Curso de Especialização: Terapias Comportamentais Contextuais Baseadas em Processos

2a Turma
  • Público alvo:

    Psicólogos e Médicos

  • Carga horária total

    480 horas/aula

  • Período

    Agosto de 2021 a Agosto de 2023, com férias em fevereiro e julho.
    Sexta-feira das 16h às 21h e Sábado das 8h às 17h50 (uma vez por mês).

  • Local

    CEFI - Porto Alegre


Investimento

  • Categoria 1:Estudantes de graduação, alunos e ex-aunos CEFI, professores CEFI sênior

    R$180,00 taxa de inscrição + Especialização:25 parcelas de R$ 740,00 ou 32 parcelas de R$ 600,00. Aperfeiçoamento:25 parcelas de R$ 490,00 ou 32 parcelas de R$ 390,00
  • Categoria 2:Demais profissionais

    R$360,00 + Especialização:25 parcelas de R$ 740,00 ou 32 parcelas de R$ 600,00. Aperfeiçoamento:25 parcelas de R$ 490,00 ou 32 parcelas de R$ 390,00
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As Terapias Comportamentais Contextuais estão vinculadas a pesquisas básicas que ajudam a mudar e melhorar os procedimentos de tratamento e formação dos terapeutas contextuais. Atualmente a proposta de conceitualização das terapias na comunidade das Ciências Comportamentais Contextuais está mudando da perspectiva de procedimentos terapêuticos para a perspectiva por processos terapêuticos. Os processos terapêuticos são os mecanismos de mudança subjacentes que levam à obtenção de uma meta de tratamento. Uma formação baseada em processos terapêuticos facilita um melhor entendimento dos procedimentos aplicados na terapia, porque vincula diretamente o tratamento à teoria, e como resultado incrementa a precisão, alcance, eficácia e eficiência dos terapeutas, para aliviar os problemas e promover uma melhoria de vida das pessoas (Hayes & Hofmann, 2018).

Corpo Docente

Internacionais:

-Manuella O'Connel (Argentina) - Mindfulness

-Brian Doss (Estados Unidos) - IBCT

-Michel Reyes (México) - DBT

-Susan McCurry - ACT adulto maduro e Chris McCurry (Estados Unidos) e ACT para crianças e seus pais

-Adrián Fantini (Argentina) - DBT

-Victor Hugo Fabris (Argentina) - DBT Escolas

-Patrícia Robinson (Estados Unidos) - FACT

-Emily Sandoz (Estados Unidos) - Dominando a ACT de forma criativa e eficaz por meio da Análise de Comportamento Clínico.


Nacionais:

Jonatas Passos

Gibson Weydmann

Mônica Valentim

Alessandra Villas-Bôas

Michaele Saban

Karen Vogel

Supervisão Indireta:
Equipe CEFI Contextus

Conteúdo Programático

Contextualismo Funcional

Terapia de Aceitação e Compromisso

Avaliação da mudança de comportamento, gestão de antecedentes, operantes e consequências do comportamento. 

Mudança de comportamentos emocionais, exposição prolongada

Teorias da aprendizagem (Aprendizagem relacional, Aprendizagem por consequências, Aprendizagem observacional)

Terapia de Modificação do comportamento (discriminação, habituação, generalização, comportamento governado por regras)

Mindfulness 

Comportamento Verbal e Teoria das Molduras Relacionais – RFT

Terapia de Ativação Comportamental

Terapia Comportamental Integrativa de Casal (Integrative Behavioral Couple Therapy-IBCT)

Terapia Comportamental Dialética - DBT (visão geral; para o comportamento suicida; para o comportamento alimentar; para o comportamento aditivo; para adolescentes; para escolas)

Psicoterapia Analítica Funcional - FAP

Terapia de Aceitação e Compromisso para crianças e seus pais

Terapia de Aceitação e Compromisso para adulto maduro

Procedimentos de ACT na prática clínica

ACT para luto complicado e dor

Terapia Focada na Compaixão

FACT (Focused Acceptance and Commitment Therapy) para cuidados primários instituições de saúde e políticas públicas

Duração do Curso

Total do curso: 480h/aula
-Metodologia científica:30 
-Orientação de TCC: 60
-Prática clínica supervisionada direta:56
-Prática clínica supervisionada indireta: 44 (horário a combinar com a turma)
-Aulas teóricas:290

Coordenação

José Ignácio Cruz Gaitán e Mara Lins

Metodologia

No presente curso de especialização será oferecido aos alunos os principais processos comportamentais das diferentes terapias contextuais, integrando a parte teórica com o desenvolvimento de habilidades clínicas, aplicando os conhecimentos adquiridos em práticas de treinamento de habilidades, de atendimento supervisionado na Câmara de Gesell (sala de espelhos) e atendimentos com supervisão indireta. 

OBS: Há a possibilidade de o aluno realizar somente o aperfeiçoamento, cujo diferencial é não participar da parte prática do curso e não realizar o Trabalho de Conclusão de Curso.

Objetivo

Objetivo Geral

Promover curso de Especialização em Terapias Comportamentais Contextuais (Terapia de Aceitação e Compromisso; Teoria das Molduras Relacionais; Terapia Comportamental Dialética; Terapia de Ativação Comportamental; Mindfulness; Terapia Analítico Funcional; Terapia Comportamental Integrativa de Casal; Terapia Focada na Compaixão) a fim de habilitar os profissionais para o uso contextualmente específico de processos terapêuticos baseados em evidências, ligados a procedimentos terapêuticos para ajudar a resolver os problemas dos clientes e favorecer uma vida valiosa.  

 

Objetivos Específicos

  • Formar nos conceitos teóricos, metodológicos, epistemológicos e instrumentais das terapias comportamentais contextuais;

  • Treinar na identificação e aplicação dos processos terapêuticos subjacentes nas terapias do comportamento para as melhoras dos clientes; 

  • Treinar habilidades e competências clínicas para a avaliação, conceitualização, e tratamento em diversos contextos de aplicação a partir de uma perspectiva contextual;

  • Desenvolver a integração dos procedimentos de pesquisa básica e aplicada que sustentam os tratamentos baseados em evidência na prática clínica dos estudantes da especialização; 

  • Treinar as habilidades particulares necessárias nas diversas terapias comportamentais contextuais.