Programa de Mindful Eating

Treinamento de Consciência Alimentar Baseado em Mindfulness (MBEAT)
  • Público alvo:

    Público geral; Pessoas que fizeram muitas dietas e reganharam o peso; Pessoas que sofrem com efeito sanfona; Pessoas com histórico de compulsão alimentar ou com histórico de comer emocional ou comer exagerado e transtornado; Pessoas que desejam estabelecer uma relação saudável com a comida, reconhecendo e transformando seus hábitos.

  • Carga horária total

    25 horas

  • Período

    Quintas-feiras, 03, 10, 17 e 24 de fevereiro; 03, 10, 17 e 24 de março; 07 e 21 de abril de 2022.
    Das 19h às 21h30

  • Local

    Remoto


Investimento

  • R$ 900,00 parcelados em até 4 vezes

    10% de desconto à vista
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Este programa trabalha questões relacionadas ao comportamento alimentar e integra a ciência da prática da meditação, que serve como base para o cultivo da capacidade de trazer consciência sem julgamentos para os processos complexos envolvidos na escolha dos alimentos, na decisão de começar a comer e de parar de comer, cultivando uma alimentação consciente, ajudando as pessoas a engajar as habilidades inatas de usar os sinais de fome e saciedade, o prazer de comer, enfatizando a “qualidade em vez da quantidade” ao fazê-lo e também cultiva o equilíbrio emocional e a autoaceitação e a ciência de nossa relação com alimentação, nutrição e consciência corporal, juntamente com teorias de autorregulação.

Mindfulness é definido como um processo em que trazemos a atenção para o momento presente, estando conscientes do que se passa em nosso corpo, mente e emoções. Quando praticamos mindfulness estamos vivendo o presente de forma intencional, momento a momento, com abertura, curiosidade e gentileza. O mindful eating (comer com atenção plena) incorpora princípios de autoconsciência e auto aceitação relacionados à alimentação e experiência corporal que são aplicáveis a praticamente qualquer pessoa.

O Treinamento de Consciência Alimentar Baseado em Mindfulness (MB-EAT) foi desenvolvido para o tratamento do transtorno da compulsão alimentar (TCA) e questões relacionadas ao comportamento alimentar e integra a ciência da prática da meditação, que serve como base para o cultivo da capacidade de trazer consciência sem julgamentos para os processos complexos envolvidos na escolha dos alimentos, na decisão de começar a comer e de parar de comer, cultivando uma alimentação consciente, ajudando as pessoas a engajar as habilidades inatas de usar os sinais de fome e saciedade, o prazer de comer, enfatizando a “qualidade em vez da quantidade” ao fazê-lo e também cultiva o equilíbrio emocional e a autoaceitação e a ciência de nossa relação com alimentação, nutrição e consciência corporal, juntamente com teorias de autorregulação.

O programa cultiva a “sabedoria interna” e a “sabedoria externa”. A “sabedoria interna”envolve uma maior consciência da fome física, plenitude e sabor, junto com mais consciência dos gatilhos não nutritivos para comer. A “sabedoria externa” significa fazer uso mais equilibrado das informações nutricionais, em sintonia com as necessidades e preferências pessoais de cada um. Comer consciente envolve não apenas saber quando começar a comer, mas também saber quando parar.

Estudos mostraram melhora significativa na regulação alimentar em pessoas com e sem transtorno da compulsão alimentar, melhora em quadros de depressão, além de demonstrar eficácia no tratamento de padrões de compulsão alimentar associados ao transtorno da compulsão alimentar. Pesquisas em andamento sugerem que o MB-EAT pode ser adaptado para lidar com a perda de peso, sem perder sua eficácia no tratamento dos sintomas associados à compulsão alimentar, incluindo indivíduos com níveis variados de obesidade, com e sem compulsão alimentar e diabetes tipo II.

 

OBJETIVO GERAL:

● Estabelecer uma relação de mais cuidado e respeito com o corpo e a alimentação;

● Interromper ciclos disfuncionais de compulsão alimentar, auto-recriminação e restrição excessiva;

 

OBJETIVO ESPECÍFICO:

● Apresentar o mindfulness e mindful eating;

● Auxiliar os indivíduos a cultivar a consciência dos gatilhos internos e externos para comer;

● Recuperar os processos fisiológicos naturais de regulação alimentar;

● Enfatizar os aspectos de prazer e nutrição da alimentação, ao mesmo tempo que incentiva padrões mais saudáveis de escolha de alimentos, em termos de tipos e quantidade de alimentos ingeridos;

● Auxiliar as pessoas a terem um senso de equilíbrio flexível em relação à alimentação e a elas mesmas.

 

METODOLOGIA:

Este programa de 10 encontros do protocolo MB-EAT é uma forma eficaz de internalizar e manter as mudanças de comportamento alimentar e de perceber sensações físicas e emocionais associadas à alimentação. Combina práticas de mindfulness e mindful eating com psicoeducação nutricional. Todas as sessões incluem prática de atenção plena; os participantes são incentivados a praticar diariamente em casa, inicialmente por 10 minutos e depois por 20 minutos.

 

DIFERENCIAIS:

● O grupo traz uma nova forma de se relacionar consigo mesmo, trabalhando questões relacionadas à alimentação, corpo e mente podendo melhorar a relação com a comida de uma forma que não necessite realizar dietas restritivas

● A instrutora foi treinada pelo Mindful Eating Training Institute;

● Estudos mostraram melhora significativa na regulação alimentar em pessoas com e sem transtorno da compulsão alimentar, melhora em quadros de depressão, além de demonstrar eficácia no tratamento de padrões de compulsão alimentar associados ao transtorno da compulsão alimentar.

● Pesquisas em andamento sugerem que o MB-EAT pode ser adaptado para lidar com a perda de peso, sem perder sua eficácia no tratamento dos sintomas associados à compulsão alimentar, incluindo indivíduos com níveis variados de obesidade, com e sem compulsão alimentar e diabetes tipo II.

 

CONTEÚDO PROGAMÁTICO: 

Sessão 1: . Sabedoria Interna/Sabedoria Externa; Exercício da Uva Passa; Introdução à prática de mindfulness

Sessão 2: Mini Meditação; Ingerindo Alimentos Ricos em Gordura com Atenção Plena: Pão de queijo; Sabedoria Externa: Desafio da Qualidade versus Quantidade; Introdução ao “Mantendo o Equilíbrio”. Ingerindo Frutas e Vegetais com Atenção Plena; Meditação Integrada da Alimentação com Atenção Plena.

Sessão 3: Consciência da Fome; Alimentação Emocional e Outros Gatilhos; Escaneamento Corporal; O ato de se pesar.

Sessão 4: Introdução à Atividade Física/Pedômetros; Saboreando o Chocolate: Saciedade/Satisfação do Paladar; Auto-Toque Curador.

Sessão 5: Sensação de Estômago Cheio e Saciedade Corporal; Fazendo Escolhas Alimentares: Biscoitos versus Chips; Alimentação e Emoções; Meditação do Perdão.

Sessão 6: Saboreando um alimento em Atenção Plena; Refeição “Junta Panelas”; Revisão do desafio da qualidade versus quantidade.

Sessão 7: Movimento Consciente/Atividade Física; Meditação Caminhando; Análise dos Encadeamentos; Estresse e Alimentação; Meditação dos Gatilhos Alimentares; Meditação da fissura; yoga na cadeira. Sessão 8: Continuação da Análise dos Encadeamentos; Exercício dos Valores Pessoais; Meditação do Meu Alimento Favorito; Mantendo a Mudança.

Sessão 9: Meditação da Sabedoria; Lanchando com Atenção Plena; Revisão do “Mantendo Equilíbrio” com uma Meditação de Sabedoria guiada.

Sessão 10: Continuando a Mudança; Meditação da Autoaceitação. Reunião Final de Acompanhamento; Check-in do “Mantendo o Equilíbrio”; Revisão Geral; Comendo para Celebrar.

Corpo Docente

Maitê Freitas Ranheiri

Maitê Freitas Ranheiri

Instrutora de Mindful Eating (MB-EAT) pelo Instituto de Comportamento Alimentar - ICA e Mindful Eating Training Institute (2021). Nutricionista formada pela PUCRS (2016). Professora de Pós Graduação em Equilíbrio Alimentar - CEFI. Nutricionista Clínica do Sacefi. Pesquisadora em Mindfulness no projeto Hemo Mindful Program – PUCRS/HCPA. Aperfeiçoada em Nutrição Clínica Pediátrica – Hospital de Clínicas de Porto Alegre (2019).