Maratona de DBT

Treinamentos de Habilidades da Terapia Comportamental Dialética (DBT) para população diversa (adolescentes, empresas, família, profissionais da saúde, adultos, uso de substâncias)
  • Público alvo:

    Público geral que queiram conhecer mais sobre a Terapia Comportamental Dialética (DBT)

  • Carga horária total

    2h

  • Período

    26 de abril de 2021 (segunda-feira)
    19h às 21h

  • Local

    Online


Investimento

  • Gratuito

Inscreva-se no evento

Esta maratona tem por objetivo apresentar de forma integrada a teoria e a prática dos Treinamentos de Habilidades da Terapia Comportamental Dialética (DBT)em diferentes populações. Serão discutidas as aplicações dos Treinamentos de Habilidades para: adolescentes, empresas, família, profissionais da saúde, adultos, uso de substâncias.

Esta maratona se propõe a apresentar e discutir o Treinamento de Habilidades de DBT enquanto intervenção em diferentes populações, clínicas e não clínicas. O aprendizado se dará a partir do escopo teórico da teoria proposta por Marsha Linehan e da prática da equipe com treinamentos na área. Serão abordados os diversos treinamentos de DBT que a equipe do CEFI Contextus atua, tais como adolescentes, empresas, família, profissionais da saúde, adultos, e usuários de álcool e outras substâncias. 

 

Corpo Docente

Vanessa Stechow - 07/05471

Vanessa Stechow - 07/05471

Psicóloga (PUCRS). MBA em Gestão de Pessoas com ênfase em Estratégia (FGV/RS), Didata em Dinâmica dos Grupos (SBDG) e qualificação como Analista PDA (Personal Development Analysis). Formação Internacional em Coaching Executivo Organizacional - Metodologia Ontológica Transformacional com Leonardo Wolk, em Líder Coach pelo ICI e The Coaching Clinic – Corporate Coach U. Formação em Coaching de Equipes com John Leary-Joyce (Academy of Executive Coaching - Inglaterra), Curso de Coaching de Equipe com Áurea Castilhos e Cursos de Aprofundamento sobre Coaching com Rosemary Napper (Inglaterra). Formação em Gestalt-Terapia (Gestalt Centro). Especialização em Terapias Comportamentais Contextuais de Terceira Geração (CEFI/CIPCO). Formação complementar em Terapia Comportamental Dialética (DBT) e Terapia de Aceitação e Compromisso (ACT). Atua na área clínica com adultos, adolescentes e casais com enfoque nas Terapias Contextuais. É membro da equipe CEFI Contextus. Foi docente nas Universidades PUCRS (1999), Universidades Integradas Cândido Rondon/MT (2001) e La Salle Businnes School/RS, no MBA de Gestão de Pessoas e Liderança Coach (2015 e 2016). É Coordenadora e Facilitadora da Formação em Dinâmica dos Grupos - SBDG.

 Martha Wallig Brusius Ludwig - CRP 07/13821

Martha Wallig Brusius Ludwig - CRP 07/13821

Psicóloga. Docente e Supervisora Clínica na área de Terapias Cognitivas e Comportamentais. Doutora em Psicologia pela PUCRS com estágio de doutorado nos Estados Unidos com Carlo DiClemente. Treinamento avançado em Entrevista Motivacional com William Miller no Texas e Curso de TCC com Judith Beck na Filadélfia. Especialista em Terapias Comportamentais Contextuais pelo CEFI/CIPCO. Membro da Equipe do Cefi Contextus. 

Mara Lins

Mara Lins

Psicóloga. Mestre em Psicologia Social. Doutora em Psicologia Clínica. Especialista em Terapia de Casal e Família. Formação em Terapias Comportamentais Contextuais, atuando principalmente com ACT, DBT e Terapia Comportamental Integrativa de Casal (Integrative Behavioral Couple Therapy-IBCT). Professora e Supervisora de cursos de pós-graduação do CEFI. Diretora da FACEFI. Membro da ACBS. Atual presidente da ACBS Brasil.

Mariana Sanseverino Dillenburg - CRP 07/27708

Mariana Sanseverino Dillenburg - CRP 07/27708

Psicóloga graduada pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Mestranda do Grupo de Pesquisa Avaliação e Atendimento em Psicoterapia Cognitiva Comportamental (GAAPCC) coordenado pela professora Margareth da Silva Oliveira na PUCRS. Especialista em Terapias Comportamentais Contextuais pelo CEFI/CIPCO. Possui treinamento em Terapia Comportamental Dialética (DBT) pelo CEFI. Experiência com atendimentos clínicos, domiciliares, atendimento a pessoas enlutadas e grupo de treinamento de habilidades. É membro da equipe do CEFI Contextus desde 2018. Atua em consultório particular.

José Ignácio Cruz Gaitán

José Ignácio Cruz Gaitán

Psicólogo. Mestre em Psicoterapia. Membro da equipe CEFI Cora e Contextus.
Formado em Terapia dialéctica Conductual pelo Behavioral Tech e com múltiples
treinamentos em Terapia de Aceitação e Compromiso, Terapia Analítico-Funcional e
diversas terapias Contextuais. Miembro da ACBS Chapter México, Diretor do Centro
de Terapia Conductual de Occidente em Guadalajara, México. Co-autor do livro
“Duelo: Tratamiento basado en la terapia de Aceptación y Compromiso” assim
como artigos e capítulos de livro sobre suicídio e luto. Tem experiência clínica com
pacientes em risco de suicídio, luto por suicídio, Depressão, Ansiedade e pacientes
com dificultades de regulação emocional.

Coordenação

Mara Lins

Coordenação Geral

Martha Ludwig

Diferenciais

Para conhecer as diversas aplicações do Treinamento de Habilidades com profissionais especialistas e com experiência clínica na área. 

Metodologia

A maratona será dividida em 6 treinamentos de habilidades de DBT, cada um ministrado por um membro da equipe com experiência na área. 

Objetivo

Adquirir conhecimento sobre DBT, Treinamento de Habilidades e suas diferentes aplicações.

Objetivo Específico

• Compreender o Treinamento de Habilidades no contexto de tratamento da DBT
• Conhecer a metodologia do Treinamento de Habilidades e seus temas trabalhados
• Entender a prática do Treinamento de Habilidades com populações diversas