Dilemas da Coparentalidade: teoria e prática

Intensivo de verão Sistêmica
  • Público alvo:

    Profissionais e estudantes de Psicologia, Psiquiatria, Serviço Social, Direito, Pedagogia e Psicopedagogia.

  • Carga horária total

    20h/aula

  • Período

    25 a 29 de Janeiro 2021
    18h às 22h

  • Local

    Curso Online


Investimento

  • Categoria 1:Estudantes de graduação, alunos CEFI, professores CEFI sênior

    3 parcelas de R$190,00
  • Categoria 2: Ex-Alunos CEFI

    3 parcelas de R$210,00
  • Categoria 3: Demais profissionais

10% de desconto à vista
Inscreva-se no curso

O curso visa aprofundar o conhecimento sobre a temática da coparentalidade, levando em consideração sua complexidade e todas as suas potencialidades. Direcionado a estudantes e profissionais interessados nos diferentes contextos de atendimento de casais e famílias. 

O curso abordará os desdobramentos do fenômeno da coparentalidade nos diferentes contextos, contemplando aspectos teóricos e práticos.

Coordenação Geral

Coordenação Técnica: Daniel B. Mazzali

 

Coordenação administrativa: Andreia Podolano

Metodologia

Curso online com aulas expositivas, discussões de casos, vivências e trabalho em pequenos grupos.

Conteúdo Programático

Aula 1 – Ser pais: coparentalidade nas diversas configurações familiares (Daniel Mazzali)

 

Aula 2 – Filhos como cabo-de-guerra: coparentalidade e alienação parental (Guilherme Moritz)

 

Aula 3 – Interações entre subsistemas familiares e o efeito Spillover (Gabriela Techio)

 

Aula 4 – Coparentalidade e seus reflexos na saúde e ajustamento dos filhos (Ana Carolina Peixoto S. Moraes)

 

Aula 5 – Coparentalidade na prática: técnicas para o atendimento de casais e famílias (Ana Carolina Peixoto S. Moraes e Guilherme Moritz) 

Diferenciais

Possibilidade de debater e se atualizar sobre um tema ainda pouco discutido com profissionais especialistas em Terapia Sistêmica com experiência em atendimentos de casais e famílias com foco na coparentalidade.

Corpo Docente

Ana Carolina Peixoto S. Moraes - CRP 07/23223

Psicóloga pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS); Especialista em Terapia Sistêmica com Indivíduos, Casais e Famílias pelo Centro de Estudos da Família e do Indivíduo (CEFI); Pós-graduada em Mindfulness aplicado na Clínica pelo Infapa. Cursa Mestrado no Programa de Pós-Graduação Psicologia e Saúde  da UFCSPA. Atua como psicóloga clínica no núcleo de atendimento sistêmico para indivíduos, casais e famílias do CEFI (Núcleo Sys) e em consultório particular. Atuou como psicóloga escolar e tem experiência com intervenções de Mindfulness e Educação Socioemocional pelo Programa SENTE. É professora convidada para cursos de Pós-Graduação do CEFI.

Ms. Daniel Bratta Mazzali - Psicólogo CRP 07/21353

Psicólogo graduado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2012) e mestre em Psicologia Clínica pela mesma universidade no qual abordou as intersecções da digitalidade com a prática clínica. É Especialista em Terapia Sistêmica nas modalidades Individual, de Casal e de Família pelo Centro de Estudos da Família e do Indivíduo e tem formação em Terapias Comportamentais Contextuais em parceria com o Centro Integral de Psicoterapias Contextuales (Córdoba - Argentina). Tem experiência como triagista e em atendimento clínico adulto individual, de casais e famílias. Atualmente coordena o núcleo de Terapia Sistêmica e é supervisor e professor do Estágio Curricular Clínico e no curso de especialização em Terapia Sistêmica no CEFI além de psicólogo clínico em consultório particular.

Gabriela Techio - (CRP 07/28944)

Psicóloga diplomada pela PUCRS, com especialização em Terapia Sistêmica com Indivíduos, Casais e Famílias pelo Centro de Estudo da Família e do Indivíduo e, também, formada em Ciências Sociais pela UFRGS. Mestranda em psicologia social pela PUCRS com ênfase na temática sobre conflito trabalho e família em casais. Experiência em atendimentos de aconselhamento de carreira no modelo individual e em grupo e em atendimentos clínicos com indivíduos, famílias e casais. Atualmente faz parte do Núcleo Sys  e núcleo de sexualidade - Edusex, ambos no CEFI. 

Guilherme Moritz CRP 07/23639

Psicólogo formado pela PUC-RS, mestre pelo programa de pós-graduação em Psiquiatria e Ciências do Comportamento da UFRGS. Possui pós-graduação em terapias comportamentais e é especialista em Terapia Sistêmica, ambos pelo CEFI. Atua como Psicólogo, Professor e Supervisor. Tem foco profissional em psicologia clínica e docência. Atua como psicoterapeuta de casais, famílias e indivíduos associado ao CEFI desde 2014. Professor convidado na pós-graduração em terapia sistêmica do CEFI e em outras universidades. Supervisor do estágio de psicologia Clínica do CEFI.