Faculdade do Cefi

Núcleo de Estudos e Atendimento ao Luto

CEFI CORA

 

INFORMAÇÕES GERAIS:

O CORA - NÚCLEO DE ESTUDOS E ATENDIMENTO AO LUTO é composto de uma equipe de profissionais especializados voltados ao estudo e intervenções em situações de luto e está sediado em Porto Alegre, RS. A equipe é formada por psicólogos, médicos e enfermeiros, com encontros semanais que visam o planejamento de ações, sob um prisma interdisciplinar e intersetorial.

O que é o luto?

O luto é um processo normal e esperado como resposta a uma perda dolorosa e evoca inúmeras emoções e comportamentos ao mesmo tempo.

Como ajudar alguém a vivenciar o processo de luto?

  • Não force a pessoa a falar sobre o assunto, deixe- a falar se quiser. Ofereça conforto sem necessariamente precisar falar.
  • Aceite e reconheça seus sentimentos, deixe que expresse seus sentimentos livremente.
  • Permita que o enlutado fale sobre a pessoa que morreu e como foi a morte, mesmo que repita essa história várias vezes, pois isso faz parte do processo de compreensão e aceitação da morte.
  • Ofereça apoio sem minimizar a perda. Não compare o seu processo de luto com o de outra pessoa. A dor é individual e única.

 Quais os sinais de que é necessário buscar ajuda?

  • Perda de interesse na vida e/ou desejo de ter morrido com o ente querido.
  • Culpa excessiva por não ter conseguido evitar a morte.
  • Dificuldade para confiar nas pessoas desde a ocorrência da perda
  • Dificuldade para retornar as atividades diárias.
  • Negação da morte ou pensamentos recorrentes de que a pessoa continua viva.
  • Forte evitação de coisas que possam lembrar a pessoa que morreu.
  • Raiva intensa e amargura acerca da perda.
  • Sensação de que a vida ficou vazia e totalmente sem sentido.

 

CARATILHA: VIVER - Falando sobre Luto - baixe gratuitamente:https://conteudos.cefipoa.com.br/cartilha-eletronica-viver

COORDENAÇÃO:

Luci Maria dos Santos Feijó


HISTÓRICO:

O desenvolvimento do CORA foi fruto de um longo trabalho que se iniciou em 1995, e que foi ampliando-se com o passar do tempo, agregando profissionais ligados à área, passando a se constituir formalmente por um Núcleo Especializado em 2007 com vistas a promover ações preventivas e terapêuticas  para o acolhimento e suporte ao processo de luto.

MEMBROS: 

 Luci Maria dos Santos Feijó
- Psicóloga formada pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Graduada em Comunicação Social /Jornalismo pela PUCRS. Especialista em Psicologia Jurídica  pela Universidade Luterana do Brasil (Ulbra). Especialista em Intervenções em Situações de Luto pelo CEFI. Psicoterapeuta com ênfase no atendimento a enlutados adultos: on-line e presencial e coordenadora do núcleo CORA. Associada à ABMLuto - Associação Brasileira Multiprofissional sobre o Luto.


 Ângela Barrios Pratini Seger - Psicóloga e Mestre em Educação pela PUCRS. Especialista em Terapia Sistêmica de Família, Casal e Individuo pelo CEFI. Professora Assistente da Escola de Saúde e da Vida do Curso de Psicologia e membro do Núcleo de Atenção Psicossocial (NAP) da PUCRS. Psicoterapeuta com ênfase no atendimento a enlutados: famílias e indivíduos. Coordenadora da Especialização em Intervenção em Situações de Luto do CEFI e professora convidada na Especialização em Terapia Sistêmica do CEFI. 

 Ana Lúcia Duranti da Gama – CRP 07/33405 – Psicóloga formada pela PUCRS, Especialista em Intervenção em Situações em Luto pelo CEFI, Especialista em Saúde e Espiritualidade pela FATO (Faculdade Monteiro Lobato). Atua como psicóloga clínica, com ênfase a enlutados no atendimento de crianças, adolescentes e adultos no SACEFI e consultório particular – online e presencial.

 Mariana Damin Zanatta - CRP 07/26370 - Psicóloga formada pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) É Especialista em Intervenções em Situação de Luto e em Terapias Comportamentais Contextuais pelo CEFI. Atua como  supervisora clínica do programa de estágio do núcleo. Coordenadora de grupo de acolhimento a enlutados no CEFI e realiza atendimento individual de adolescentes e adultos.  É membro do CORA - Núcleo de Luto do CEFI e do VIDA - Núcleo de Atenção ao Suicídio do CEFI. 

 Ana Maria Dall’Agnese - Psicóloga formada pela Unisinos. Especialista em atendimento clínico com ênfase em psicanálise pela UFRGS e em terapia sistêmica pelo CEFI. É professora convidada no curso de especialização em intervenção no luto do CEFI e supervisora clínica na mesma instituição. Coordenadora de grupo de acolhimento a enlutados. Atende pela clínica do CEFI e na clínica particular. É uma das autoras da publicação Perda sem nome: como superar a ausência de pessoas queridas, lançada em 2012 pela organização pan-americana de saúde Tem experiência em coordenação de grupo com enlutados, em psicologia clínica e de reabilitação, atuando principalmente nos seguintes temas: psicologia sistêmica, psicanálise, luto e reabilitação, atende família, casal, adolescentes e adultos.

 

 Denise Cápua Corrêa - CRP 07/6338Psicóloga formada pela PUCRS. É Especialista em Intervenções em Situações de Luto  e tem aperfeiçoamento  em Terapia Sistêmica ambos pelo CEFI. É Especialista em psicoterapia psicanalítica pela Unisinos e Especialista em  Psicologia Organizacional e do Trabalho pelo CRP. É coordenadora administrativa e membro  dos núcleos Cora e Vida, ambos do CEFI, coordenadora administrativa do curso de especialização em luto da mesma instituição. Atua também como psicóloga clínica, com ênfase no atendimento a enlutados e terapia sistêmica. 

 Maria Luiza Pradella Ramos - CRP 07/02656 - Psicóloga formada pela PUCRS. Psicóloga Clínica pelo CFP. Especialista em Educação Pré – Escolar pela PUCRS. Especialista em Psicologia Sistêmica e  Intervenções em Situações de Luto, ambos pelo  pelo CEFI. Tem formação em DBT – Terapia Comportamental Dialética pelo CEFI e Especialização em Terapias Comportamentais Contextuais pelo CEFI. É membro do CORA, Núcleo de Estudos e Atendimento ao Luto e do VIDA, Núcleo de Atenção ao Suicídio do CEFI . É supervisora do curso de especialização em Luto do CEFI, coordena o grupo de  e atua como terapeuta  em seu consultório particular.

 

  Marivone Lucas - CRP 07/25261Psicóloga graduada pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).  Especialista em Terapia Cognitivo Comportamental pelo CEFI. É membro do CORA - Núcleo de Luto do CEFI. Atua como psicóloga clínica do CEFI. Foi professora do curso técnico em enfermagem e análises clínicas na Escola Future. Foi voluntária como psicóloga no Centro de Convivências de apoio a profissionais da saúde covid-19. Trabalha na área hospitalar exercendo a função técnica enfermagem com experiência em urgência/emergência, e na nefrologia com pacientes agudos, crônicos e transplantados.

 Brunelly Ferrari Brunelly Ferrari - Graduação em Psicologia pelo Centro Universitário- Faculdade de Desenvolvimento do Rio Grande do Sul (FADERGS). Especialista em Saúde Pública com Ênfase em Saúde da Família pela FADERGS. Especializanda em Educação e Diversidade pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). Membro do CORA - Núcleo de Estudos e Atendimento ao Luto do Centro de Estudos da Família e do Indivíduo (CEFI). Certificação Internacional em Aconselhamento ao Luto pelo Instituto Elizabeth Kübler- Ross Brasil. Prática de campo em Instituições de Longa Permanência (ILPIs) de rede Pública e Privada. Experiência como Supervisora de Estágio Básico e Específico de Clínica com alunos de Graduação em Psicologia. Membro do CEFI LONGEVIDADE- Núcleo de Envelhecimento do CEFI. Aluna especial de Mestrado Externo - Disciplina de Inverno: Trabalho, violências e cuidado. Ofertada pelo Programa de Saúde Pública da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP)- Fiocruz- 2022-2 

 OBEJTIVOS:

•  Aprimorar estudos e capacitação da equipe 
•  Capacitar profissionais para intervenções em situações de luto em distintos contextos 
•  Supervisionar casos clínicos 
•  Desenvolver pesquisas 
•  Difundir conhecimento técnico por meio do ensino 
•  Prestar orientação à População sobre temas ligados a perdas e luto

 

ATIVIDADES REALIZADAS:

Atualmente o núcleo conta com grupos de apoio, atendimento clínico individual, de casal e familiar, parcerias com funerárias e centros de saúde, estágio com ênfase em clínica e cursos de extensão, aperfeiçoamento e especialização em luto. 

 

CURSOS:

Especialização e Aperfeiçoamento em Luto.

 

CLÍNICA:

Atendimento clínico individual, de casal e familiar,