Qualificando Relações

CEFI CORA

Apresentação

 

O CORA é composto de uma equipe de profissionais especializados voltados ao estudo e intervenções em situações de luto e está sediado em Porto Alegre, RS. o desenvolvimento do CORA foi fruto de um longo trabalho que se iniciou em 1995, e que foi ampliando-se com o passar do tempo, agregando profissionais ligados à área, passando a se constituir formalmente por um Núcleo Especializado em 2007 com vistas a promover ações preventivas e terapêuticas de enfrentamento e superação do luto. A equipe, coordenada pela Psicóloga Adriana Zilberman, é formada por psicólogos, médicos e enfermeiros, com encontros semanais que visam o planejamento de ações, sob um prisma interdisciplinar e intersetorial.

Objetivos

•  Aprimorar estudos e capacitação da equipe 
•  Capacitar profissionais para intervenções em situações de luto em distintos contextos 
•  Supervisionar casos clínicos 
•  Desenvolver pesquisas 
•  Difundir conhecimento técnico por meio do ensino 
•  Prestar orientação à População sobre temas ligados a perdas e luto

Atividades desenvolvidas: Atualmente o núcleo conta com grupos de apoio, atendimento clínico individual, de casal e familiar, parcerias com funerárias e centros de saúde, estágio com ênfase em clínica e cursos de extensão, aperfeiçoamento e especialização em luto. 

O que é o luto?

O luto é um processo normal e esperado como resposta a uma perda dolorosa e evoca inúmeras emoções e comportamentos ao mesmo tempo.

Como ajudar alguém a enfrentar o processo de luto?

  • Não force a pessoa a falar sobre o assunto, deixe- a falar se quiser. Ofereça conforto sem necessariamente precisar falar.
  • Aceite e reconheça seus sentimentos, deixe que expresse seus sentimentos livremente.
  • Permita que o enlutado fale sobre a pessoa que morreu e como foi a morte, mesmo que repita essa história várias vezes, pois isso faz parte do processo de compreensão e aceitação da morte.
  • Ofereça apoio sem minimizar a perda. Não compare o seu processo de luto com o de outra pessoa. A dor é individual e única.

 Quais os sinais de que é necessário buscar ajuda?

  • Perda de interesse na vida e/ou desejo de ter morrido com o ente querido.
  • Culpa excessiva por não ter conseguido evitar a morte.
  • Dificuldade para confiar nas pessoas desde a ocorrência da perda
  • Dificuldade para retornar as atividades diárias.
  • Negação da morte ou pensamentos recorrentes de que a pessoa continua viva.
  • Forte evitação de coisas que possam lembrar a pessoa que morreu.
  • Raiva intensa e amargura acerca da perda.
  • Sensação de que a vida ficou vazia e totalmente sem sentido.

Equipe

  • Adriana Zilberman

    Adriana Zilberman

    Psicóloga;Especialista em Psicologia Clínica pelo Conselho Federal de Psicologia; Mestre em Psicologia Social e da Personalidade pela PUCRS; Terapeuta Individual, de Casal e Família, Professora e Supervisora do CEFI; Especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental pela WP/FACCAT; Coordenadora do CORA - Núcleo de Luto do CEFI; Coordenadora de Grupos pela SBDG

    Currículo Lattes
  • Ana Maria Dall Agnese

    Ana Maria Dall Agnese

    Psicóloga formada pela Unisinos – RS. Especialista em Atendimento Clínico com ênfase em Psicanálise – UFRGS. Psicóloga do Centro de Reabilitação Visual do Hospital Banco de Olhos (CRV-HBO). Coordenadora de grupos terapêuticos. Psicóloga com experiência clínica, terapia do luto e avaliação psicológica. Membro CORA- CEFI. Membro do LUPA- CEFI. Em formação Psicanalítica pela APPOA. CRP – 07/12528

  • Angela Seger

    Angela Seger

    Psicóloga (CRP 07/ 03834), formada pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS (1986). Mestrado em Educação pela PUCRS (1998). Especialista em Psicoterapia na Adolescência (PUCRS) e Especialista em Terapia Sistêmica - Individual, Família e Casal pelo Centro de Estudos da Família e do Individuo (CEFI). Membro dos Núcleos de Avaliação Psicológica (LUPA) e Luto (CORA) do CEFI. Docente do Curso de Psicologia da PUCRS e dos cursos de Especialização em Terapia Sistêmica e de Intervenções em Luto do CEFI. Supervisora de Estágio na Área Sistêmica e de Luto.

  • Bruna Carlesso

    Bruna Carlesso

    Estudante de Psicologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), formanda em 2017/1. Acompanhante terapêutico pelo Contemporâneo – Instituto de Psicanálise e Transdisciplinaridade. Estagiária de Oncologia do Hospital de Clínicas de Porto Alegre de julho de 2015 a julho de 2016. Atualmente atua como estagiária de psicologia escolar do Colégio Pastor Dohms e também como estagiária do CORA durante o período de agosto de 2016 a julho de 2017.

  • Brunelly Ramos Ferrari

    Brunelly Ramos Ferrari

    Estudante de Psicologia da FADERGS-Faculdade de Desenvolvimento do Rio Grande do Sul /Laureate International Universite, formanda 2017/2. Membro do Núcleo de Luto do CEFI-CORA, estagiária (2017-2018). SPAAN-Sociedade Porto Alegrense de Auxilio aos Necessitados, estagiária (2015-2017).Bem Viver Residencial Geriátrico, estagiária (2016).PIMPIA-Primeira Infância Melhor Porto Alegre, estagiária (2014).

  • Denise Cápua Corrêa

    Denise Cápua Corrêa

    Membro do CORA. Psicóloga formada pela PUC - RS, Especialista em Psicologia Organizacional e do Trabalho pelo CRP 07, Especialista em Psicoterapia Psicanalítica, pela Unisinos. Cursa a Especialização em Intervenções em Situações de Luto e Terapia Sistêmica pelo CEFI. 

  • Gustavo Affonso Gomes

    Gustavo Affonso Gomes

    Psicólogo (PUCRS). Mestrado em andamento em Psicologia Social (PUCRS) com ênfase na construção de carreiras de pessoas LGBT. Especialização em andamento em terapia sistêmica (CEFI). Membro do Núcleo de Estudos e Intervenção Psicossocial à Diversidade (NEPsiD) e do grupo de pesquisa Psicologia, Saúde e Comunidades (PSC), ambos sediados na PUCRS. É também membro do Núcleo de Luto (CORA) do CEFI. Atua como psicólogo clínico nas modalidades de atendimento familiar e individual, além de realizar aconselhamento de carreira.

  • Maria Luiza Pradella Ramos

    Maria Luiza Pradella Ramos

    Membro do CORA-CEFI. Especialista em Psicologia Clínica pelo Conselho Federal de Psicologia. Especialista em Educação Pré-escolar pela PUCRS. Especialista em Terapia Sistêmica, Individual, casal e Família pelo CEFI, Facilitadora dos Programas Friends for Life, Fun Friends, My Friends Youth para a construção de resiliência em crianças e adolescentes, e do Programa Forte, Não Rígido! Resiliência para a Vida- Adultos, pela Pathwais Health and Research Centre, Austrália. Aluna do curso de Especialização em Intervenção em Situações de Luto CEFI.

  • Mariana Bortoncello Filippin

    Mariana Bortoncello Filippin

    Membro do CORA-CEFI. Supervisora de Estágio do CORA. Psicóloga graduada pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2006-2011). Especialista em Psicologia Hospitalar pelo Hospital de Clínicas de Porto- Alegre com ênfase em gestação e maternidade(2011-2012). Formação complementar na área hospitalar nos Hospitais da universidade de Coimbra (Portugal) (2013-2014) . Especialista em Intervenção em Situações de Luto(Centro de Estudos da Família e do Indivíduo(2015-2016). Psicóloga clínica, atendimento em consultório particular. Supervisora de estágio de psicologia clínica com ênfase em luto no Cefi (2016- atualmente).
    Experiência na área de psicologia hospitalar, psicologia clínica e luto.

  • Mariana Damin Zanatta

    Mariana Damin Zanatta

    Psicóloga formada pela PUCRS (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul). Atualmente cursa especialização em Intervenção em Situações de Luto no CEFI (Centro de Estudos da Família e do Indivíduo) e é membro do CORA - Núcleo de estudos e atendimento ao luto do CEFI.

  • Mariana Dillenburg

    Mariana Dillenburg

    Estudante de Psicologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), formanda em 2017/1. Bolsista de Iniciação Científica CNPq/PIBIC do Grupo de Pesquisa em Processos Cognitivos coordenado pela professora Lilian Milnitsky Stein de agosto de 2011 a março de 2017. Estagiária de Oncologia do Hospital da Criança Santo Antônio de julho de 2015 julho de 2016. Atualmente atua como auxiliar de pesquisa no Grupo Avaliação e Atendimento em Psicoterapia Cognitivo Comportamental coordenado pela professora Margareth da Silva Oliveira e como estagiária do CORA durante o período de agosto de 2016 a julho de 2017.

  • Maríndia Oliveira de Quadros

    Maríndia Oliveira de Quadros

    Psicóloga; Especialista em Intervenções em Situações de Luto pelo Centro de Estudos da Família e do Indivíduo (CEFI) e Membro do CORA - Núcleo de Luto do CEFI.

  • Marjana Siqueira <marjanasiqueira@gmail.com>

    Marjana Siqueira

    Membro do CORA-CEFI. Psicóloga pela PUCRS. Possui experiência na área de psicologia hospitalar, políticas nacionais LGBT e realizando formação em saúde integral de travestis e transexuais.

  • Nina Aguilar Soares

    Nina Aguilar Soares

    Membro do CORA - Estagiária (2016 - 2017) Estudante de Psicologia da PUCRS formanda em 2017/2. Prática Curricular de Psicopatologia no Atelier Terapêutico Cyro Martins (2015). Estágio Curricular de Psicologia Clínica no Hospital Santa Rita do Complexo da Santa Casa.

     

  • Paula Neves Portugal

    Paula Neves Portugal

    Psicóloga (CRP 07/25293), formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Especializanda em Terapia Sistêmica – Individual, Família e Casal pelo Centro de Estudos da Família e do Individuo (CEFI) e em Avaliação Psicológica (UFRGS). Membro dos Núcleos de Avaliação Psicológica (LUPA) e de Luto (CORA) do CEFI.

  • Sabrina Consoni Abruzzi

    Sabrina Consoni Abruzzi

    Membro do CORA-CEFI. Psicóloga pela PUCRS e cursando Especialização de Intervenção em Situações de Luto no CEFI. Experiência na área de Psicologia hospitalar, escolar e clínica.

  • Vanessa Ackermann Marzullo

    Vanessa Ackermann Marzullo

    Membro do CORA-CEFI. Psicóloga formada pela PUCRS (2003). Formação em Gestalt-terapia pelo CEGRS (2006). Especialista em Terapia Sistêmica com Indivíduos, Casais e Famílias pelo CEFI (2014). Cursando Aperfeiçoamento em Terapias Contextuais de Terceira Geração pelo CEFI (2017). Integra corpo clínico do CEFI como triagista e terapeuta. Atendimento individual e de casal.

  • Virgínia Buzzacaro

    Virgínia Buzzacaro

    Psicóloga, graduada pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2016/02). Membro do CORA como psicóloga clínica na área do luto.

Colaboradores

  • Juliana Potter -
  • Caroline Santa Maria -
  • Lisandra Lopes Barbosa -

Cursos

  • Curso de Especialização: Intervenção em situações de Luto

    Dom, 24 de Setembro de 2017

    Porto Alegre

    Leia Mais
  • WORKSHOP: APEGO, PERDAS E LUTO

    Dom, 24 de Setembro de 2017

    Hotel Paiaguás – Cuiabá / MT

    Leia Mais