Qualificando Relações

Feliz Dia das Mães!

Ser mãe, ao contrário do que muitos pensam, não é apenas algo intrínseco, que surge com a mulher “quando nascem os bebês”, assim como se dizia “que crianças vinham de alfaces” para os filhos.

Ser mãe é um aprendizado. É cada dia do filho na barriga, da azia, é a primeira fralda, o primeiro abraço, os passinhos… Ser mãe é enfrentar a família e o mundo por outro alguém, mesmo quando esse já tem idade para encarar sozinho (a)!

Uma mãe surge na preocupação, na ajuda do encaixe para o abraço que vai fazer tossir, no colo para chorar. A vida constrói uma mãe todos os dias, nos momentos de conquistas, nos momentos de coragem para auxiliar nas escolhas sobre se vai levar, ou não, o guarda-chuva, até o casamento ou a bicicleta.

No dia de hoje o CEFI gostaria de parabenizar essas guerreiras! Que se lançam, e se reconhecem, em um mundo tão turbulento e em constante transformação à tarefa da maternidade! Essa identidade, esse nome “Mãe”, tão bonito e tão complexo que possui a oportunidade de cocriar outra vida, para além da sua própria. Por isso, agradecemos a todas as mães que fazem parte todos os dias da cocriação da família CEFI! Que nutrem, questionam, nos pedem auxilio, trazem coragem, e a cada dia nos compartilham os significados e os aprendizados dessa pequena palavra que nos carrega o mundo. Obrigada Mãe(s)!

Mariane B. Radke
CRP-RS:07/25125
Psicóloga clínica e triagista do Serviço de Atendimento do CEFI - SACEFI
Especialista em terapia Sistêmica CEFI
Mestre em Saúde Coletiva UFRGS