Terapias Contextuais

CEFI Contextus

INFORMAÇÕES GERAIS:

O CEFI Contextus é um núcleo profissional que se dedica ao estudo e desenvolvimento da Ciência Comportamental Contextual (Contextual Behavioral Sciences – CBS) e à sua aplicação clínica por meio das Terapias Contextuais, as quais são um conjunto de abordagens psicoterapêuticas que têm em comum o uso de estratégias tecnológicas fundamentadas na CBS para promover mudanças significativas na vida das pessoas que buscam apoio psicológico.

 

COORDENAÇÃO:

José Inácio Gaitán

 

HISTÓRICO:

A equipe CEFI Contextus é formada por profissionais de Psicologia e Psiquiatria que vem realizando treinamentos amplos e aprofundados em Terapias Comportamentais Contextuais desde o ano de 2013. Desenvolve tratamentos psicoterápicos utilizando abordagens como FAP, ACT, DBT e IBCT. Sua atuação se volta a auxiliar as pessoas a estarem presentes em suas próprias vidas, agindo de modo consistente com seus próprios valores mesmo em face de dificuldades e sofrimentos. Em nossa atuação clínica buscamos também desenvolver as habilidades necessárias à experiência de conexão interpessoal autêntica e ao cultivo de relacionamentos significativos e nutridores.

Além da atuação clínica, o CEFI Contextus também está comprometido com a construção e divulgação de conhecimento sobre as abordagens contextuais. Buscamos, por meio de ações de ensino, formação profissional e pesquisa, contribuir para o progresso dos conhecimentos no campo da Ciência Comportamental Contextual e de suas formas de aplicação prática.

A equipe elabora o blog Contextus no link http://terapiascontextuais.com.br/, com temas, artigos e assuntos realcionados às temáticas de atuação. 

 

MEMBROS:

José Ignacio Cruz Gaitán - Psicólogo. Mestre em Psicoterapia. Me mbro dos Núcleos VIDA, CORA e CONTEXTUS no CEFI. Formado em Terapia dialéctica Conductual pelo Behavioral Tech e com múltiples treinamentos em Terapia de Aceitação e Compromiso, Terapia Analítico-Funcional e diversas terapias Contextuais. Coordinador do Núcleo Vida para a atenção ao risco de Suicidio e Coordinador da especialização em Terapias Comportamentais Contextuais Baseadas em procesos do CEFI. Miembro da ACBS Chapter México, Diretor do Centro de Terapia Conductual de Occidente em Guadalajara, México. Co-autor do livro “Duelo: Tratamiento basado en la terapia de Aceptación y Compromiso” assim como artigos e capítulos de livro sobre suicídio e luto. Tem experiência clínica com pacientes em risco de suicídio, luto por suicídio, Depressão, Ansiedade e pacientes com dificultades de regulação emocional.

Mara Lins - CRP 07/05966 Psicóloga. Mestre em Psicologia. Especialista em Terapia de Casal e Família. Treinamento intensivo em Terapias Contextuais realizado no CIPCO em Córdoba/Argentina. Realizando doutorado em Psicologia Clínica sobre Terapia Comportamental Integrativa de Casal (Integrative Behavioral Couple Therapy-IBCT) na Universidade UNISINOS - Brasil. Professora e Supervisora de cursos de pós-graduação do CEFI. Formação em DBT. Psicoterapeuta ACT e IBCT. Membro da ACBS. Diretora do CEFI. Na clínica trabalha especialmente como terapeuta de casal com base nas terapias contextuais.

Mariana Sanseverino Dillenburg - CRP 07/27708 Psicóloga graduada pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Mestranda no Grupo de Pesquisa Avaliação e Atendimento em Psicoterapia Cognitiva Comportamental (GAAPCC) coordenado pela professora Margareth da Silva Oliveira na PUCRS. Especialização em andamento em Terapias Comportamentais Contextuais pelo CEFI/CIPCO. Possui treinamento em Terapia Comportamental Dialética (DBT) pelo CEFI. Experiência com atendimentos clínicos, domiciliares, atendimento a pessoas enlutadas e grupo de treinamento de habilidades. É membro da equipe do CEFI Contextus desde 2018. Atua em consultório particular.

Martha Wallig Brusius Ludwig - CRP 07/13821 Psicóloga graduada pela Pucrs. Atua como psicoterapeuta individual na clínica há 15 anos. Trabalha com capacitação e supervisão de profissionais da saúde (nutrição, enfermagem, psicologia) para melhorar motivação e adesão a novos comportamentos, assim como com orientação de grupos de treino de pais. Atuação com grupos interdisciplinares de mudança do estilo de vida, emagrecimento e cessação do tabagismo. Tem Mestrado em Psicologia Clínica pela PUCRS e Doutorado em Psicologia (Pucrs/Umbc), com estágio na University of Maryland Baltimore County com Carlo DiClemente. É professora universitária e supervisora de estágio profissional nos serviços escola desde 2010, na UNISINOS desde 2013. Realizou Treinamento em Entrevista Motivacional com William Miller (Texas), Especialização em Terapia Individual Sistêmica pelo Cefi (2007) e Especialização em Terapias Comportamentais Contextuais CEFI/CIPCO (2017 a 2019). É membro da equipe Cefi Contextus desde 2018.

Vanessa Stechow - Psicóloga (PUCRS). MBA em Gestão de Pessoas com ênfase em Estratégia (FGV/RS), Didata em Dinâmica dos Grupos (SBDG) e qualificação como Analista PDA (Personal Development Analysis). Formação Internacional em Coaching Executivo Organizacional - Metodologia Ontológica Transformacional com Leonardo Wolk, em Líder Coach pelo ICI e The Coaching Clinic – Corporate Coach U. Formação em Coaching de Equipes com John Leary-Joyce (Academy of Executive Coaching - Inglaterra), Curso de Coaching de Equipe com Áurea Castilhos e Cursos de Aprofundamento sobre Coaching com Rosemary Napper (Inglaterra). Formação em Gestalt-Terapia (Gestalt Centro). Especialização em Terapias Comportamentais Contextuais de Terceira Geração (CEFI/CIPCO). Formação complementar em Terapia Comportamental Dialética (DBT) e Terapia de Aceitação e Compromisso (ACT). Atua na área clínica com adultos, adolescentes e casais com enfoque nas Terapias Contextuais. É membro da equipe CEFI Contextus. Foi docente nas Universidades PUCRS (1999), Universidades Integradas Cândido Rondon/MT (2001) e La Salle Businnes School/RS, no MBA de Gestão de Pessoas e Liderança Coach (2015 e 2016). É Coordenadora e Facilitadora da Formação em Dinâmica dos Grupos - SBDG.

 

OBJETIVOS:

As terapias com enfoque contextual consideram a relação terapêutica a base para o trabalho psicoterápico eficaz. Desta forma, procuramos adequar as demandas e necessidades de cada paciente respeitando sempre o estilo pessoal de cada terapeuta. Um dos principais objetivos deste trabalho está no desenvolvimento de habilidades intrapessoais e interpessoais para que o paciente possa viver uma vida plena, baseada em seus valores.


ATIVIDADES REALIZADAS:

- Psicoterapia com crianças, adolescentes, adultos, casais e famílias.

- Grupo de Treinamento em Habilidades destinado a pacientes específicos, baseado no modelo da Terapia Comportamental Dialética, desenvolvida por Marsha Linehan.

 

CURSOS:

Curso Intensivo de Verão "Aplicações Clínicas em Terapias Comportamentais Contextuais Focadas em Processos" ocorre nos dias 10 a 14 de janeiro de 2022, das 18h às 22h. - Para mais informação CLIQUE AQUI.

Treinamento de Habilidades de DBT para Adultos - Para mais informação CLIQUE AQUI.

Workshop "Terapia de Aceitação e Compromisso (ACT) de Maneira Criativa e Eficaz por meio da Análise Clínica do Comportamento" ocorre dia 10 e 11 de sexembro de 2021. - Para mais informações CLIQUE AQUI

 

CLÍNICA:

Oferecemos atendimento clínico na abordagem da terapia contextual comportamental clínica do CEFI (Sacefi).