Edusex Núcleo de Sexualidade

Edusex Núcleo de Sexualidade

 

APRESENTAÇÃO DO NÚCLEO EDUSEX

 A dimensão sexual humana é inata e complexa. A percepção e a expressão da sexualidade são fatores que impactam a qualidade de vida dos indivíduos.

No entanto, o tema sexo é um tema envolto em tabus e dificuldades em lidar com o assunto sexualidade é frequentemente fonte de sofrimento intra e interpessoal. 

Dificuldades sexuais podem influenciar o nível de satisfação e qualidade da relação conjugal. Casais em terapia, muito provavelmente, terão questões sexuais a serem trabalhadas, ainda que isso possa não ser o motivo principal da procura.

A construção da sexualidade no contexto familiar e o desafio de incluir o tema sexualidade nas terapias de família requer novas reflexões e estratégias de abordagem por parte dos profissionais de saúde.

Questões de gênero/identidade e orientação sexual na contemporaneidade nos convidam a buscar mais ativamente a compreensão e aceitação por parte da sociedade, através de estratégias de trabalho e intervenções para a inclusão da diversidade sexual e de gênero e para a educação sexual nas famílias.

Percebemos, no entanto, que dificuldades em abordar o tema também pode ser sentidas por profissionais, que muitas vezes não recebem esta formação e treinamento nos cursos de graduação, tornando-se esta área muitas vezes negligenciada.

 

É com este propósito que nasce o Núcleo CEFI- EDUSEX, ciente da necessidade de criar um espaço onde os terapeutas possam compartilhar e aprender a incluir questões sexuais como tópico integral à sua prática clínica. 

 

EQUIPE MULTIPROFISSIONAL:

 

  • Coordenação:  Michelli Osanai da Costa - CRM 22806: Médica Ginecologista/Obstetra; Certificação em Sexologia (FEBRASGO), Especialização em Terapia Sexual (ISEXP); Especialização em Terapia de Casal e Família (CEFI). Professora convidada nos cursos de especialização em terapia sistêmica do CEFI – Disciplina de Sexualidade do Casal. Preceptora da residência e Coordenadora do ambulatório de Sexologia do Serviço de Ginecologia do HSL- PUC-RS.
  • Adriana Zilberman - CRP 07/04780 . Psióloga pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1989) e Mestrado em Psicologia Social e da Personalidade pela PUCRS (2002). Especialista em Terapia Sistêmica Individual, de casal e família pelo CEFI (1993); Especialista em Psicologia Clínica pelo CFP (1999). Especialista em Terapia Cognitivo-comportamental pela FACCAT (2010, RS). Formação em Dinâmica de Grupos pela SBDG (2008), formação em Terapias Contextuais de Terceira Geração pelo CEFI ((2015) e treinamento em Terapia Focada nas Emoções com Casais com Sue Johnson (NY, 2016 e 2018). É membro do Conselho Deliberativo e Científico da Associação Gaúcha de Terapia Familiar (AGATEF). Atualmente é diretora, professora e supervisora dos cursos de Pós graduação do Centro de Estudos da Família e do indivíduo - CEFI , e foi responsável por trazer a EFT - Terapia focada nas emoções para o Brasil, em especial cursos e formações para intervenções com casais. Atua principalmente nos seguintes temas: família e casal, psicoterapia, luto e outras crises familiares, grupos.
  • Prof. Dr. João Alves: Médico Psiquiatra e Psicoterapeuta; Professor Universitário, Investigador e Pós-doutorando do Instituto de Educação da Universidade do Minho (Braga) na área dos direitos humanos, políticas públicas em saúde mental, relações e identidade de gênero, e identidade sexual; Membro do Conselho LGBTQ+ de Indiana (EUA); Membro do Midwestern Psychological Association (EUA); Doutor em Psicologia pela PUC-RS-BR; Mestre em Psicologia Social pela PUC-RS-BR.
  • Maria  Eliza Wilke -  CRP 07/04489: Formada em Psicologia pela PUCRS. Mestre em Psicologia Social  pala PUCRS. Especialista em Terapia de Casal e de Família pelo CEFI ,  Coordenadora de ensino no CEFI. Docente do curso de pós-graduação  em  Terapia  Sistêmica no CEFI. Psicoterapeuta de indivíduos, casais e famílias na abordagem  sistêmica.
  • Lina Wainberg - CRP 07/11129: Psicóloga, Especialista em Terapia de Casal e de Família, Mestre em Sexologia e Doutora em Psicologia. Membro da Diretoria da Sociedade Brasileira de Sexualidade Humana.
  • Bárbara Juliana Ahlert - Psicóloga (Unisinos) CRP 07/08704: Terapeuta de casais (Cefi); Terapeuta Sexual (Iphem RJ); Membro da Sociedade Brasileira de Sexualidade Humana; Idealizadora da Inteligencia Erotica.
  • Gabriela Techio - (CRP 07/28944): Formada em Psicologia (PUCRS) e Ciências Sociais (UFRGS). Especialista em Terapia Sistêmica pelo (CEFI) e mestranda em Psicologia Social (PUCRS).
  • Simone da Rosa de Moura -  CRP 07/33292: Bacharela em Psicologia pela Universidade La Salle. Especializanda em Psicoterapia Psicanalítica pelo GAEPSI. Experiência em pesquisa empreendimentos da economia solidária. Atuou no projeto de pesquisa no NASVID no atendimento à vítimas de violência doméstica e agressores. Atua como coordenadora e psicóloga na Associação Beneficente Recomeçar, trabalhando com pacientes com transtorno psiquiátrico.
  • Juliana Corrêa Pacheco - Psicóloga (CRP 07/33280) formada pela Universidade La Salle e pesquisadora das temáticas de gênero e sexualidade. Compõe a equipe do Projeto de Pesquisa "LGBTQ na Educação em Sexualidade Inclusiva: Potencialidades de uma Formação Coconstruída para Profissionais de Educação e Saúde", que tem como pesquisador responsável o Prof. Dr. João Alves. Cursa formação em Terapia Comportamental Dialética (ELO).
  • Caroline Mottin - CRP 07/29434 - Psicóloga. Especialização Clínica em Psicologia Sistêmica – Psicoterapia Individual, Casal e Família, pelo CEFI e formação complementar em Terapia Comportamental Dialética (DBT); Treinamento em Habilidades Sociais; O Luto no Indivíduo e na família, entre outros cursos mais rápidos também pelo CEFI. Possui formação em Formação em Terapia Cognitiva Sexual.

OBJETIVOS:

  1. Estudos no campo da terapia sexual, propondo maior integração entre os diferentes campos de abordagem.
  2. Palestras, cursos e eventos no tema Sexualidade Humana.
  3. Formação de recursos humanos especializados para atendimento em sexualidade humana.
  4. Atendimento individual, grupal e familiar em Sexologia.
  5. Desenvolvimento de projetos de pesquisa em sexualidade.

CONTATO:

edusex@cefipoa.com.br