para viver o luto como para lembrar da pessoa que se foi.

 

A psicóloga diretora do CEFI e fundadora do CORA - Núcleo de Luto do CEFI, Adriana Zilberman mediou o encontro.

 

Assista o webinar no Youtube pelo link: https://youtu.be/JET_2aR58Eg