Qualificando Relações

Aplicação do Diagrama Matrix para auxiliar na discriminação de pensamentos, sentimentos, valores e ação comprometida quando se tem uma doença

A Matrix é uma ferramenta terapêutica utilizada para apresentar e treinar as pessoas em um ponto de vista contextual funcional. O modelo ACT- Matrix foi elaborado por Kevin Polk, Mark Webster e Jerold Hambright para facilitar a flexibilidade psicológica e orientar para o comportamento psicologicamente saudável (Polk & Schoendorff, 2014). Para saber mais, acessem aqui no Blog excelentes textos sobre a Matrix.

Pode-se definir a Matrix como um modelo clínico e visual que auxilia na discriminação de pensamentos, sentimentos, valores e ação comprometida, processos propostos pela Terapia de Aceitação e Compromisso (Acceptence and Commitment Therapy – ACT apresentada por Hayes, Strosahl & Wilson, 1999). A Matrix propõe que se identifique a experiência interior, tanto aversiva (sofrimento) quanto apetitiva (valores), e coloca como foco a capacidade da pessoa de gerar mudança, pois com ela é possível classificar o comportamento em termos de sua eficácia em relação ao movimento e direção ao que se é importante.
Texto completo no site: http://bit.ly/2XmuLF1