Faculdade do Cefi

notícias

CEFI realiza formatura virtual da oitava turma do curso de Especialização em Luto

Nos dias 12 e 13 de março, ocorreu a apresentação de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) e a formatura virtual das alunas da oitava turma da Especialização em Intervenção e Situações de Luto do CEFI.

A Psicóloga e coordenadora técnica do curso, Ângela Seger, que participou das avaliações finais junto com a Psicóloga Denise Cápua, afirmou que os trabalhos apresentados foram impecáveis e que trouxeram uma abordagem avançada sobre as temáticas tratadas no curso. “Saímos muito satisfeitas e impressionadas com a qualidade dos trabalhos, com os temas analisados, trazendo outros olhares sobre questões estudadas”, pontuou.

Durante a formatura, professores enviaram depoimentos e mensagens de forma online para marcar o ritual de formatura. “Foi bem bonito, interessante. Foi importante fazer o fechamento com a turma, mesmo de forma virtual”, revelou Ângela.

O feedback das alunas em relação ao curso também foi satisfatório. “Começamos o primeiro semestre do curso de forma presencial e seguimos os outros dois de forma online. Foi desafiador. E, mesmo assim, a avaliação das alunas foi muito positiva, tanto em relação ao corpo docente, muito qualificado, especialistas e que trabalham na área, e em relação à organização”, disse a coordenadora.

Por fim, Ângela frisou que este curso está em constante aprimoramento. A grade curricular e a supervisão são pontos-chave para a qualidade e a excelência da especialização. “Os alunos têm o primeiro semestre essencialmente teórico, no sentido de fundamentos básicos, elementos importantes para que se possa ir para a prática. Os outros dois semestres são feitos de forma que os alunos tenham disciplinas de intervenção de luto, mas também façam suas intervenções e possam ser supervisionados por um professor. A supervisão é feita nos dois semestres, como um reforço para o aprendizado. E, nesta especialização, não falamos apenas de morte, do luto em uma perspectiva clínica, mas de outros contextos, tais como perdas relacionadas a mudanças, a rompimentos de relacionamentos afetivos e outras inúmeras questões. O profissional que realiza esta especialização torna-se apto a atuar em diferentes contextos”, finalizou.

Especialização em Luto e Covid-19

A oitava turma de Especialização em Luto vivenciou o período da pandemia. Segundo Ângela, durante os três semestres, este tema foi tratado em aula e trouxe vivências únicas para as participantes. “Essa turma se caracterizou por serem pessoas com experiências variadas. Tínhamos várias alunas que estão na linha de frente do atendimento ao Covid-19. Ao mesmo tempo que elas estavam estudando, estavam vivendo essa realidade. Isso enriqueceu a troca com os professores, com os colegas”, salientou Ângela.

O CEFI informa que a nona turma do curso de especialização em Intervenção e Situações de Luto está em andamento e, em breve, iniciará a abertura das inscrições da 10ª turma.