Avaliação e Tratamento do Comportamento Suicida

Especialização | 1ª Turma
  • Especialização reconhecida pelo MEC
  • Público alvo:

    Estudantes do último ano do curso de psicologia, psicólogos e médicos.

  • Carga horária total

    Especialização: 387 horas

  • Período

    Setembro de 2022 a Setembro de 2024
    Sexta-feira ao mês, das 16h às 21h10. Sábado ao mês, das 8h às 12h15 e das 13h30 às 17h50

  • Local

    CEFI - Porto Alegre


Investimento

  • Taxa de Inscrição:

    R$ 396,00
  • + 24 parcelas mensais de R$ 750,00
  • ** Inscrição: Alunos CEFI têm isenção e ex-alunos do CEFI têm 50% de desconto. * Os valores mencionados são válidos para o ano corrente e poderão sofrer reajuste, conforme índice IGP, anualmente.
** Consulte descontos para pagamento à vista.
Inscreva-se no curso

O CEFI busca trabalhar com professores altamente qualificados e que sejam referência em seus assuntos. 

O curso também conta com muitos professores internacionais, como, por exemplo: Paulina Arenas (México), Paolo Perez (Perú), Adrian Fantini (Argentina) e Jose Ignacio Cruz Gaitán (México).

O CEFI é uma instituição com tradição na formação de especialistas em psicologia há mais de 30 anos.

 

A proposta de formação contempla o aprendizado para identificar e aplicar técnicas que possam contribuir em situações de risco de suicídio, suicídios consumados e posvenção.

O Programa oferecido pelo CEFI conta com nomes de professores nacionais e internacionais, que são referências no tema.

 

Receba mais informações sobre o curso!


OBJETIVO GERAL:

Habilitar os profissionais para intervir em casos relacionados ao fenômeno suicida utilizando processos terapêuticos baseados em evidências.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

-       Treinar habilidades e competências clínicas para a avaliação, conceitualização, e tratamento para casos de suicídio.

-       Desenvolver a integração dos procedimentos de pesquisa básica e aplicada que sustentam os tratamentos baseados em evidência para o comportamento.

-       Treinar as habilidades particulares necessárias nos diversos abordagens relacionadas com o risco de suicídio.

 

METODOLOGIA:

-       Aulas Expositivas

-       Videos

-       Discussão de casos

-       Role play

► IMPORTANTE: Na modalide Aperfeiçoamento Online não são realizadas as aulas práticas e nem o Trabalho de Conclusão de Curso (etapas exclusivas da modalide Especialização Presencial).

Clique Para o Curso de Aperfeiçoamento em Avaliação e Tratamento do Comportamento Suicida

Corpo Docente

Paulina Arenas (México)

Paulina Arenas (México)

Graduada e Doutora em Psicologia pela UNAM. É professora titular da Faculdade de Psicologia da UNAM, supervisora de casos clínicos em Psicoterapia Infantil e Intervenção Clínica em Adultos e Grupos; Tem participado em projetos de investigação a nível ibero-americano, tem publicado e participado na publicação de capítulos de livros e artigos de divulgação científica, nacional e internacional, sobre estratégias de prevenção e intervenção em adolescentes e suas famílias.

Adrián Fantini (Argentina)

Adrián Fantini (Argentina)

Especialista em Psiquiatria e Medicina Legal. Psicoterapeuta com especialização em Terapia Comportamental Dialética (DBT). Presidente da Fundación Validar. Diretor do Programa DBT Córdoba. Diretor de Treinamento da DBT, Fundación Validar. Diretor do Diploma em Terapias Comportamentais Contextuais da Universidad Congreso-Fundación Validar. Especialização em Terapia Comportamental Dialética (Treinamento Intensivo), Técnico Comportamental Mentor em Treinamento DBT para DBT América Latina. Professor Adjunto de Psicologia Clínica Psiquiátrica I. Faculdade de Medicina. Universidade Católica de Córdoba (UCC). Cordova. Argentina Membro fundador da Rede Federal de Terapia Cognitivo-Comportamental. Argentina. Professor nacional e internacional em Terapia Comportamental Dialética em vários Centros de Formação. Ele tem trabalhado como terapeuta e coordenador de grupo de habilidades na DBT por mais de dez anos e supervisionando e coordenando equipes de terapeutas de DBT por seis anos. Também passou seis anos como diretor de um treinamento anual em DBT na Cidade de Córdoba.

José Ignácio Cruz Gaitán (México)

José Ignácio Cruz Gaitán (México)

Psicólogo. Mestre em Psicoterapia. Membro dos Núcleos VIDA, CORA e CONTEXTUS no CEFI. Formado em Terapia dialética Comportamental pelo Behavioral Tech e com múltiplos treinamentos em Terapia de Aceitação e Compromisso, Terapia Analítico-Funcional e diversas terapias Contextuais. Coordenador do Núcleo Vida para a atenção ao risco de Suicídio e Coordenador da especialização em Terapias Comportamentais Contextuais Baseadas em processos do CEFI. Membro da ACBS Chapter México, Diretor do Centro de Terapia Conductual de Occidente em Guadalajara, México. Co-autor do livro “Duelo: Tratamiento basado en la terapia de Aceptación y Compromiso”, assim como artigos e capítulos de livro sobre suicídio e luto. Tem experiência clínica com pacientes em risco de suicídio, luto por suicídio, Depressão, Ansiedade e pacientes com dificuldade de regulação emocional.

Coordenação

Coordenação Técnica: José Ignácio Cruz Gaitán

Coordenação administrativa: Denise Cápua Corrêa