Faculdade do Cefi

PAREI. E AGORA?

DESAFIOS DA APOSENTADORIA
PAREI. E AGORA?

A aposentadoria é considerada por muitos um momento de total satisfação, de descanso e de fazer apenas o que se gosta, sem horários e obrigações. Mas em muitos casos, os  aposentados têm dificuldades em se adaptar a esta nova fase da vida. 

Para estas pessoas que já se aposentaram e estão com alguma dificuldade ou até sofrimento, estamos  oferecendo o curso para que possam, em conjunto, replanejar e refazer o seu caminho de aposentadoria.

Sobre o Treinamento:

Esse é um curso diferente e inovador que busca resgatar a satisfação das pessoas que já se aposentaram e não estão felizes. Muitas empresas oferecem cursos de preparação para aposentadoria, mas não há cursos para aqueles que já se aposentaram e não se adaptaram.

O treinamento visa Estimular o participante na construção de projetos e planos que possibilitem a vivencia desta nova fase da vida de forma mais prazerosa.

Objetivos:

  • Refletir sobre os sonhos e planos que o aposentado tinha para a sua aposentadoria antes de iniciá-la.

  • Propiciar um ambiente de troca entre os participantes que estão passando pelo mesmo momento da vida.

  • Introduzir conceitos contemporâneos sobre as questões do envelhecer e da aposentadoria.

Conteúdo programático:

  • História de Vida e Trabalho
  • Representações de Aposentadoria
  • Saúde biopsicossocial no Envelhecimento
  • Finanças e Aposentadoria: medos, preocupações e vivências
  • Família, Casamento e Aposentadoria
  • Planejamento de Vida
Inscreva-se no treinamento

Corpo Docente

Luiziane Bellaguarda Brusa da Costa

Luiziane Bellaguarda Brusa da Costa

Mestre em Educação e Envelhecimento pela UFRGS. Especialização em Linguagem/IPA e em Gerontologia Social/UFRGS. Fonoaudióloga. Palestrante e consultora nas áreas de Gestão de Políticas Públicas para população idosa; Direitos Humanos; Diversidade e Inclusão; Elaboração e acompanhamento de Projetos Sociais – Parcerias público/privado; Controle Social – Conselhos e Fundos do Idoso. Coordenou a Política de Atenção à Pessoa Idosa do Estado do Rio Grande do Sul ente 2016 e 2019. Coordenou a elaboração do 1º Diagnóstico da Situação da Pessoa Idosa no Estado do Rio Grande do Sul (2018).

Janete Rousselet de Souza

Janete Rousselet de Souza

Médica Geriatra e Gerontóloga desde 1999. Mestre em Gerontologia Biomédica IGG/PUCRS. Preceptora do Serviço de Medicina Interna do Grupo Hospitalar Conceição.

Simone das Neves Assis

Simone das Neves Assis

Psicóloga, Especialização em Psicologia Hospitalar (UFRGS) , Mestre em Ciências da saúde: Neurociências (PUCRS ), Doutora em Gerontologia Biomédica (PUCRS), Pesquisadora colaboradora do Centro de Memória PUCRS, do Grupo de Neurogeriatria HCPA e do Laboratório de Isquemia Cerebral UFRGS. Revisora da Revista Ciêntifica da UFSC, Revista Contextos Clínicos e Revista Cadernos Brasileiros de Saúde Mental da Associação Brasileira de Saúde Mental. Membro científico do Instituto de Alzheimer e Parknson do Rio Grande do Sul.

Eduardo Hostyn Sabbi

Eduardo Hostyn Sabbi

Psiquiatra, Pós graduado em Hotelaria Hospitalar, Mestre em Ciências da Saúde pela UFCSPA, Coordenador da Psicogeriatria do Inst. Abuchaim e do CEJBF Professor titular do IBCMED e CCYM, Diretor-proprietário da Vitalis Morada Sênior, Conselheiro da ABRAz Nacional e Presidente da ABRAz RS.

Coordenação

Simone Bracht Burmeister

  • Público alvo:

    Pessoas aposentadas que não estejam satisfeitas com a vivência desta etapa da vida ou que queiram fazer uma revisão dos seus planos de vida.

  • Carga horária total

    24h/a

  • Período

    14/09, 21/09, 28/09, 05/10, 19/10, 26/10, 09/11 e 16/11
    15h às 18h, todas as quartas

  • Local

    CEFI - Porto Alegre

Inscreva-se no treinamento