Qualificando Relações

PROGRAMA DE MINDFULNESS
Atenção Plena e Equilíbrio Emocional

SINOP / MT

25 e 26 de agosto e 22 e 23 de setembro

Mindfulness é definido como um processo em que trazemos a atenção para o

momento presente, estando conscientes do que se passa em nosso corpo, nossa mente e

nossas emoções. Quando praticamos mindfulness estamos vivendo o presente de forma

intencional, momento a momento, com abertura, curiosidade e gentileza.

Com suas raízes em tradições como o budismo, yoga e taoísmo, este tipo de meditação

consiste na atenção, no momento presente, a todos os eventos internos ou externos, sem

qualquer julgamento ou resistência. Na década de 1970, a sua prática foi integrada à medicina

comportamental, principalmente em programas de redução de estresse, e atualmente vem

sendo praticada em diversas terapias cognitivas e comportamentais.

Há evidências científicas sobre a eficácia de intervenções baseadas em Mindfulness

para uma grande variedade de transtornos mentais e físicos, como, por exemplo, depressão,

ansiedade, dor crônica, prevenção à recaída ao uso de drogas, compulsão alimentar, entre

outros. Estudos recentes demonstram mudanças estruturais e funcionais no cérebro em

praticantes.

As práticas são diferenciadas em dois tipos: formais e informais. As práticas formais se

referem ao uso da meditação como ferramenta para desenvolver habilidades de atenção plena

e aprofundar a experiência da pessoa. As práticas informais se referem à aplicação das

habilidades desenvolvidas em contextos cotidianos. Isto pode ocorrer quando a pessoa

intencionalmente reconhece a oportunidade de utilizar a qualidade de atenção desenvolvida.

Dois exemplos de práticas informais são caminhar e comer com atenção plena. Quando

a atenção é direcionada intencionalmente para tarefas rotineiras, pode-se transformar

qualquer momento vivido como um espaço de prática e crescimento. No mundo agitado em

que vivemos, tendemos a funcionar no piloto automático. A intenção da prática é trazer

atenção plena para a ação no momento atual possibilitando que tenhamos um contato mais

consciente na relação com os outros, o meio e com nossas emoções mesmo em situações

dificeis. Significa estar plenamente em contato com a vivência do momento, sem estar

absorvido por ela.

 

 

O curso é baseado nos protocolos de Prevenção à Recaída Baseada em Mindfulness
(MBRP – Mindfulness Based Relapse Prevention) para comportamentos impulsivos e reativos e
no Body in Mind Trainning (BMT), modelo neurocognitivo que utiliza o corpo e o movimento no
desenvolvimento da atenção plena. Nos encontros, serão abordados conceitos da prática de
Mindfulness baseados na experiência vivencial dos exercícios e diferentes práticas orientadas,
com dinâmicas de grupo e troca de experiências entre os participantes.

  • Público Alvo:
  • Pessoas interessadas na prática. O grupo será composto por no máximo 20 pessoas.

Objetivo

Apresentar aos participantes a abordagem de meditação baseada em Mindfulness/Atenção
Plena através de encontros teórico-vivenciais, visando auxiliar no processo de diminuição do
estresse, bem-estar, melhora da saúde e qualidade de vida.


Corpo Docente

Angélica Nickel Adamoli
Licenciada em Educação Física (UFPel). Especialista em Atenção Psicossocial no âmbito do SUS (UFPel); Educação Física Adaptada e Saúde (UGF); Mestrado em Educação Física (UFPel) e Doutoranda em Psicologia Clínica (PUCRS). Possui formação no Modelo de Prevenção de Recaída baseada em Mindfulness para Comportamentos Aditivos (UNIFESP) e está em formação no modelo Neurocognitivo com ênfase na prática de Mindfulness em Movimento (King’s College London, UK). Professora de Educação Física do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, onde desenvolve ações de assistência, ensino e pesquisa na área de atenção integral ao usuário de drogas e saúde. Possui experiência em condução de grupos de Práticas Corporais, principalmente nos campos da Saúde Coletiva e Saúde Mental.

Breno Irigoyen de Freitas
Psicólogo. Especialista em Terapias Cognitivas e Comportamentais na Infância e na Adolescência (INFAPA). Mestre em Psicologia Clínica (PUCRS), pesquisou a Terapia de Aceitação e Compromisso voltada a mulheres com sobrepeso e obesidade. Possui formação no Modelo de Prevenção de Recaída baseada em Mindfulness para Comportamentos Aditivos (UNIFESP), está em formação no modelo Neurocognitivo com ênfase na prática de Mindfulness em Movimento (King’s College London, UK) e tem experiência em coordenação de grupos de adolescentes e adultos. É supervisor do Programa SENTE ¬ Educação Sócio¬emocional e Mindfulness em escolas públicas e atua como psicólogo clínico.

PROGRAMA DE MINDFULNESS
  • Investimento
  • Taxa de inscrição de R$50,00. Alunos CEFI e graduação: 2 parcelas de R$ 430,00. À vista: R$ 810,00
  • Taxa de inscrição de R$50,00. Profissionais: 2 parcelas de R$ 480,00. À vista: R$ 910,00
    • Carga Horária Total
    • 28h.
    • Início
    • 25 e 26 de agosto e 22 e 23 de setembro
    • O programa será realizado em dois finais de semana (10 horas no sábado e 4 horas no domingo)
    • Local
    • Sinop /MT
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