Programa de Mindfulness ONLINE para Regulação Emocional e Qualidade de Vida

  • Público alvo:

    Pessoas interessadas no tema, em aprender uma prática de promoção de bem-estar e qualidade de vida que pode ser útil para lidar com estresse cotidiano, situações difíceis no dia a dia como sintomas de ansiedade, depressão, comportamentos compulsivos ou reativos.

  • Carga horária total

    18 horas/aula

  • Período

    O programa será realizado em oito semanas, com um encontro semanal, nas quintas, nos dias 09, 16, 23 e 30 de julho, 06, 13, 27 de agosto e 03 de setembro.
    18:45 às 21:00

  • Local

    Curso Online


Investimento

  • Estudantes de graduação, sênior, alunos e ex-alunos do CEFI:

    Têm 10 % de desconto
  • Geral

    4 parcelas de 200,00
Inscreva-se no curso

Mindfulness é a consciência que emerge ao prestarmos atenção no momento presente de forma intencional, com abertura, curiosidade e sem julgamentos. Estar consciente de nossas sensações corporais, emoções e pensamentos de forma compassiva, acolhendo “o que já está” é uma habilidade essencial para o autocuidado e escolhas em direção a seus valores pessoais.

Há evidências científicas sobre a eficácia de intervenções baseadas em Mindfulness para uma grande variedade de transtornos mentais e físicos, como, por exemplo, ansiedade, depressão, dor crônica, compulsão alimentar, prevenção à recaída ao uso de drogas, entre outros. 

As práticas são diferenciadas em dois tipos: formais e informais. As práticas formais se referem ao uso da meditação Mindfulness como ferramenta para desenvolver habilidades de atenção plena e aprofundar a consciência da experiência. As práticas informais se referem à aplicação das habilidades desenvolvidas em contextos cotidianos. Exemplos de práticas informais são caminhar, comer, escutar, falar com atenção plena. Quando a atenção é direcionada intencionalmente para tarefas rotineiras, pode-se transformar qualquer momento vivido como um espaço de prática e crescimento. 

No mundo agitado em que vivemos, tendemos a funcionar no piloto automático. A intenção da prática é trazer atenção plena para a ação momento a momento, possibilitando um contato mais consciente na relação com os outros, o meio e com nossas sensações, pensamentos, emoções e necessidades, mesmo em situações difíceis. Significa estar plenamente em contato com a vivência do momento, sem estar absorvido por ela.

Este programa é baseado na experiência vivencial dos exercícios e diferentes práticas orientadas e como elas podem ser utilizadas no dia a dia para regulação emocional e qualidade de vida.

 

Carga horária: 18 horas/aula

Objetivos: 

  • Fomentar e orientar o estabelecimento de práticas de Mindfulness baseadas em atenção focada, contemplação e compaixão;

  • Contribuir para o reconhecimento dos fenômenos físicos, mentais e emocionais, ao invés de reagir automaticamente a eles;

  • Aumentar o nível de consciência das experiências sensoriais;

  • Auxiliar no processo de autogestão da regulação emocional e bem-estar;

  • Criar um espaço de compartilhamento de práticas pessoais e vínculo do grupo;

  • Facilitar o processo de conexão com o momento presente, com aceitação, gentileza e engajamento em direção aos valores pessoais.

Metodologia

Este treinamento tem como base os programas Qualidade de Vida Baseada em Mindfulness do Centro de Promoção de Mindfulness (CPM), Framework Neurocognitivo Body in Mind (BMT), com ênfase na prática de Mindfulness em Movimento e Prevenção de Recaída Baseado em Mindfulness (MBRP) para comportamentos compulsivos e reativos.

Através de encontros vivenciais – teóricos serão abordados conceitos da prática de Mindfulness baseados na experiência pessoal ao realizar exercícios e diferentes práticas orientadas, dinâmicas de grupo e troca de experiências entre os participantes. Vamos explorar as experiências pela perspectiva da neurociência, psicologia, e da relação entre corpo e mente. 

Textos, exercícios e os áudios das práticas de Mindfulness serão disponibilizados semanalmente em formato digital via internet para que possam ser utilizados entre as sessões para continuar a desenvolver a habilidade de estar presente e usufruir dos benefícios no dia a dia.

 

Programa: 

Os oito temas abordados nos encontros são: 

SESSÃO 1: Piloto Automático e Mindfulness

SESSÃO 2: Consciência de Gatilhos

SESSÃO 3: Mindfulness na Vida Diária

SESSÃO 4: Mindfulness em Situações Difíceis

SESSÃO 5: Aceitação e Ação Habilidosa

SESSÃO 6: Vendo Pensamentos como Pensamentos

SESSÃO 7: Autocuidado e Equilíbrio de Estilo de Vida

SESSÃO 8: Caminho Compartilhado e Prática Continuada

 

O desenvolvimento do programa também está baseado nos 5 Princípios do Body-in-Mind Training (BMT):

1) Pausa

2) Intenção

3) Atenção

4) Hábitos Mentais

5) Compaixão

Facilitador/a

Angélica Nickel Adamoli
Educadora Física (UFPel). Especialista em Atenção Psicossocial (UFPel);
Educação Física Adaptada e Saúde (UGF) e Mestrado em Educação Física
(UFPel). Doutoranda em Psicologia Clínica (PUCRS) pesquisando sobre os
efeitos da prática de Mindfulness na redução do estresse, dor e melhora da
qualidade de vida de pessoas em hemodiálise. Possui formação no Modelo de
Prevenção de Recaída baseada em Mindfulness para Comportamentos
Compulsivos e Reativos - MBRP (UNIFESP) e em formação no modelo
neurocognitivo Body in Mind Trainning – BMT (King’s College London, UK) com
ênfase na prática de Mindfulness em movimento. Possui experiência em
condução de grupos e diferentes práticas corporais. Profissional de Educação
Física do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, onde desenvolve ações de

assistência, ensino e pesquisa na área da saúde. Professora do Centro de
promoção de Mindfulness (CPM).
Breno Irigoyen de Freitas
Psicólogo. Especialista em Terapias Cognitivas e Comportamentais na Infância
e na Adolescência (INFAPA). Mestre em Psicologia Clínica (PUCRS),
pesquisou a Terapia de Aceitação e Compromisso voltada à mulheres com
sobrepeso e obesidade. Doutorando em Psicologia (UFRGS). Possui formação
no Modelo de Prevenção de Recaída baseada em Mindfulness para
Comportamentos Aditivos (UNIFESP), está em formação e está em formação
no modelo neurocognitivo Body in Mind Trainning – BMT (King’s College
London, UK), com ênfase na prática de Mindfulness em Movimento; e tem
experiência em coordenação de grupos de adolescentes e adultos. É
supervisor do Programa SENTE - Educação sócio-emocional e Mindfulness em
escolas públicas e atua como psicólogo clínico. Professor do Centro de
promoção de Mindfulness (CPM).