Núcleo de Envelhecimento

CEFI Longevidade

O CEFI Longevidade

O envelhecimento populacional no Brasil e especialmente no Rio Grande do Sul já é uma realidade, onde se observa um significativo aumento da população idosa em relação a outros grupos etários, o que aliado a um expressivo aumento da expectativa de vida traduz o que conhecemos como o fenômeno da longevidade. A realidade da longevidade, além de uma conquista é também um desafio tanto para os indivíduos quanto para as famílias e a sociedade.

Não há um único jeito ou estilo de se envelhecer. A velhice pode ser vivida de forma múltipla e diversa, com necessidades particulares a cada sujeito e diferentes de outras fases da vida. E embora seja um processo individual, envolve a si, a família (que por vezes também precisa de apoio e orientação) e a própria sociedade como um todo.

O CEFI Longevidade é um núcleo de estudos e atendimento voltado aos processos de envelhecimento e velhices. O Núcleo também oferece cursos e outros eventos técnicos abertos ao público, a fim de fomentar o debate das questões relativas à longevidade humana.


Equipe

Simone Bracht Burmeister (Coordenanora do Núcleo) - Psicóloga, Mestre em Gerontologia Biomédica (PUCRS), Especialista em Dinâmica de Grupos (SBGG) Sociedade Brasileira de Dinâmica de Grupo (SBDG). Palestrante e Consultora de programas de preparação para aposentadoria. Professora do CEFI . Autora de dois livros sobre envelhecimento: Família e Pessoa Idosa – Reflexão e Orientação(2013) e Envelhecer Bem – Experiência, Conflitos e Transformações.

Eduardo Hostyn Sabbi - Psiquiatra, Pós graduado em Hotelaria Hospitalar, Mestre em Ciências da Saúde pela UFCSPA, Coordenador da Psicogeriatria do Inst. Abuchaim e do CEJBF Professor titular do IBCMED e CCYM, Diretor-proprietário da Vitalis Morada Sênior, Conselheiro da ABRAz Nacional e Presidente da ABRAz RS.

Simone das Neves Assis - Psicóloga, Especialização em Psicologia Hospitalar (UFRGS) , Mestre em Ciências da saúde: Neurociências (PUCRS ), Doutora em Gerontologia Biomédica (PUCRS), Pesquisadora colaboradora do Centro de Memória PUCRS, do Grupo de Neurogeriatria HCPA e do Laboratório de Isquemia Cerebral UFRGS. Revisora da Revista Ciêntifica da UFSC, Revista Contextos Clínicos e Revista Cadernos Brasileiros de Saúde Mental da Associação Brasileira de Saúde Mental. Membro científico do Instituto de Alzheimer e Parknson do Rio Grande do Sul.

Melchior Paulo Valmorbida - Geriatra, Médico Geriatra no Centro de Referência ao Idoso no município de Canoas/RS, Médico Geriatra de Instituições de Longa Permanência como Bem Viver, Vitalis Morada Senior e Village Renascence.

Luiziane Bellaguarda Brusa da Costa - Mestre em Educação e Envelhecimento pela UFRGS. Especialização em Linguagem/IPA e em Gerontologia Social/UFRGS. Fonoaudióloga. Palestrante e consultora nas áreas de Gestão de Políticas Públicas para população idosa; Direitos Humanos; Diversidade e Inclusão; Elaboração e acompanhamento de Projetos Sociais – Parcerias público/privado; Controle Social – Conselhos e Fundos do Idoso. Coordenou a Política de Atenção à Pessoa Idosa do Estado do Rio Grande do Sul ente 2016 e 2019. Coordenou a elaboração do 1º Diagnóstico da Situação da Pessoa Idosa no Estado do Rio Grande do Sul (2018).