Qualificando Relações

Você sabe por que o mês de novembro é azul no nosso calendário?

  • Qua, 08 de Novembro de 2017

    O câncer de próstata é uma doença silenciosa que inicialmente não apresenta sintomas. Por isso, os exames preventivos anuais de toque e de sangue são tão importantes. Eles avaliam aspectos diferentes da doença, possibilitando um diagnóstico mais preciso, quando realizados em conjunto. Em nossa cultura, geralmente, os homens não possuem o hábito de manter cuidados preventivos, o que ocasiona a descoberta tardia da doença. Essa circunstância reforça a importância da prevenção, uma vez que ao ser diagnosticado na sua fase inicial, o tratamento do câncer de próstata é mais efetivo e possui melhores chances de cura. Homens com histórico familiar de qualquer tipo de câncer são aconselhados a iniciar os exames preventivos aos 45 anos e os demais a partir dos 50 anos.
    Todos os anos, no dia 17 de novembro, é celebrado o dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata. A história desta comemoração iniciou no ano de 1999,na Austrália, quando um grupo de amigos deixaram o bigode crescer durante o mês de novembro com o objetivo de conscientização para o autocuidadomasculino. A campanha se popularizou com o tempo e, atualmente, bigodes falsos e roupas azuis se tornaram marcas de apoio à iniciativa por parte do público masculino, assim como, pelo feminino.
    No Brasil, a campanha tornou conhecida por meiode uma parceria da Sociedade Brasileira de Urologia com o Instituto Lado a Lado Pela Vida. Em 2017 aSociedade Brasileira de Urologia divulgou uma nota oficial apontando o câncer de próstata como a segunda maior causa de óbito oncológico no sexo masculino. Na mesma época, o Instituto Nacional do Câncer estimou que 61.200 novos casos sugiram no Brasil entre os anos de 2016 e 2017, estando presente em todas as regiões do país. Mesmo com os avanços terapêuticos, perdemos em torno de 25% dos pacientes, pois, quando diagnosticados, cerca de 20% dos casos já se encontram emestágios avançados da doença. A política de conscientização tem contribuído para o rastreamento do câncer de próstata e para a alteração dessa realidade.
    O CORA e o CEFI apoiam esta importante campanha, apoie também! O Novembro Azul é uma contribuição importante para a conscientização do cuidado da saúde preventiva dos homens no diagnóstico e tratamento precoce do câncer de próstata.
    Marivone Lucas e Renata Kroeff
    Psicólogas, integrantes do CORA - Núcleo de Luto do CEFI