Qualificando Relações

Programa de Mindfulness Atenção Plena e Equilíbrio Emocional
Por Angélica Adamoli e Breno de Freitas

Mindfulness é definido como um processo em que trazemos a atenção para o momento presente, estando conscientes do que se passa em nosso corpo, nossa mente e nossas emoções. Quando praticamos mindfulness estamos vivendo o presente de forma intencional, momento a momento, com abertura, curiosidade e gentileza.

Com suas raízes em tradições como o budismo, yoga e taoísmo, este tipo de meditação consiste na atenção, no momento presente, a todos os eventos internos ou externos, sem qualquer julgamento ou resistência. Na década de 1970, a sua prática foi integrada à medicina comportamental, principalmente em programas de redução de estresse, e atualmente vem sendo praticada em diversas terapias cognitivas e comportamentais.

Há evidências científicas sobre a eficácia de intervenções baseadas em Mindfulness para uma grande variedade de transtornos mentais e físicos, como, por exemplo, depressão, ansiedade, dor crônica, prevenção à recaída ao uso de drogas, compulsão alimentar, entre outros. Estudos recentes demonstram mudanças estruturais e funcionais no cérebro em praticantes.

As práticas são diferenciadas em dois tipos: formais e informais. As práticas formais se referem ao uso da meditação como ferramenta para desenvolver habilidades de atenção plena e aprofundar a experiência da pessoa. As práticas informais se referem à aplicação das habilidades desenvolvidas em contextos cotidianos. Isto pode ocorrer quando a pessoa intencionalmente reconhece a oportunidade de utilizar a qualidade de atenção desenvolvida.

Dois exemplos de práticas informais são caminhar e comer com atenção plena. Quando a atenção é direcionada intencionalmente para tarefas rotineiras, pode-se transformar qualquer momento vivido como um espaço de prática e crescimento. No mundo agitado em que vivemos, tendemos a funcionar no piloto automático. A intenção da prática é trazer atenção plena para a ação no momento atual possibilitando que tenhamos um contato mais consciente na relação com os outros, o meio e com nossas emoções mesmo em situações difíceis. Significa estar plenamente em contato com a vivência do momento, sem estar absorvido por ela.

 

OBJETIVOS

Objetivo Geral

● Apresentar aos participantes a abordagem de meditação baseada em Mindfulness/Atenção Plena através de encontros teórico-vivenciais, visando auxiliar no processo de diminuição do estresse, bem-estar, melhora da saúde e qualidade de vida.

Objetivos Específicos

● Introduzir práticas meditativas baseadas em atenção focada, contemplação e compaixão;

● Fomentar e orientar o estabelecimento de práticas meditativas em Mindfulness;

● Contribuir para o reconhecimento dos fenômenos físicos, mentais e emocionais, ao invés de reagir automaticamente a eles;

● Aumentar o nível de consciência das experiências sensoriais;

● Promover aumento da percepção de bem-estar e regulação emocional;

● Criar um espaço de compartilhamento de práticas pessoais e vínculo grupal;

● Facilitar o processo de conexão com o momento presente, com aceitação, gentileza e engajamento em direções de vida valorizadas através do Mindfulness.

 

MÉTODO

               O curso é baseado nos protocolos de Prevenção à Recaída Baseada em Mindfulness (MBRP – Mindfulness Based Relapse Prevention) para comportamentos impulsivos e reativos e no Body in Mind Trainning (BMT), modelo neurocognitivo que utiliza o corpo e o movimento no desenvolvimento da atenção plena. Nos encontros, serão abordados conceitos da prática de Mindfulness baseados na experiência vivencial dos exercícios e diferentes práticas orientadas, com dinâmicas de grupo e troca de experiências entre os participantes.

Duração

O programa será realizado em oito semanas, com um encontro semanal de duas horas e meia.

Encontros

Os oito encontros abordam os temas apresentados abaixo, somados aos cinco princípios do Body-in-Mind Training (BMT):

SESSÃO 1: Piloto Automático e Mindfulness

SESSÃO 2: Consciência de Gatilhos

SESSÃO 3: Mindfulness na Vida Diária

SESSÃO 4: Mindfulness em Situações Difíceis

SESSÃO 5: Aceitação e Ação Habilidosa

SESSÃO 6: Vendo Pensamentos como Pensamentos

SESSÃO 7: Autocuidado e Equilíbrio de Estilo de Vida

SESSÃO 8: Caminho Compartilhado e Prática Continuada

 

Material de apoio

Textos, exercícios e os áudios das práticas de Mindfulness serão disponibilizados de forma online via internet.

Participantes

O grupo será composto por no máximo 20 pessoas.

Instrutores


Angélica Nickel Adamoli
Licenciada em Educação Física (UFPel). Especialista em Atenção Psicossocial (UFPel); Educação Física Adaptada e Saúde (UGF) e Mestrado em Educação Física (UFPel). Doutoranda em Psicologia Clínica (PUCRS). Possui formação no Modelo de Prevenção de Recaída baseada em Mindfulness para Comportamentos Compulsivos e Reativos - MBRP (UNIFESP) e em formação no modelo neurocognitivo Body in Mind Trainning – BMT (King’s College London, UK) com ênfase na prática de Mindfulness em movimento. Possui experiência em condução de grupos e diferentes práticas corporais. Atua como professora de Educação Física do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, onde desenvolve ações de assistência, ensino e pesquisa na área de saúde mental e saúde coletiva.


Breno Irigoyen de Freitas
Psicólogo. Especialista em Terapias Cognitivas e Comportamentais na Infância e na Adolescência (INFAPA). Mestre em Psicologia Clínica (PUCRS), pesquisou a Terapia de Aceitação e Compromisso voltada à mulheres com sobrepeso e obesidade. Possui formação no Modelo de Prevenção de Recaída baseada em Mindfulness para Comportamentos Aditivos (UNIFESP), está em formação e está em formação no modelo neurocognitivo Body in Mind Trainning – BMT (King’s College London, UK), com ênfase na prática de Mindfulness em Movimento; e tem experiência em coordenação de grupos de adolescentes e adultos. É supervisor do Programa SENTE - Educação sócio-emocional e Mindfulness em escolas públicas e atua como psicólogo clínico.

  • Público Alvo:
  • Psicólogos e Público Geral

Programa de Mindfulness Atenção Plena e Equilíbrio Emocional
  • Investimento
  • Alunos CEFI e de Graduação: 2 parcelas de R$ 430,00 (R$ 860,00) ou R$ 817,00 à vista Profissionais: 2 parcelas de R$ 480,00 ou R$ 912,00 à vista
    • Carga Horária Total
    • 16 horas
    • Início
    • 23 e 30 de agosto; 06, 13 e 27 de setembro; 04, 11, 18 e de outubro de 2018.
    • Quintas-feiras das 18:30 às 20:45.
    • Local
    • Porto Alegre
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