Qualificando Relações

8 de março - É um dia de luta e de valorização das conquistas e batalhas travadas pelas mulheres

8 de março: Dia Internacional da Mulher

O dia 8 de março, marcado em tantos contextos por elogios às mulheres, por rosas e presentes, é na verdade muito maior que isso! É um dia de luta e de valorização das conquistas e batalhas travadas pelas mulheres há anos em nossa sociedade.

Ao nos voltarmos para os livros de história, veremos contextos nos quais o papel da mulher era rigidamente delimitado, nos quais esperava-se da mulher que se casassem, fossem donas de casa, responsáveis pelo marido e pelos filhos. Com o avanço dos tempos e das lutas feministas, as mulheres foram conquistando outros espaços na nossa sociedade, entrando no mercado de trabalho, podendo fazer escolhas em relação a que tipo de família buscam, optando por ter ou não filhos, ficar ou não em casa.

Entretanto, diariamente, mulheres enfrentam opressão, abusos e discriminação em uma sociedade ainda muito machista e patriarcal. Que nesse dia 8 de março possamos olhar para as mulheres ao nosso redor e lembrar que a data é maior do que uma comemoração. É uma possibilidade de trazer a tona a discussão do papel da mulher na sociedade que temos e que buscamos.

O CORA e o CEFI parabenizam todas as mulheres por suas lutas pessoais e sociais e deseja que essa data possa servir para potencializar os avanços que todas e todos queremos em busca de uma sociedade com menos discriminação e mais igualdade.
Texto escrito por Paula Portugal
Psicóloga; membro do CORA