Programa de Mindfulness para Regulação Emocional e Qualidade de Vida (curso remoto)

“Você pode não parar ondas, mas pode aprender a surfar” Jon Kabat-Zinn
  • Público alvo:

    Pessoas interessadas no tema, em aprender uma prática de promoção de bem-estar e qualidade de vida que pode ser útil para lidar com estresse cotidiano, situações difíceis no dia a dia como sintomas de ansiedade, depressão, comportamentos compulsivos ou reativos.

  • Carga horária total

    18h

  • Período

    O programa será realizado em oito semanas, com um encontro semanal, nas quintas, nos dias 15, 22, 29 de outubro, 05, 12, 19, 26 de novembro e 03 de dezembro 2020
    18:45 às 21:00

  • Local

    Online - Transmitido via plataforma Zoom


Investimento

  • Investimento:

    4 x R$200,00
Inscreva-se no treinamento

Mindfulness é a consciência que emerge ao prestarmos atenção no
momento presente de forma intencional, com abertura, curiosidade e sem
julgamentos. Estar consciente de nossas sensações corporais, emoções e
pensamentos de forma compassiva, acolhendo “o que já está” é uma
habilidade essencial para o autocuidado e escolhas em direção a seus valores
pessoais.
 
Há evidências científicas sobre a eficácia de intervenções baseadas em
Mindfulness para uma grande variedade de transtornos mentais e físicos,
como, por exemplo, ansiedade, depressão, dor crônica, compulsão alimentar,
prevenção à recaída ao uso de drogas, entre outros.
As práticas são diferenciadas em dois tipos: formais e informais. As
práticas formais se referem ao uso da meditação Mindfulness como ferramenta
para desenvolver habilidades de atenção plena e aprofundar a consciência da
experiência. As práticas informais se referem à aplicação das habilidades
desenvolvidas em contextos cotidianos. Exemplos de práticas informais são
caminhar, comer, escutar, falar com atenção plena. Quando a atenção é
direcionada intencionalmente para tarefas rotineiras, pode-se transformar
qualquer momento vivido como um espaço de prática e crescimento.

No mundo agitado em que vivemos, tendemos a funcionar no piloto
automático. A intenção da prática é trazer atenção plena para a ação momento
a momento, possibilitando um contato mais consciente na relação com os
outros, o meio e com nossas sensações, pensamentos, emoções e
necessidades, mesmo em situações difíceis. Significa estar plenamente em
contato com a vivência do momento, sem estar absorvido por ela.
Este programa é baseado na experiência vivencial dos exercícios e
diferentes práticas orientadas e como elas podem ser utilizadas no dia a dia
para regulação emocional e qualidade de vida.

Objetivo


● Fomentar e orientar o estabelecimento de práticas de Mindfulness
baseadas em atenção focada, contemplação e compaixão;
● Contribuir para o reconhecimento dos fenômenos físicos, mentais e
emocionais, ao invés de reagir automaticamente a eles;
● Aumentar o nível de consciência das experiências sensoriais;
● Auxiliar no processo de autogestão da regulação emocional e bem-estar;
● Criar um espaço de compartilhamento de práticas pessoais e vínculo do
grupo;
● Facilitar o processo de conexão com o momento presente, com
aceitação, gentileza e engajamento em direção aos valores pessoais.

Metodologia

Este treinamento tem como base os programas Qualidade de Vida
Baseada em Mindfulness do Centro de Promoção de Mindfulness (CPM),
Framework Neurocognitivo Body in Mind (BMT), com ênfase na prática de
Mindfulness em Movimento e Prevenção de Recaída Baseado em Mindfulness
(MBRP) para comportamentos compulsivos e reativos.

Através de encontros vivenciais – teóricos serão abordados conceitos da
prática de Mindfulness baseados na experiência pessoal ao realizar exercícios
e diferentes práticas orientadas, dinâmicas de grupo e troca de experiências
entre os participantes. Vamos explorar as experiências pela perspectiva da
neurociência, psicologia, e da relação entre corpo e mente.

Textos, exercícios e os áudios das práticas de Mindfulness serão
disponibilizados semanalmente em formato digital via internet para que possam
ser utilizados entre as sessões para continuar a desenvolver a habilidade de
estar presente e usufruir dos benefícios no dia a dia.

Conteúdo Programático

Os oito temas abordados nos encontros são:
SESSÃO 1: Piloto Automático e Mindfulness
SESSÃO 2: Consciência de Gatilhos
SESSÃO 3: Mindfulness na Vida Diária
SESSÃO 4: Mindfulness em Situações Difíceis
SESSÃO 5: Aceitação e Ação Habilidosa
SESSÃO 6: Vendo Pensamentos como Pensamentos
SESSÃO 7: Autocuidado e Equilíbrio de Estilo de Vida
SESSÃO 8: Caminho Compartilhado e Prática Continuada

O desenvolvimento do programa também está baseado nos 5 Princípios do
Body-in-Mind Training (BMT):
1) Pausa
2) Intenção
3) Atenção
4) Hábitos Mentais
5) Compaixão

Corpo Docente

Angélica Nickel Adamoli
Educadora Física (UFPel). Especialista em Atenção Psicossocial (UFPel);
Educação Física Adaptada e Saúde (UGF) e Mestrado em Educação Física
(UFPel). Doutoranda em Psicologia Clínica (PUCRS) pesquisando sobre os
efeitos da prática de Mindfulness na redução do estresse, dor e melhora da
qualidade de vida de pessoas em hemodiálise. Possui formação no Modelo de
Prevenção de Recaída baseada em Mindfulness para Comportamentos
Compulsivos e Reativos - MBRP (UNIFESP), Modelo Framework
Neurocognitivo Body in Mind Trainning – BMT (King’s College London, UK)
com ênfase na prática de Mindfulness em movimento e no Programa de
Mindfulness para Qualidade de Vida (CPM). Possui experiência em condução
de grupos de Mindfulness e práticas corporais para população em geral e
clínica. Profissional de Educação Física do Hospital de Clínicas de Porto
Alegre, onde desenvolve ações de assistência, ensino e pesquisa na área da
saúde. Professora do Centro de promoção de Mindfulness (CPM).

Breno Irigoyen de Freitas
Psicólogo. Especialista em Terapias Cognitivas e Comportamentais na Infância
e na Adolescência (INFAPA). Mestre em Psicologia Clínica (PUCRS),
pesquisou a Terapia de Aceitação e Compromisso voltada à mulheres com
sobrepeso e obesidade. Doutorando em Psicologia (UFRGS). Possui formação
no Modelo de Prevenção de Recaída baseada em Mindfulness para
Comportamentos Aditivos (UNIFESP), Modelo Framework Neurocognitivo Body
in Mind Trainning – BMT (King’s College London, UK) com ênfase na prática de
Mindfulness em movimento e no Programa de Mindfulness para Qualidade de
Vida (CPM). Tem experiência em coordenação de grupos de adolescentes e
adultos. É supervisor do Programa SENTE - Educação sócio-emocional e
Mindfulness em escolas públicas e atua como psicólogo clínico. Professor do
Centro de promoção de Mindfulness (CPM).