notícias

Pais e familiares de pessoas com desregulação emocional podem se inscrever no treinamento de habilidade da Terapia Comportamental Dialética (DBT)

Estão abertas as inscrições para a nona turma do “Treinamento de Habilidades da Terapia Comportamental Dialética (DBT) para pais e familiares de pessoas com desregulação emocional”. Podem participar todas as pessoas interessadas em aprender as habilidades da Terapia Comportamental Dialética para lidar com parentes, amigos ou colegas que tenham desregulação emocional. O programa, na modalidade remota, ocorrerá em 10 encontros, sempre das 19h às 21h, semanalmente, às segundas-feiras, a partir do dia 17 de maio até o dia 19 de julho.

Por que fazer o treinamento?
Muitas vezes, os familiares não entendem determinados comportamentos de parentes e podem ter reações inapropriadas e nocivas. Além disso, é comum a família ter poucas fontes de apoio e receber informações inapropriadas, tanto de outros parentes, quanto de profissionais que não estão capacitados para lidar com a desregulação emocional. Por outro lado, o parente tende a se sentir invalidado por sua família, amigos e por si mesmo, criando uma sensação de isolamento. Forma-se um padrão de interações e emoções negativas, cujo resultado é uma família cansada e emocionalmente desregulada. Diante disso, é essencial o acesso ao aprendizado de habilidades que somem, estimule o amor, compaixão pelo seu familiar.

O treinamento proposto objetiva diminuir o estresse da família, auxiliar na comunicação, reconstruir a confiança entre os membros do núcleo familiar, trocar a ira pela empatia, ajudar os participantes a entender esta desordem e ensinar habilidades para melhorar a qualidade da relação familiar. O conteúdo programático inclui: Consciência Plena; Regulação das Emoções; Validação; Psicologia Comportamental; Efetividade Interpessoal; Estratégias de Compromisso e Resolução de Problemas;
Limites Pessoais, Compaixão e Autocompaixão; Tolerância ao Mal-estar e Como Enfrentar Condutas de Risco; e Aceitação Radical. Ao final do curso, os participantes serão capazes de conhecer as diferentes habilidades e saber quando devem utilizá-las e reproduzi-las no contexto familiar.

As aulas serão online, pela plataforma Zoom, com atividades teórico-práticas, role playing e exercícios para fazer em casa. A família receberá na sua casa um Manual do curso com as orientações, psicoeducação e fichas de tarefas.

Os instrutores serão o Psicólogo, Mestre em Psicoterapia, formado em Terapia Comportamental Dialética (DBT) e com múltiplos treinamentos em Terapia de Aceitação e Compromisso, Terapia Analítico-Funcional e diversas Terapias Contextuais, José Ignácio Cruz Gaitán, e a Psicóloga, Mestre em Psicologia Social, Doutora em Psicologia Clínica, Especialista em Terapia de Casal e Família, com formação em Terapias Comportamentais Contextuais e Diretora do CEFI, Mara Lins.

As inscrições podem ser feitas clicando aqui.