Qualificando Relações

WORKSHOP INTERNACIONAL
Psicoterapia Analítico Funcional (FAP). Potencializando a Conexão Social através da Relação Terapêutica

VAGAS ESGOTADAS!

VAGAS ESGOTADAS! 

31 de agosto e 01 de setembro

 A conexão social é importante. Nossas relações - de casal, amigos, familiares e comunitárias - determinam em grande medida nossa saúde mental e física e quanto sentido e qualidade tem nossa vida.

 A psicoterapia implica fundamentalmente uma relação entre um cliente e um terapeuta e tem o potencial de ser uma conexão social chave para nossos clientes, já que pode prevenir a solidão, proporcionar validação e constituir-se em uma experiência profunda e significativa. Como terapeutas, reconhecemos a importância desta relação e queremos criar relações terapêuticas mais profundas, mais intensas e emocionalmente significativas. Entretanto, os manuais e os cursos de treinamento raramente orientam sobre estes aspectos de nosso trabalho, e muitos profissionais afirmam que a relação terapêutica segue sendo seu maior desafio e ao mesmo tempo, a maior oportunidade para a mudança.

 A Psicoterapia Analítica Funcional (FAP pela sigla em inglês) é um enfoque de terapia comportamental contextual que permite treinar os profissionais no uso efetivo da relação terapêutica. Descrita pela primeira vez em 1991, a FAP tem proporcionado um apoio empírico substancial como método para maximizar a qualidade da relação terapêutica e para melhorar os comportamentos relacionados com a conexão social de múltiplos clientes.

 Nos últimos 10 anos, o laboratório de investigação do Dr. Kanter produziu novos e promissórios achados científicos de vanguarda acerca de como melhorar a conexão social e como capacitar os terapeutas para ajudar seus clientes com a FAP.  Este workshop será predominantemente experiencial e os participantes irão praticar habilidades de conexão social, além de ser apresentado um enfoque novo, concreto e baseado em habilidades FAP de fácil aplicação em nossa prática clínica.

 

O workshop combinará apresentações didáticas, exemplos de casos, exercícios experienciais nos quais os participantes trabalharão assuntos pessoais em pequenos grupos, e exercícios de treinamento que se praticarão habilidades de FAP. Ao finalizar o workshop os participantes estarão mais capacitados para:

  1. Compreender o novo modelo de conexão social de FAP de forma mais profunda
  2. Aplicar as cinco regras terapêuticas de FAP para ajudar os clientes a melhorar suas conexões sociais
  3. Ter uma consciência mais precisa do que está ocorrendo no momento entre eles e os demais, de modo que possam notar e responder em situações interpessoais chaves
  4. Tomar riscos estratégicos, agir com coragem e criar conexões profundas na terapia e em outras relações

5. Responder de forma efetiva e aumentar as conexões sociais

 

Quem pode participar: Clínicos, investigadores, trabalhadores de saúde mental e todos os interessados na psicoterapia ambulatória para adultos com enfoque centrado em ajudar aos clientes a melhorar suas relações e conexões sociais. Se apresentará um novo modelo de conexão social transdiagnóstico que será aplicável, tanto para os investigadores como para os clínicos.

 

PROGRAMAÇÃO

31 de agosto

9h – 10h45: Descrição geral da FAP e do modelo de conexão social

10h45 – 11h15: Coffee break

11h15 - 13h: Exercício experiencial 1: prática da regra 1 (observar o comportamento clinicamente relevante) e conceitualização de caso

13h -15h: Almoço

15h - 17h: Exercício experiencial 2: prática da regra 3 (responder ao comportamento clinicamente relevante) e treinamento na capacidade de resposta à vulnerabilidade

17h – 17h:30: Coffee break

17h30 - 19h: Exemplo de caso, discussão e tarefa

 

01 de setembro

9h – 10h45: Exercício experiencial 3: Praticando a Regra 2 (evocando um comportamento clinicamente relevante) e Regra 3

10h45 – 11h15: Coffee break

11h15 - 13h: Exemplo de caso e discussão

13h -15h: Almoço

15h - 17h: Exercício experiencial 4: Praticando o processo completo

17h – 17h30: Coffee break

17h30 - 19h: Consulta / discussão de casos e "despedidas"

 

Jonathan Kanter, Ph.D. 
Diretor do Centro para a Ciência da Conexão Social (CSSC) e professor de FAP Term no Departamento de Psicologia da Universidade de Washington. No transcurso de sua carreira, o Dr. Kanter tem realizado investigações sobre Ativação Comportamental (BA) e Psicoterapia Analítica Funcional (FAP).  Escreveu mais de 100 artigos revisados por pares e cinco livros sobre estes temas.               


VAGAS LIMITADAS

Haverá tradução.

Investimento

 

 CATEGORIA

ATÉ 10/07

Até 31/08

Estudantes graduação e Alunos CEFI

580,00

600,00

Demais profissionais


620,00

650,00 

Os valores podem ser parcelados em duas vezes no cartão de crédito.

  • Público Alvo:
  • Este workshop foi desenvolvido para participantes que são novos em FAP, assim como também para participantes que já realizaram algum workshop experiencial típico de FAP, conhecem os princípios básicos de FAP e estão buscando algo diferente e mais concreto.

WORKSHOP INTERNACIONAL
    • Carga Horária Total
    • 14 horas
    • Início
    • 31 de agosto e 01 de setembro
    • Local
    • Porto Alegre / RS