notícias

Maratona de Psicologia ocorreu neste sábado com público variado

A Maratona de Psicologia do CEFI / FACEFI ocorreu nesse sábado (28/08) em homenagem à semana da psicologia, que comemora seu dia em 27 de agosto. Com o tema “Psicologia: Desafios em Diferentes Contextos”, o evento abordou assuntos diversificados ao longo do dia e com participação de diversos profissionais.

O evento começou com as boas vindas Após, a primeira palestra foi sobre “Habilidades do Terapeuta Cognitivo-comportamental: Desafios da Prática clínica” com as psicólogas do Núcleo COG, Francine Gonçalves, Patricia Godoy e Gabriela Melo. Foram mencionadas diversas habilidades sociais com destaque a curiosidade, pois ela é essencial a profissão.  Depois, o Núcleo Sys abordou os “Dilemas da Coparentalidade” em um bate papo com aspectos descontraído e, ao mesmo tempo, trazendo muito conteúdo com os psicólogos Gabriela Techio, Daniel Mazzali, Guilherme Moritz e Bruna Carlesso. Foi abordada a definição de coparentalidade, a importância dela nas famílias e o trabalho que o psicólogo tem para colaborar na melhora dessas relações.

Em seguida veio a apresentação sobre as “Feridas de Apego e Reparação na Terapia Focada nas Emoções (EFT)” com a palestra internacional, Giulia Altera (Itália), e a Adriana Zilberman, do Núcleo EFT. Foi explicada a definição da ferida de apego, como o EFT aborda essa ferida e, a partir disso, trabalha a relação do casal. Seguindo a programação, a palestra “Terapeutas e Pacientes: entre Vínculo e Ressonâncias no Processo do Luto” foi apresentada pelo Núcleo CORA, pelas psicólogas Ana Maria Dall’Agnese e Marivone Lucas, abordando a importância do processo de luto e da capacitação para atendimento desses pacientes.

A “Regulação Emocional” foi o tema da conversa do Núcleo Contextus com os psicólogos Ana Paula Domeneghini, Giovani Gato e José Ignácio Cruz Gaitán falando da importância dos aprendizados e de treinamentos de habilidade para a regulação emocional. Após. o Núcleo EduSex apresentou “Sexologia como Prática Clínica: o que mais Precisamos Saber?” com as psicólogas Lina Wainberg e Jamile Peixoto falando sobre a importância da sexologia e a capacitação de mais profissionais na área. 

A “A trajetória da Política Nacional sobre Drogas: Redução de Danos e Abstinência” foi apresentado pelas psicólogas Carla Weber e Elaine Cristina de Oliveira, do Núcleo Integração explicando as diferenças entre as duas abordagens. E para finalizar ocorreram sorteios para quem estava presente no evento.